Conceito de estética, poética e teorias da Arte. Aplicação integrada com as atividades previstas na prática pedagógica.
Propostas metodológicas relacionadas ao ensino da Arte: Ênfase nos conceitos pertinentes à Educação (Séries Finais do Ensino Fundamental e Média), aplicação integrada com as atividades previstas na prática pedagógica.
Aspectos históricos e príncipios básicos da modalagem em cerâmica, aplicação integrada com as atividades previstas na prática pedagógica.
Exploração das possibilidades pictóricas. estudos das cores. Natureza morta e paisagem local e Regional, aplicação integrada com as atividades previstas na prática pedagógica.
Universidade: produção e socialização do conhecimento. Noções de pesquisa e de ciências. Tipos de conhecimento. Pesquisa em educação. Normas para apresentação de trabalho acadêmico.
Teorias da aprendizagem. Fundamentos psicológicos da educação. Concepções de desenvolvimento humano. Contribuições da psicologia para a aprendizagem escolar.
Didática: perfil de cada licenciatura. Áreas de atuação profissional. Competências e Habilidades da prática docente. Conteúdos Básicos. Prática Pedagógica. Tópicos de estudo diversificado da formação.
Fundamentos históricos, epistemológicos e pedagógicos da educação especial. A diferença/deficiência como uma construção social. Necessidades educacionais especiais: especificidades nas áreas visual, auditiva, mental, motora e sócio-emocional. A contribuição da perspectiva sócio-cultural para práticas pedagógicas inclusivas.
Arte no contexto sócio-cultural: do Barroco ao século XX, aplicação integrada com as atividades previstas na prática pedagógica.
Princípios fundamentais da linguagem da gravura: Técnicas alternativas, processos, materiais e terminologias, aplicação integrada com as atividades previstas na prática pedagógica.
Fundamentos teóricos da Pintura Moderna. Visualização estética teórico/prática. Emoção e expressionismo na pintura, aplicação integrada com as atividades previstas na prática pedagógica.
Tendências teórico-metodológicas sobre a relação educação e sociedade. A pesquisa educacional no Brasil: principais tendências. Aproximação do aluno com a realidade escolar. Identificação de temas e problemas de pesquisa na área educacional-escolar.
Contextualização histórica do ensino da arte no Brasil. Observação do cotidiano escolar. Planelamento e intervenção de estágio nas séries/anos iniciais do ensino fundamental. Relatório parcial de intervenção de estágio.
Arte no contexto sócio-cultural dos movimentos de vanguarda ao pós-modernismo, aplicação integrada com as atividades previstas na prática pedagógica.
Surdez e linguagem. Fundamentos históricos e epistemológicos da língua de sinais. O sinal e seus parâmetros. Alfabeto manual. Libras: vocabulário e noções gramaticais.
Modelagem na Cerâmica: técnicas de construções tridimensionais.
Técnicas tradicionais da gravura em relevo: Xilogravura e linóleogravura. O ato de gravar, imprimir e editar, aplicação integrada com as atividades previstas na prática pedagógica.
Orientação para implementação de projeto de pesquisa. Documentos de pesquisa. Levantamento no campo de pesquisa.
Avaliação Educacional: instrumento de gestão e planejamento. Formatos avaliativos e suas implicações nas políticas Educacionais. Avaliação Institucional, instrumento para a qualidade pedagógica. A contribuição dos docentes e discentes na Avaliação educacional e no Planejamento.
Estudos do processo pedagógico e estruturação do trabalho docente em Artes Visuais. Planejamento e intervenção de estágio nas séries/anos finais do ensino fundamental. Relatório parcial de intervenção de estágio.
Política educacional no Brasil. Fundamentos legais, técnicos e administrativos da Educação Básica. O professor da Educação Básica e a legislação vigente.
Arte no contexto sócio-cultural: Arte Brasileira, aplicação integrada com as atividades previstas na prática pedagógica.
Comunicação: Alfabeto manual. Libras: vocabulário e noções gramaticais.
Linguagem Têxtil: Histórico e princípios básicos, aplicação intergarda com as atividades previstas na prática pedagógica.
Pesquisa em educação associada ao cotidiano escolar. Desenvolvimento do projeto de pesquisa e análises iniciais.
Fundamentos teóricos/filosóficos da arte contemporânea. Resignificação dos espaços e integração das diferentes linguagens.
Prática pedagógica e proposta contemporânea do ensino das artes visuais. Planejamento e intervenção de estágio no ensino médio. Relatório parcial de intervenção de estágio.
Conceito de ética. Inter-relações entre Ética, Moral, Direito. Inter-relações entre Ética e Deontologia. História e coneito de bioética. Princípios da bioética: principais temas da bioética. Ética em Pesquisa com seres humanos.
Pesquisa e representação artística individual: Pintura contemporânea, aplicação integrada com as atividades previstas na prática pedagógica.
Conclusão do projeto de pesquisa. Elaboração de relatório parcial da pesquisa.
A prática pedagógica como prática social e cultural. Observação e intervenção em diferentes campos não-formais de atuação profissional em Artes Visuais. Relatório final de intervenção de estágio.
A fotografia como linguagem da arte, aspectos artísticos, históricos e estéticos da fotografia e sua relação com o contexto, aplicação integrada com as atividades previstas na prática pedagógica.
Fundamentação teórico/estética da arte tecnológica e práticas artísticas experimentais.
Estudo dos espaços culturais, museus, centros de cultura, escolas de arte, e da interação entre os espaços de educação formal, não-formal e informal, conceitos de exposições, curadoria, monitoria e conservação de bens culturais, relacionados às práticas pedagógicas sem sala de aula, aplicação integrada com as atividades previstas na prática pedagógica.
Elaboração do relatório final da pesquisa. Produção de artigo científico. Comunicação da pesquisa. Comunicação de trabalhos em eventos científicos.