Fundamentos da composição no contexto da percepção visual. Aspectos artísticos e estéticos da linguagem visual.
Arte no contexto sócio-cultural: da pré-história ao Renascimento.
Comunicação. Funções da linguagem. Língua oral e escrita. Estruturas frasais. Estrutura oracional. Construção e compreensão do texto. Coerência e informações implícitas.
Introdução à escultura, conceitos básicos. Pesquisa de materiais. Escultura no contexto escolar.
Estudo dos espaços culturais, museus, centros de cultura, escolas de arte. Interação entre os espaços de educação formal, não formal e informal. Exposições, curadoria, monitoria e conservação de bens culturais.
Arte no Contexto da Educação Básica no Brasil. Documentos Curriculares nacional, estadual e municipal. Arte, Currículo, escola e sociedade. Tendências pedagógicas, filosóficas e sociológicas do ensino da arte na Educação Básica. Propostas metodológicas relacionadas ao ensino da Arte (Educação Infantil e Séries Iniciais do Ensino Fundamental).
Possibilidades Pictóricas. Estudos das cores. Natureza morta e paisagem local e regional. Pintura no contexto da educação escolar.
Desenho de observação, forma figurativa e decomposição da imagem utilizando diferentes materiais. Uso de métodos de perspectiva em natureza morta e paisagens.
Pesquisa de materiais alternativos na produção artística. Uso de materiais alternativos na prática pedagógica interdisciplinar. Poéticas visuais: conceitos e experiências como possibilidades na formação do professor de arte.
Escrita e pesquisa na Universidade. Oralidade. Leitura. Escrita. Propriedades textuais. Produção de texto.
Fundamentos da estética. Poética e teorias da Arte.
Educação com objeto de reflexão filosófica. Filosofia da educação no Brasil.
Saberes docentes no Ensino da Arte. Propostas Curriculares e metodologias relacionadas ao Ensino da Arte na Educação Básica (Séries Finais do Ensino Fundamental e Médio).
Aspectos históricos e princípios básicos da modelagem em cerâmica.
Fundamentos teóricos da pintura moderna. Visualização estética teórico/prática. Pintura como conceito estético.
Universidade: produção e socialização do conhecimento. Noções de pesquisa e de ciências. Tipos de conhecimento. Pesquisa em educação. Normas para apresentação de trabalho acadêmico.
Fundamentos da prática docente. Áreas de atuação profissional. Concepção de Ensino. Concepção de Aprendizagem: sala de aula e suas dinâmicas.
Fundamentos históricos, epistemológicos e pedagógicos da educação especial. A diferença/deficiência como uma construção social. Necessidades educacionais especiais: especificidades nas áreas visual, auditiva, mental, motora e sócio-emocional. A contribuição da perspectiva sócio-cultural para práticas pedagógicas inclusivas.
Arte no contexto sócio-cultural: do Barroco ao século XX.
Abordagem das diferentes relações da anatomia com a representação da figura humana. Estudos com modelo vivo. O desenho da Figura humana no contexto da educação escolar.
Tendências teórico-metodológicas sobre a relação educação e sociedade. A pesquisa educacional no Brasil: principais tendências. Aproximação do aluno com a realidade escolar. Identificação de temas e problemas de pesquisa na área educacional-escolar.
História da educação. Tendências pedagógicas. Teorias da Aprendizagem. Processo Ensino-aprendizagem escolar.
Atividade profissional docente. planejamento. Metodologias. Conteúdos curriculares. Avaliação da aprendizagem.
Contextualização histórica do ensino da arte no Brasil. Observação do cotidiano escolar. Planejamento e intervenção do estágio nas séries/anos iniciais do ensino fundamental. Relatório parcial e intervenção de estágio.
Arte no contexto sócio-cultural dos movimentos de vanguarda ao pós-modernismo.
Surdez e linguagem. Fundamentos históricos e epistemológicos da língua de sinais. O sinal e seus parâmetros. Alfabeto manual. Libras: vocabulário e noções gramaticais.
Elaboração do projeto de pesquisa. Documentos de pesquisa. Levantamento no campo de pesquisa. Coleta de dados.
Fundamentação teórica do processo de formativo do professor. Análise articulada ao Estágio Curricular Obrigatório.
Estudos do processo pedagógico e estruturação do trabalho docente em Artes Visuais. Planejamento e intervenção do estágio nas séries/anos finais do ensino fundamental. Relatório parcial de intervenção de estágio.
Arte Brasileira: origens, tendências e contexto sócio-cultural.
Comunicação: alfabeto manual. Libras: vocabulário e noções gramaticais.
Escultura como expressão simbólica. Modelagem na Educação Básica.
Análise dos dados. Elaboração do relatório final da pesquisa.
Estrutura da educação básica: diretrizes, legislação e Proposta Curricular de SC. Educação das relações étnico-raciais: Lei 10639/2003. Educação ambiental: legislação. Educação especial na educação básica: diretrizes. Educação em Direitos Humanos: legislação.
Fundamentos teórico/filosóficos da arte contemporânea. Ressignificação dos espaços e integração das diferentes linguagens.
Prática pedagógica e proposta contemporãnea do ensino das artes visuais. Planejamento e intervenção de estágio no ensino médio. Relatório parcial de intervenção de estágio.
Modelagem na Cerâmica: técnicas de construções tridimendionais. Modelagem na Educação Básica.
A fotografia como linguagem da arte; aspectos artísticos, históricos e estéticos da fotografia e sua relação com o contexto; aplicação integrada com as atividades previstas na prática pedagógica.
Princípios fundamentais da linguagem da gravura: Técnicas alternativas, processos, materiais e terminologias. Técnicas tradicionais da gravura em relevo. O ato de gravar, imprimir e editar. A gravura como proposta na prática pedagógica.
Produção de artigo científico. Comunicação da pesquisa em eventos científicos.
Cultura. Identidade. Teoria do reconhecimento. Teorias da Etnicidade, Diferença e Diversidade. Educação multicultural crítica. Atividade pedagógica, cultural e ambiente histórico.
A prática pedagógica como prática social e cultural. Observação e intervenção em diferentes campos não-formais de atuação profissional em Artes Visuais. Relatório parcial de intervenção de estágio.
Fundamentação teórico/estética da arte tecnológica e práticas artísticas experimentais.
Linguagem Têxtil: Histórico e princípios básicos. Traços e tramas na Educação Básica.
Sistematização dos relatórios parciais do Estágio Curricular Obrigatório. Organização do relatório final. Análise e apresentação do processo.