Alterar visualização


EMENTA

Funções , perfil e atribuições do profissional em Design de Interiores. Introdução ao projeto de interiores. Estilos, estudo e composição de ambientes, residenciais, comerciais e laborais. Análise, função, circulação e ergonomia de acordo com a utilização dos ambientes.

EMENTA

Princípios do desenho técnico e instrumentos de desenho. Desenho geométrico, sistemas e métodos de representação bidimensional e tridimensional aplicadas ao Design de interiores.

EMENTA

Importância das referências culturais na formação do designer. Principais movimentos e artistas do século XIX ao XXI. Principais movimentos do design e designers dos séculos XX e XXI. O design brasileiro.

EMENTA

Elementos básicos da linguagem visual e aplicações. Estudo de composições através das operações de transformação da forma bidimensional e tridimensional. Teoria da Gestalt. Introdução a Teoria da Cor. Psicologia e propriedades da cor.

EMENTA

Ensino superior e educação à distância. Informática básica. Comunidades de aprendizagem virtual. Ambientes colaborativos. Softwares e sistemas de informação direcionados para as áreas do conhecimento.

EMENTA

Representação digital de projetos. Desenho técnico aplicado ao projeto de design de interiores baseado nas normas de representação utilizando desenho assistido por computador. Introdução a representação em três dimensões.

EMENTA

Percepção e análise dos fatores de iluminação natural e artificial; noções de acústica. Elementos de climatização e eficiência energética com vistas ao Design de Interiores.

EMENTA

Abordagem conceitual: cultura, etnocentrismo e relativismo cultural. Diversidade cultural: biológica, geográfica e cultural. Identidade cultural: raça, racismo e relações étnico-raciais. Identidade e diferença: gênero e sexualidade. Cidadania no Brasil: desafios e conquistas. Cidadania, movimentos sociais e direitos humanos. Saberes necessários a uma cidadania, planetária. Panorama das políticas públicas de direitos humanos e diversidade cultural no Brasil. Fundamentos de ciência política. Políticas públicas de Inclusão.

EMENTA

Estudo dos materiais de revestimento para piso, parede e teto: características, classificação, restrição, aplicação, prevenção e defeitos. Detalhamento técnico e novas possibilidades de materiais.

EMENTA

Educação ambiental. Elementos paisagísticos, plantas e mobiliário. Composição e planejamento paisagístico interior e exterior. Integração paisagística ao partido arquitetônico e a decoração de espaços.

EMENTA

Princípios da extensão universitária. Função acadêmica e social. Práticas extensionistas integradoras e articuladas de acordo com o perfil do egresso.

EMENTA

Elaboração de estudos preliminares de utilização de ocupação do espaço, levantamento de informações, análise do perfil do usuário, programa de necessidades. Desenvolvimento de anteprojeto de interiores considerando os aspectos de dimensionamento, circulação, estética, funcionalidade e composição do ambiente. Representação de projetos de design de interiores em nível básico de layout, plantas de construção e demolição, plantas de locação (elétrica, lógica, luminotécnica e hidráulica), elevações e plantas de teto.

EMENTA

Modelagem tridimensional aplicada ao Design de Interiores. Representação digital do ambiente interno. Concepção de maquete eletrônica através da utilização de formas, cores, texturas e iluminação. Produção e edição de imagens digitais.

EMENTA

Conceitos básicos de linguagem fotográfica. Enquadramento, composição visual, ângulos e perspectivas, cores e iluminação. Percepção da imagem fotográfica. Criação e edição de imagens digitais. Importância e aplicação da fotografia e de imagens em projetos de design de interiores.

EMENTA

Introdução à comunicação. Ato comunicativo. Noção de texto. Níveis de leitura do texto. Hipertexto. Comunicação e o texto. Especificidades da estrutura frásica no texto. Qualidade da frase. Relações sintáticas na expressividade: concordância, regência e colocação.  

EMENTA

Iluminação natural e artificial em função dos espaços e finalidade dos ambientes. Estudo de lâmpadas e luminárias. Projeto luminotécnico aplicado a ambientes residenciais, comerciais e de serviços. Sistemas de automação e controle de iluminação.

EMENTA

Materiais de revestimento aplicados ao Design de Interiores: madeiras, vidros, plásticos, papéis, metais, tecidos, pedras, entre outros. Especificações técnicas, detalhes, características e aplicação.

EMENTA

Projeto de móveis. Móveis planejados, fabricados sob medida de acordo com os espaços específicos. Análise segundo a ergonomia e a estética. Representação gráfica, detalhamento do móvel, materiais de revestimento e seus complementos específicos. Práticas extensionistas integradoras e articuladas de acordo com o perfil do egresso.

EMENTA

Projeto de interiores para residências de pequena e média escala considerando as etapas e metodologia utilizada no desenvolvimento de projetos. Desenvolvimento de soluções inovadoras e criativas aplicadas aos ambientes considerando as noções gerais de estética, ergonomia, iluminação, cores, texturas, circulação e funcionalidade. Elaboração de projeto executivo em nível intermediário contendo plantas, elevações, cortes, perspectivas, detalhamentos, especificação de materiais e mobiliário.

EMENTA

Legislação profissional, regulamentação e atribuições. Conselho profissional e entidades representativas de classe. Competências e formas de exercício profissional. Relacionamento cliente – profissional. Organização e prática profissional. Honorários profissionais e formas de contratação. Responsabilidades profissionais. Ética profissional.

EMENTA

Conceitos básicos de marketing e comunicação de marketing. Importância do marketing e comunicação de marketing para profissionais de design. Fundamentos de pesquisa e análise de mercado. Posicionamento de mercado. Conceitos básicos de branding. Estratégias de marketing digital para designers.

EMENTA

Práticas extensionistas integradoras e articuladas de acordo com o perfil do egresso.

EMENTA

Projeto de interiores para ambientes comerciais e de serviços considerando as etapas e metodologia utilizada no desenvolvimento de projetos. Definição de conceito atrelada a marca e ao perfil do público a ser atendido. Dimensionamento e setorização de ambientes com ênfase a valorização dos produtos e serviços, considerando os aspectos ergonômicos e de acessibilidade. Análise de fluxos e circulações, adequação de mobiliário e equipamentos. Estudo e aplicação das técnicas de visual merchandising e concepção de vitrines. Representação de projeto para execução de interiores comerciais e/ou de prestação de serviços. Práticas extensionistas integradoras e articuladas de acordo com o perfil do egresso.

EMENTA

Projeto de interiores para residências de média e grande escala considerando as etapas e metodologia utilizada no desenvolvimento de projetos. Desenvolvimento de soluções inovadoras e criativas aplicadas aos ambientes considerando as noções gerais de estética, ergonomia, iluminação, cores, texturas, circulação e funcionalidade. Elaboração de projeto executivo em nível avançado contendo plantas, elevações, cortes, perspectivas, detalhamentos, especificação de materiais, objetos e mobiliário, quantitativos e orçamentos, especificação de serviços e memorial descritivo. Elementos para atividades de fiscalização e execução das intervenções.

EMENTA

Análise e definição de materiais. Especificidade do ambiente. Referenciais estéticos, simbólicos, socioculturais e psicológicos da ambientação de interiores. Atributos emocionais, sensoriais e geradores de conforto.

Fone: (49) 3251-1022
E-MAIL: interiores@uniplaclages.edu.br
COORDENAÇÃO: Felipe da Silva Muniz
Fone: 55 49 32511022
Av. Castelo Branco, nº170, Bairro Universitário - Lages - SC - Brasil
© 2024 - Universidade do Planalto Catarinense, desenvolvido por: Núcleo de Informática