Alterar visualização

EMENTA

Educação ambiental. Percepção e avaliação dos fatores de iluminação natural e artificial, acústica, climatização e eficiência energética.

EMENTA

Domínio, perspectivo expressado através do desenho de observação.

EMENTA

Teoria da estética. Percepção do objeto artístico e arquitetônico. Gestalt, estruturalismo e semiótica da arte, design e arquitetura.

EMENTA

Teoria da cor e psicologia da cor. Lei da percepção da forma, concepção, construção e representação de forma tridimensional.

EMENTA

Da Pré-História ao Século XXI.

EMENTA

Conceitos, funções, perfil e atribuições do profissional.

EMENTA

Concepções clássicas e contemporâneas da sociologia do trabalho, da divisão social e de gênero. Direitos humanos e educação das relações étnico-raciais. Processos de trabalho. Inovação tecnológica. Reestruturação produtiva e mercado de trabalho. organização dos trabalhadores.

EMENTA

Estudo sobre ambientes residenciais e comerciais. Estudo sobre disposição de móveis e circulação. Exercícios e alternativas de distribuição de móveis no ambiente. Feng Shui.

EMENTA

Século XIX: Art Déco, Pop Art, Surrealismo, Impressionismo, Modernismo. Design do Século XX: Bauhaus, Mies van der Rohe, Le Corbusier, Alvar Aalto, Phillippe Starck.

EMENTA

Revestimentos em piso, teto e parede: classificação, restrição, aplicação. Tinta, textura lambri, gesso, MDF, lâmina. Detalhamentos.

EMENTA

Educação Ambiental. Generalidades sobre estrutura (vigas, pilares, lajes). Instalações hidráulicas. Instalações elétricas. Atribuições profissionais.

EMENTA

Estudo de software existente. Aplicação das técnicas de projeto utlizando software de computação gráfica.

EMENTA

Geometria plana, espacial e analítica, ponto, linha e superfície. Perspectiva isométrica, cavaleira e cônica. Reprodução de ambientes, objetos e mobiliários.

EMENTA

Iluminação artificial. A iluminação em função dos espaços e finalidades dos ambientes.

EMENTA

Conceitos básicos do desenho industrial. Desenho técnico do móvel. Análise ergonômica. Morfologia geométrica.

EMENTA

Anteprojeto, o sentido espacial. Projetos de iluminação, gesso e móveis. Detalhamento através de layout, cortes, vistas, croquis e perspectiva.

EMENTA

Conceitos. Principais softwares de Autocad e 3D, suas características. Edições de desenhos bidimensionais e tridimensionais. Maquete eletrônica.

EMENTA

Estudos e tendências contemporâneas na decoração de interiores. Tipos de materiais: tapete, cortina, estofados, tecidos, papel de parede, entre outros.

EMENTA

História dos estilos de mobiliário franceses, ingleses, portugueses, americanos e brasileiros de diferentes épocas e contextos.

EMENTA

Detalhamento do anteprojeto. Orçamentos, quantidades, serviços. Detalhes de marcenaria, marmorarias, tecidos, objetos decorativos.

EMENTA

Competências e níveis de atuação profissional. Relacionamento com o cliente. Responsabilidades e contratos. Honorários e ética profissional.

EMENTA

Fotografia e Imagem como instrumento de auxílio na decoração de interiores.

EMENTA

Elementos paisagísticos, plantas e mobiliário. Composição e planejamento paisagístico interior e exterior. Integração paisagística ao partido arquitetônico e a decoração dos espaços. Paisagismo e Educação Ambiental.

EMENTA

Elaboração de projeto final.

EMENTA

Análise e definição de materiais. Especificidade do ambiente. Referenciais estéticos, simbólicos, socioculturais e psicológicos da ambientação de interiores. Atributos emocionais, sensoriais e geradores de conforto.

E-MAIL: interiores@uniplaclages.edu.br
COORDENAÇÃO: Felipe da Silva Muniz