Alterar visualização

EMENTA

Domínio, perspectivo expressado através do desenho de observação.

EMENTA

Teoria da estética. Percepção do objeto artístico e arquitetônico. Gestalt, estruturalismo e semiótica da arte, design e arquitetura.

EMENTA

Teoria da cor e psicologia da cor. Lei da percepção da forma, concepção, construção e representação de forma tridimensional.

EMENTA

Estudo dos materiais e técnicas da Gravura. Disposição destas na decoração de interiores.

EMENTA

Da Pré-história ao século XIX.

EMENTA

Conceitos, funções, perfil e atribuições do profissional.

EMENTA

As concepções de trabalho. As relações entre homem-capital-trabalho-desenvolvimento e mudanças tecnológicas. Era industrial e pós-industrial.

EMENTA

Estudo sobre ambientes residenciais (estar íntimo, social, sala de jantar, dormitórios, etc.). Comercial. Estudo sobre disposição de móveis e circulação nos ambientes, exercícios e alternativas de distribuição de móveis no ambiente. Feng Shui.

EMENTA

Percepção e avaliação dos fatores de iluminação natural e artificial, acústica, climatização e eficiência energética.

EMENTA

Domínio do desenho técnico de interiores e móveis. Representação em planta baixa, cortes, vistas e detalhamentos. Noções de ergonomia, simbologia e vocabulário.

EMENTA

Século XIX - Art Dèco, Pop Art, Surrealismo, Impressionismo, Modernismo. Design do Século XX: Bauhaus, Mies, Lê Corbusier, Alvar Alto, Philippe Stark.

EMENTA

Generalidades sobre vigas, pilares, lajes (estrutura). Instalações hidráulicas. Instalações elétricas. Atribuições profissionais.

EMENTA

Estudo de software existente. Aplicação das técnicas de projeto utlizando software de computação gráfica.

EMENTA

Geometria plana, espacial e analítica, ponto linha e superfície. Perspectiva isométrica, cavaleira e cônica. Reprodução de ambientes, objetos e mobiliários.

EMENTA

Iluminação artificial. A iluminação em função dos espaços e finalidades dos ambientes. Acústico-isolamento, absorção, reverberação.

EMENTA

Estudo dos materiais e técnicas da pintura. Disposição destas na decoração de interiores.

EMENTA

Anteprojeto, o sentido espacial. Projetos de iluminação, gesso e móveis. Detalhamento através de layout, cortes, vistas, croquis e perspectiva.

EMENTA

Estudos e tendências contemporâneas na decoração de interiores. Tipos de materiais: tapete, cortina, estofados, tecidos, papel de parede entre outros.

EMENTA

Estilos franceses (Luis XIV, Luis XV e Luis XVI, Império Provençal Frances). Estilos Inglêses (Renascença Inglesa. Rainha Ana, Georgiano, Cheppendale, Adam, Scheraton, Vitoriano). Estilos Portugueses (Dom João e Dom João V). Estilos Brasileiros (Art Déco, Noveau, Thonet, Mackentash, Bierdemeier).

EMENTA

Piso, teto e parede - classificação, restrição, aplicação. Tinta, textura lambri, gesso, MDF, lâmina, detalhamentos.

EMENTA

Detalhamento do anteprojeto. Orçamentos, quantidades, serviços. Detalhes de marcenaria, marmorarias, tecidos, objetos decorativos, entre outros.

EMENTA

Estudo dos materiais e técnicas da Cerâmica. Disposição destes na decoração de interiores.

EMENTA

As competências e os níveis de atuação profissional. Relacionamento com o cliente. Os órgãos e leis reguladoras da profissão. As responsabilidades e os contratos. Honorários e ética profissional.

EMENTA

Fotografia e Imagem como instrumento de auxílio na decoração de interiores.

EMENTA

Elementos paisagísticos, plantas e mobiliário. Composição e planejamento paisagístico interior e exterior. Integração paisagística ao partido arquitetônico e a decoração dos espaços.

EMENTA

Execução do projeto final.

EMENTA

Estudo dos materiais e técnicas da Tapeçaria. Disposição destes na decoração de interiores.

E-MAIL: interiores@uniplaclages.edu.br
COORDENAÇÃO: Felipe da Silva Muniz