Alterar visualização

EMENTA

Introdução à anatomia humana. Sistemas tegumentar, ósseo, articular, muscular, cardiocirculatório, linfático, respiratório, genitourinário, nervoso e endócrino. Aparelho ungueal e haste capilar.

EMENTA

Princípios e conceitos. Ações para a prevenção, minimização ou eliminação de riscos inerentes ao desenvolvimento de atividades em estética. Educação Ambiental. Riscos ambientais. Relação homem/natureza Ergonomia.

EMENTA

Noções básicas de química aplicada à cosmetologia. Matéria prima dos produtos cosméticos. Produtos cosméticos emulsionados. Produtos cosméticos gelificados. Legislação cosmética. Permeação cutânea de produtos cosméticos e veiculadores de ativos.

EMENTA

Homeostasia. Sistemas: nervoso central e periférico. Linfático. Respiratório. Cardiocirculatório. Endócrino. Digestivo. Renal. Reprodutor masculino e feminino.

EMENTA

Noções histológicas do tecido epitelial e conjuntivo. Estudo da estrutura da pele, sua formação e funções. Epiderme. Derme. Glândulas sebáceas e sudoríparas. Unhas e cabelos. Melanina e coloração da pele. Percepção sensorial cutânea.

EMENTA

História da maquiagem. Maquiagem corretiva, étnica, fashion, artística. Maquiagem de embelezamento. Automaquiagem. Caracterização e transformação.

EMENTA

Oxidações biológicas: Ciclo de Krebs, cadeia respiratória e fosforização oxidativa. Metabolismo dos lipídios, glicídios e proteínas. Cinética e metabolismo das enzimas e coenzimas. Hormônios.

EMENTA

Produtos cosméticos para limpeza, tonificação, hidratação, esfoliação e nutrição. Produtos cosméticos para tratamentos estéticos. Princípios ativos. Mercado cosmético.

EMENTA

Camadas, tipos e fototipos de pele. Patologias e alterações da pele e anexos. Disfunções corporais.

EMENTA

Identificação dos distúrbios estéticos. Avaliação e ficha de anamnese. Plano de tratamento. Recursos manuais e cosméticos. Depilação corporal.

EMENTA

Microorganismos e estética. Sistema imunológico. Imunidade. Antígeno e anticorpo. Reações de hipersensibilidade. Imunologia da pele. Inflamação.

EMENTA

Lavação. Técnicas de escovação e modelagem capilar. Técnicas de corte. Produção de penteados.

EMENTA

Produtos cosméticos capilares. Produtos cométicos para estética corporal. Fotoprotetores.

EMENTA

Histórico. Anatomofisiopatologia do sistema linfático. Avaliação. Técnicas de aplicação facial e corporal. Aplicação no pré e pós-operatório de cirurgia plástica.

EMENTA

Noções de física aplicada. Conceitos em eletroterapia. Recursos elétricos estéticos. Conhecimento e manuseio de equipamentos relacionados à estética.

EMENTA

Higienização de pele. Anamnese facial. Ficha de avaliação. Hidratação de pele. Envelhecimento. Hipercromia. Tratamentos faciais.

EMENTA

Ficha de anamnese. Princípios da coloração e suas técnicas de aplicação. Hidratação, cauterização e reconstrução. Destinação de resíduos.

EMENTA

Conceitos de Serviço agregado a produtos. Composto de serviços. Mercado de serviços. Estratégias mix de serviços. Qualidade nos serviços. Conceitos de operações. Modelo de transformação. Previsão de demanda e sazonalidade. gestão de estoques. Custos de operações.

EMENTA

Conceitos em alimentação e nutrição. Alimentos funcionais e nutracêuticos. Composição nutricional dos elementos. Noções de alimentação saudável. Pirâmide dos alimentos. Balanço energético. Obesidade e controle de peso. Dietas alternativas. Antropometria.

EMENTA

Ambiente organizacional. Relações em ambientes profissionais. Comportamentos individuais e coletivos. Educação em direitos humanos. Comunicação interpessoal e organizacional. Princípios de ética e cidadania. Relações Étnico-Raciais. Ética profisional. Limites da competência da prática profissional. Regulamentação da profissão e códigos.

EMENTA

Fundamentos da massoterapia. Técnicas de massagem orientais e ocidentais. Ambientalização.

EMENTA

Descolorações. Técnicas de mechas. Apliques e alongamentos. Relaxamentos e alisamentos.

EMENTA

Métodos de depilação. Design de sobrancelhas. Pigmentação temporária e coloração das sobrancelhas. Alongamentos, permanentes e coloração de cílios. Protocolos faciais.

EMENTA

Evolução, histórico e conceituação do Marketing. Filosofias de administração de marketing. O composto de marketing. Desenvolvimento de produtos/serviços. Comunicação integrada de Marketing. Criação e gerencia de marcas.

EMENTA

Ciência e construção do conhecimento. Elaboração do projeto de pesquisa. Técnicas de elaboração de relatório da pesquisa. Normas de elaboração do artigo científico.

EMENTA

Conhecimento das técnicas de cirurgia plástica corporal e facial. Tratamentos estéticos invasivos e não-invasivos realizados na medicina estética. Técnicas e procedimentos pré e pós-operatório de cirurgia plástica facial e corporal. Orientações e cuidados gerais.

EMENTA

Conceitos, evolução do empreendedorismo. Tipos de empreendedorismo. Elementos constitutivos de um plano de negócios. Processo de elaboração do planejamento. Composto mercadológico. Desenvolvimento de portfólio. Seleção de consumidores-alvo. Criação e administração de marcas.

EMENTA

Avaliação do cliente. Aplicação das técnicas em terapias capilares. Escolha e aplicação dos métodos adequados para a estética capilar.

EMENTA

Avaliação do cliente. Escolha e aplicação do tratamento adequado às disfunções estéticas e corporais.

EMENTA

Avaliação do cliente. Aplicação e escolha do tratamento adequado ao caso.

EMENTA

Elaboração de Trabalho Científico: artigo científico. Técnicas de apresentação oral de trabalhos acadêmicos.

Fone: (49) 3251-1011 / 3251-1021
E-MAIL: cosmetologia@uniplaclages.edu.br