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Iniciação à flauta doce. Técnicas básicas de execução, de respiração e emissão. Prática de leitura. Preparação de repertório de nível básico, solo e em conjunto. Adaptação de repertório para conjunto de flauta doce. História da flauta doce e pesquisa de repertório.

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Panorama histórico do ensino de música no Brasil. Legislação Brasileira em Educação Musical. Percepção e análise das problemáticas do ensino da música. O educador musical: identidade, formação pedagógica, ética profissional, função político-pedagógica no âmbito da educação musical.

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Profissãp professor: identidade e exigências atuais. Formação pedagógica e os desafios contemporâneos. Formação inicial continuada dos professores e profissionalização. A função da aula no processo de construção do conhecimento.

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Aparelho fonador e fisiologia da voz. Saúde vocal. Exercícios de vocalização. Avaliação da expressão vocal individual. Prática de música coral. Prática de leitura musical em conjunto. Desenvolvimento da percepção rítmica, melódica, harmônica e polifônica. Desempenho vocal em conjunto: respiração, afinação, qualidade sonora e expressividade. Classificação de vozes. Técnicas de formação e de preparação do coro. Planejamento de ensaio.

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Ensino superior e educação à distância. Informática básica. Comunidades de aprendizagem virtual. Ambientes colaborativos. Softwares e sistemas de informação direcionados para as áreas do conhecimento.

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Teoria do som: noções básicas. Parâmetros fundamentais do som: altura, duração, intensidade e timbre. Revisão crítica da teoria elementar da música. Sistemas de escrita e grafia musical. Fundamentos teóricos da notação musical convencional. Elementos básicos da teoria musical do sistema tonal aplicados na estruturação rítmica, melódica e harmônica. Desenvolvimento da percepção e estruturação cognitiva da linguagem musical. Práticas de audição, leitura e escrita, coordenação motora, afinação. Identificação de estruturas sonoras e suas relações com o sistema de notação: elementos melódicos com base na tonalidade (graus conjuntos); elementos rítmicos em compassos simples; elementos harmônicos envolvendo intervalos, acordes maiores e encadeamento de I e V graus. Apreciação de timbres de instrumentos individuais. Audições comentadas de peças musicais que contenham esses elementos.

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Abordagem conceitual: cultura, etnocentrismo e relativismo cultural. Diversidade cultural: biológica, geográfica e cultural. Identidade cultural: raça, racismo e relações étnico-raciais. Identidade e diferença: gênero e sexualidade. Cidadania no Brasil: desafios e conquistas. Cidadania, movimentos sociais e direitos humanos. Saberes necessários a uma cidadania, planetária. Panorama das políticas públicas de direitos humanos e diversidade cultural no Brasil. Fundamentos de ciência política. Políticas públicas de Inclusão.

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Técnicas de execução na flauta doce em dó e em fá. Aprimoramento técnico e interpretativo na execução de repertório específico para flauta doce. Desenvolvimento de aptidões envolvendo execução de memória, improvisação, transposição, leitura e escrita. Princípios para o ensino de flauta doce: métodos de ensino do instrumento, planejamento de atividades, material didático.

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Educação Básica: objetivos, princípios e diretrizes curriculares. Organização, funcionamento e financiamento da educação básica. Legislação: marcos regulatório da educação básica Relação entre educação, estado e sociedade.

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História da psicologia educacional e escolar. Teorias contemporâneas da educação: personalistas, psicocognitivas, tecnológicas, sociocognitivas, sociais, espiritualistas e acadêmicas. Teorias de desenvolvimento e da aprendizagem.

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Estudo da respiração, emissão, ressonância, articulação e dicção. Exercícios de vocalização. Estudo e aplicação da técnica vocal em diferentes repertórios e diferentes idiomas. Improvisação vocal. Interpretação vocal individual e coletiva. Aprimoramento da qualidade sonora vocal. A técnica vocal aplicada na educação musical. Estudo e prática de repertório coral erudito, popular e folclórico. Prática de leitura musical em conjunto. Desenvolvimento da percepção rítmica, melódica, harmônica e polifônica. A interpretação vocal coletiva. Desempenho vocal em conjunto: respiração, afinação, qualidade sonora e expressividade. O canto coral no contexto educacional.

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Continuação do Sistemas de escrita e grafia musical. Fundamentos teóricos da notação musical convencional. Elementos básicos da teoria musical do sistema tonal aplicados na estruturação rítmica, melódica e harmônica. Práticas de audição de estruturas sonoras e suasrelações com o sistema de notação: elementos melódicos com base no sistema tonal (graus conjuntos, intervalos e arpejos) e nos modos litúrgicos (graus conjuntos); elementos rítmicos em compassos simples; elementos harmônicos abrangendo tríades maiores, menores, diminutas, aumentadas e encadeamentos de I, IV e V graus. Apreciação de timbres de instrumentos diferentes (duas vozes). Audições de peças musicais que contenham esses elementos..

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Estudo e prática de repertório coral erudito, popular e folclórico. Prática de leitura musical em conjunto. Exercícios de memorização. Aprimoramento da qualidade sonora na interpretação vocal coletiva. Desempenho vocal em conjunto: respiração, afinação, qualidade sonora e expressividade. Canto coral aplicado na educação formal e não-formal. Práticas extensionistas integradoras e articuladas de acordo com o perfil do egresso.

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Construção histórica, cultural, epistemológica, social e ideológica do currículo. Currículo, escola e sociedade. Propostas curriculares alternativas.

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Investigação científica em educação musical. Conteúdos básicos em música e vivências musicais voltadas ao ensino e à aprendizagem da música. Construção histórica, social, cultural, epistemológica e ideológica dos currículos de música. Currículo, escola e sociedade. Estudo de projetos, programas e propostas curriculares de educação musical. Práticas extensionistas integradoras e articuladas de acordo com o perfil do egresso.

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Estudo dos elementos harmônicos do sistema tonal. Acordes de três sons. Funções harmônicas básicas. Condução de vozes e encadeamento de acordes. Estudo dos sistemas de cifragem de acordes. Desenvolvimento da percepção harmônica. Práticas extensionistas integradoras e articuladas de acordo com o perfil do egresso.

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Introdução à história da música e à musicologia. Definição, conceitos e função social da música. Música no contexto sócio-cultural e histórico. Origens: pré-história, antiguidade, culturas não- ocidentais. História da música ocidental primórdios da música ocidental. Grécia e Roma. Idade média. Renascimento, suas principais características e correntes musicais. Fontes documentais e bibliográficas, compositores e obras representativas destes períodos. Práticas extensionistas integradoras e articuladas de acordo com o perfil do egresso.

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Introdução à comunicação. Ato comunicativo. Noção de texto. Níveis de leitura do texto. Hipertexto. Comunicação e o texto. Especificidades da estrutura frásica no texto. Qualidade da frase. Relações sintáticas na expressividade: concordância, regência e colocação.  

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Iniciação ao manuseio do teclado. Estudo de técnicas básicas, postura, mecanismos e recursos do instrumento. Introdução à leitura vertical. O uso do teclado no estudo de harmonia. Estudo de escalas aplicadas ao teclado. Preparação de repertório em nível técnico iniciante. Prática instrumental individual e/ou em grupo. Práticas extensionistas integradoras e articuladas de acordo com o perfil do egresso.

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Aprimoramento geral da teoria e percepção musical. Desenvolvimento da percepção e estruturação cognitiva da linguagem musical. Estudo de elementos melódicos com base no sistema tonal e nos modos litúrgicos (graus conjuntos e arpejos). Estudo de elementos rítmicos em uma e duas vozes em compassos simples e compostos, pausas e síncopes. Estudo de elementos harmônicos envolvendo tríades e tétrades. Práticas extensionistas integradoras e articuladas de acordo com o perfil do egresso.

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 Educação especial. Fundamentos históricos, epistemológicos e pedagógicos da educação especial. Necessidades educacionais especiais. Especificidades nas áreas visual, auditiva, mental, motora e sócio emocional e de altas habilidades/superdotação.

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Música como área de conhecimento na escola. Inserção do acadêmico no contexto de espaços educativos. Revisão bibliográfica, seleção e organização de conteúdos, procedimentos e avaliação. Escolha e adaptação de repertórios. Articulação entre as teorias da educação musical e a prática pedagógica. Práticas extensionistas integradoras e articuladas de acordo com o perfil do egresso.

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Estudo dos elementos harmônicos do sistema tonal. Acordes de três e quatro sons. Condução de vozes. Funções no campo harmônico: encadeamento de acordes com diferentes funções harmônicas. Harmonização de melodias. Desenvolvimento da percepção harmônica. Práticas extensionistas integradoras e articuladas de acordo com o perfil do egresso.

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Barroco: características musicais, estética e os principais gêneros de música vocal e instrumental nos séculos XVII e XVIII. Século XVIII: pré-classicismo e classicismo, romantismo. Fontes documentais e bibliográficas, compositores e obras representativas destes períodos. Práticas extensionistas integradoras e articuladas de acordo com o perfil do egresso.

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Interação entre ciência, pesquisa e inovação. Elaboração de protocolos de pesquisa: pergunta de pesquisa, justificativa/problema, objetivos, hipóteses, revisão de literatura, métodos e técnicas da pesquisa científica. Organização e análise de dados científicos. Pesquisa em bases de dados. Normas de produção e apresentação de trabalhos científicos. Normas de publicações específicas por área do conhecimento.  

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Percepção rítmica, leitura e grafia para instrumentos de percussão. Percussão corporal. Percussão brasileira e ritmos diversos. Instrumentos percussivos com objetos sonoros alternativos. Práticas extensionistas integradoras e articuladas de acordo com o perfil do egresso.

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O uso do teclado no estudo de harmonia. Prática de leitura vertical e estudo de escalas aplicadas ao teclado. Leitura de cifras, harmonização de melodias e arranjos simples. Prática de improvisação. Estudo de repertório solo e prática de conjunto. Uso do instrumento na educação musical. Práticas extensionistas integradoras e articuladas de acordo com o perfil do egresso.

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Aprimoramento geral da teoria e percepção musical. Desenvolvimento da leitura à primeira vista. Estudo de elementos melódicos com base no sistema tonal, nos modos, em cromatismos e em modulações simples. Estudo de elementos rítmicos envolvendo mudança métrica em compassos simples, compassos compostos e compassos irregulares. Estudo de elementos harmônicos envolvendo a identificação de tríades e tétrades em estado fundamental e com inversões, acordes complexos e encadeamentos variados. Apreciação de timbres de instrumentos diferentes (orquestra, banda, coro). Audições de peças musicais que contenham esses elementos. Práticas extensionistas integradoras e articuladas de acordo com o perfil do egresso.

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Estrutura, funcionamento e dinâmica dos ecossistemas. Conceitos ambientais. Desenvolvimento sustetável. Globalização e meio ambiente. Educação ambiental. Aspectos e impactos das atividades humanas no ambiente. Controle de poluição do solo, ar e água. Tratamento de resíduos e conservação de recursos naturais. Políticas públicas e legislação ambiental. Objetivos do desenvolvimento sustentável - ODS.

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Planejamento escolar. Conteúdos curriculares. Metodologia de ensino e aprendizagem. Políticas de avaliação e avaliação da aprendizagem.

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Educação musical na educação básica. Educação musical nas séries iniciais do ensino fundamental. Observação do cotidiano escolar. Planejamento e intervenção do estágio nos anos iniciais do ensino fundamental. Relatório parcial de intervenção de estágio.

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Estudo dos elementos harmônicos do sistema tonal. Acordes de três e quatro sons. Condução de vozes. Funções no campo harmônico: encadeamento de acordes com diferentes funções harmônicas; ampliação da tonalidade por meio do uso de dominantes secundárias. Harmonização de melodias e arranjos simples. Desenvolvimento da percepção harmônica. Práticas extensionistas integradoras e articuladas de acordo com o perfil do egresso.

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Séculos XIX: período de transição entre os séculos XIX e XX: nacionalismo, pós-romantismo e pós- tonalismo. Música do século XX: atonalismo, neoclassicismo, dodecafonismo, vanguardas. Características gerais, compositores e obras representativas destes períodos. Práticas extensionistas integradoras e articuladas de acordo com o perfil do egresso.

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Prática instrumental em grupo com instrumentos de percussão diversos. Arranjo e composição para instrumentos de percussão. Percussão sinfônica. Percussão na educação musical. Práticas extensionistas integradoras e articuladas de acordo com o perfil do egresso.

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Educação musical nos anos finais do ensino fundamental. Observação do cotidiano escolar. Planejamento e intervenção do estágio nos anos finais do ensino fundamental. Relatório parcial de intervenção de estágio.

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Estudo dos elementos harmônicos do sistema tonal. Acordes de três e quatro sons; acordes com tensões e acordes alterados; elementos modais. Condução de vozes. Funções no campo harmônico: encadeamento de acordes com diferentes funções harmônicas; ampliação da tonalidade por meio do uso de dominantes secundárias e modulação. Harmonização de melodias e arranjos simples. Desenvolvimento da percepção harmônica. Práticas extensionistas integradoras e articuladas de acordo com o perfil do egresso.

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Introdução às teorias na área de estudos da música popular. Contexto e panorama histórico do desenvolvimento da música popular urbana desde suas origens (séc. XIX) até a atualidade. Gêneros musicais século XX. Características gerais, compositores e obras representativas destes períodos. Práticas extensionistas integradoras e articuladas de acordo com o perfil do egresso.

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Fundamentos históricos e epistemológicos da Língua de Sinais. Surdez e Linguagem. Culturas e Identidades Surdas. Sinal e seus Parâmetros. Noções gramaticais e Vocabulário Básico.

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Pesquisa em educação. Pesquisa educacional no Brasil. Pesquisa no processo ensino aprendizagem.   Práticas extensionistas integradoras e articuladas de acordo com o perfil do egresso.

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Regência na história. Diversas funções da regência e do regente. Preparação física do regente. Regência coral. Gestos básicos da regência (gestual paralelo, separado, alternado e independente). Linha básica de marcação. Fixação dos pontos de marcação. Técnica do “Ricochete”. Regência de compassos binários, ternários e quaternários simples. Prática de regência em peças de uma, duas, três vozes e cânones. Práticas extensionistas integradoras e articuladas de acordo com o perfil do egresso.

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Introdução ao estudo de novas tecnologias em música. Softwares para edição e notação musical. Noções básicas de computação aplicada a sistemas de gravação de áudio e à produção musical. Práticas extensionistas integradoras e articuladas de acordo com o perfil do egresso.

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Instrumentação e orquestração. Técnicas de arranjo para grupo instrumental e vocal. Elementos e estrutura da composição. Audição e manuseio de partituras de arranjos de diversos estilos musicais. Utilização de recursos tecnológicos para criação de arranjos simples. Práticas extensionistas integradoras e articuladas de acordo com o perfil do egresso.

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Educação musical do ensino médio. Observação do cotidiano escolar. Planejamento e intervenção do estágio no ensino médio. Relatório parcial de intervenção de estágio.

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Panorama da história da música no Brasil e suas principais fases: período pré-colocnial, colonial, joanino e imperial; o romantismo no Brasil, as origens da música popular urbana (século XIX); nacionalismo, música viva, música nova e vanguarda, ecletismo (século XX). Panorama histórico da música popular no Brasil. Cenário histórico da música em Santa Catarina de acordo com a produção científica recente. Práticas extensionistas integradoras e articuladas de acordo com o perfil do egresso.

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Noções gramaticais e vocabulário intermediário. Uso da Libras em contextos.

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A educação, a escola e a sala de aula como campo de pesquisa. Práticas extensionistas integradoras e articuladas de acordo com o perfil do egresso.

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Organização, planejamento, elaboração e execução de arranjos em grupo. Aprimoramento da habilidade de leitura musical em grupo. Experiências com diferentes formações instrumentais. Audição de peças com diversas formações musicais. Prática instrumental coletiva na educação musical. Práticas extensionistas integradoras e articuladas de acordo com o perfil do egresso.

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Aprimoramento dos gestos de regência (respiração, anacruse, fermatas, mudanças de compassos, independência das mãos). Introdução à regência instrumental. Regência de compasso composto. Preparação do regente. Regência aplicada a peças de três e quatro vozes. Prática da regência numa perspectiva educacional. Práticas extensionistas integradoras e articuladas de acordo com o perfil do egresso.

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Postura, técnica básica, afinação, noções de cifragem. Preparação de repertório solo e em conjunto. Introdução aos aspectos didáticos do instrumento. Práticas extensionistas integradoras e articuladas de acordo com o perfil do egresso.

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Aprimoramento de orquestração e das técnicas de arranjo. Criação de arranjos mais elaborados. Audição e manuseio de partituras de arranjos de diversos estilos musicais. Elementos e estrutura da composição. Composição musical no contexto da música contemporânea. Utilização de recursos de composição e arranjo em sala de aula. Práticas extensionistas integradoras e articuladas de acordo com o perfil do egresso.

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Educação musical na educação não-formais. Observação do campo de estágio. Planejamento e intervenção do estágio em educação musical em ambientes não-formais. Relatório final de intervenção de estágio.

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Gestão e organização da educação. Teorias da administração e da gestão educacional. Avaliação institucional e planejamento estratégico.

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A formação específica como campo de pesquisa. Práticas extensionistas integradoras e articuladas de acordo com o perfil do egresso.

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Organização, planejamento, elaboração e execução de arranjos em grupo. Prática de leitura, arranjo e improvisação. Experimentação com formações instrumentais variadas e diferentes elementos em arranjos e composições musicais. Desenvolvimento e adaptação de repertório. Audição de peças com diversas formações musicais. Práticas extensionistas integradoras e articuladas de acordo com o perfil do egresso.

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Aprimoramento dos gestos de regência. Regência instrumental. Regência de compassos compostos e irregulares. Hemiolas. Articulações. Desenvolvimento de técnicas de ensaio de naipe e ensaio geral. Análise técnico musical e histórica de repertório original e arranjos para grupos musicais diversos. Preparação/regência de repertório instrumental. Práticas extensionistas integradoras e articuladas de acordo com o perfil do egresso.

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Aprimoramento das técnicas do instrumento. Harmonização ao violão. Preparação de repertório solo e em conjunto. Uso do violão como recurso de apoio na sala de aula. Práticas extensionistas integradoras e articuladas de acordo com o perfil do egresso.

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