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Iniciação à flauta doce. Técnicas básicas de execução, de respiração e emissão. Preparação de repertório de nível básico, solo e em conjunto. Adaptação de repertório para conjunto de flauta doce e outros instrumentos. História da flauta doce e pesquisa de repertório.

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Delimitação epistemológica do campo da Ecucação Musical. Introdução às teorias da Educação Musical. O educador musical: identidade, formação, pedagógica, ética profissional e exigências atuais da profissão docente. Funções sociais da música. Função político-pedagógica do educador musical.

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Estudo de aspectos da teoria musical no processo de desenvolvimento da percepção e estruturação cognitiva da linguagem musical. Práticas de audição, leitura e escrita, coordenação motora, afinação. Identificação de estruturas sonoras e suas relações com o sistema de notação: elementos melódicos com base na tonalidade (graus conjuntos); elementos rítmicos em compassos simples (binários, ternários e quaternários); elementos harmônicas envolvendo intervalos, acordes maiores e encadeamentos de I e V graus. Apreciação de timbres de instrumentos individuais. Audições comentadas de peças musicais que contenham esses elementos.

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Profissão professor: identidade e exigências atuais. Formação pedagógica e os desafios contemporâneos. Formação inicial e continuada dos professores e profissionalização. A função da aula no processo de construção do conhecimento.

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O aparelho fonador e a fisiologia da voz. Saúde vocal. Exercícios de vocalização. Avaliação da expressão vocal individual. Prática de música coral. Prática de leitura musical em conjunto. Desenvolvimento da percepção rítmica, melódica, harmônica e polifônica. Desempenho vocal em conjunto: respiração, afinação, qualidade sonora e expressividade. Classificação de vozes. Técnicas de formação e de preparação do coro. Planejamento de ensaio.

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Ensino superior e educação à distância. Informática básica. Comunidades de aprendizagem virtual. Ambientes colaborativos. Softwares e sistemas de informação direcionados para as áreas do conhecimento.

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Revisão crítica da teoria elementar da música. Teoria do som: noções básicas. Parâmetros fundamentais do som: altura, duração, intensidade e timbre. sistemas de escrita e grafia musical. Fundamentos teóricos da notação musical convencional. Elementos básicos da teoria musical do sistema tonal aplicados na estruturação rítmica, melódica e harmônica.

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Estudo e pr á tica de repert ó rio coral erudito, popular e folcl ó rico. Pr á tica de leitura musical em conjunto. Desenvolvimento da percep çã o r í tmica, mel ó dica, harm ô nica e polif ô nica. A interpreta çã o vocal coletiva. Desempenho vocal em conjunto: respira çã o, afina çã o, qualidade sonora e expressividade. O canto coral no contexto educacional.  

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Abordagem conceitual: cultura, etnocentrismo e relativismo cultural. Diversidade cultural: biológica, geográfica e cultural. Identidade cultural: raça, racismo e relações étnico-raciais. Identidade e diferença: gênero e sexualidade. Cidadania no Brasil: desafios e conquistas. Cidadania, movimentos sociais e direitos humanos. Saberes necessários a uma cidadania, planetária. Panorama das políticas públicas de direitos humanos e diversidade cultural no Brasil. Fundamentos de ciência política. Políticas públicas de Inclusão.

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Introdu çã o à s teorias da Educa çã o Musical. Delimita çã o epistemol ó gica do campo da Educa çã o Musical.. Fundamentos te ó ricos e metodol ó gicos do ensino de m ú sica para a Educa çã o B á sica. Teorias de aprendizagem e cogni çã o musical.  

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T é cnicas de execu çã o na flauta doce em d ó e em f á . Aprimoramento t é cnico e interpretativo na execu çã o de repert ó rio espec í fico para flauta doce. Desenvolvimento de aptid õ es envolvendo execu çã o de mem ó ria, improvisa çã o, transposi çã o, leitura e escrita. Princ í pios para o ensino de flauta doce: m é todos de ensino do instrumento, planejamento de atividades, material did á tico.  

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Desenvolvimento da percep çã o e estrutura çã o cognitiva da linguagem musical. Pr á ticas de audi çã o de estruturas sonoras e suas rela çõ es com o sistema de nota çã o: elementos mel ó dicos com base na tonalidade (graus conjuntos, intervalos e arpejos) e nos modos lit ú rgicos (graus conjuntos); elementos r í tmicos em compassos simples e compostos; elementos harm ô nicos abrangendo acordes maiores, menores e suas invers õ es, e encadeamentos de I, IV e V graus. Aprecia çã o de timbres de instrumentos diferentes (duas vozes). Audi çõ es de pe ç as musicais que contenham esses elementos.  

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Educa çã o B á sica: objetivos, princ í pios e diretrizes curriculares. Organiza çã o, funcionamento e financiamento da educa çã o b á sica. Legisla çã o: marcos regulat ó rio da educa çã o b á sica Rela çã o entre educa çã o, estado e sociedade.  

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Hist ó ria da Psicologia Educacional e Escolar. Teorias contempor â neas da educa çã o: personalistas, psicocognitivas, tecnol ó gicas, sociocognitivas, sociais, espiritualistas e acad ê micas. Teorias de Desenvolvimento e da Aprendizagem.  

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Estudo da respira çã o, emiss ã o, resson â ncia, articula çã o e dic çã o. Exerc í cios de vocaliza çã o. Estudo e aplica çã o da t é cnica vocal em diferentes repert ó rios e diferentes idiomas. Improvisa çã o vocal. Interpreta çã o vocal individual e coletiva. Aprimoramento da qualidade sonora vocal. A t é cnica vocal aplicada na educa çã o musical.  

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Fundamentos te ó ricos da nota çã o musical convencional. Elementos b á sicos da teoria musical do sistema tonal aplicados na estrutura çã o r í tmica, mel ó dica e harm ô nica. Teoria do som: s é rie harm ô nica e elementos derivados; aspectos do timbre e no çõ es b á sicas de ac ú stica musical; introdu çã o à organologia.  

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Estudo e prática de repertório coral erudito, popular e folclórico. Prática de leitura musical em conjunto. Exercícios de memorização. Aprimoramento da qualidade sonora na interpretação vocal coletiva. Desempenho vocal em conjunto: respiração, afinação, qualidade sonora e expressividade. O canto coral aplicado na educação formal e não-formal.

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Construção Histórica, Cultural, Epistemológica, Social e Ideológica do Currículo. Currículo, Escola e Sociedade. Propostas Curriculares Alternativas.

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Investigação científica em Educação Musical. Conteúdos básicos em Música e vivências musicais voltadas ao ensino e à aprendizagem da música. Construção histórica, social, cultural, epistemológica e ideológica dos currículos de Música. Currículo, escola e sociedade. Estudo de projetos, programas e propostas curriculares de Educação Musical.

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Estudo dos elementos harmônicos do sistema tonal. Acordes de três sons. Funções harmônicas básicas. Condução de vozes e encadeamento de acordes. Estudo dos sistemas de cifragem de acordes. Desenvolvimento da percepção harmônica.

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Introdução à História da Música e à Musicologia. Definição, conceitos e função social da música. A música no contexto sócio-cultural e histórico. Origens: Pré-História, Antiguidade, culturas não-ocidentais. História da Música ocidental: da Idade Média ao Renascimento. Fontes documentais e bibliográficas, compositores e obras representativas destes períodos.

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Introdução à comunicação. Ato comunicativo. Noção de texto. Níveis de leitura do texto. Hipertexto. Comunicação e o texto. Especificidades da estrutura frásica no texto. Qualidade da frase. Relações sintáticas na expressividade: concordância, regência e colocação.  

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Aprimoramento geral da percepção musical. Estudo de elementos melódicos com base na tonalidade e nos modos litúrgicos (graus conjuntos e arpejos). Estudo de elementos rítmicos em compassos simples e compostos, pausas e síncope. Estudo de elementos harmônicos envolvendo acordes maiores, menores, aumentados e diminutos, e encadeamentos variados. Apreciação de timbres de instrumentos diferentes (duas ou mais vozes). Audições de peças musicais que contenham esses elementos.

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Iniciação ao manuseio do teclado. Estudo de técnicas básicas, postura, mecanismos e recursos do instrumento. Introdução à leitura vertical. O uso do teclado no estudo de harmonia. Preparação de repertório em nível técnico iniciante. Prática instrumental individual e/ou em grupo.

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Educação Especial. Fundamentos Históricos, Epistemológicos e pedagógicos da Educação Especial. Necessidades Educacionais Especiais. Especificidades nas Áreas Visual, Auditiva, Mental, Motora e Sócio Emocional e de altas habilidades/superdotação.

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Música como área de conhecimento na escola. Inserção do acadêmico no contexto de espaços educativos. Revisão bibliográfica, seleção e organização de conteúdos, procedimentos e avaliação. Escolha e adaptação de repertórios. Articulação entre as teorias da Educação Musical e a prática pedagógica.

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Estudo dos elementos harmônicos do sistema tonal. Acordes de três e quatro sons. Condução de vozes. Funções no campo harmônico: encadeamento de acordes com diferentes funções harmônicas. Harmonização de melodias. Desenvolvimento da percepção harmônica.

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Séculos XV e XVI: o Renascimento, suas principais características e correntes musicais. O Barroco: características musicais, estética e os principais gêneros de música vocal e instrumental nos séculos XVII e XVIII. Fontes documentais e bibliográficas, compositores e obras representativas destes períodos.

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Interação entre ciência, pesquisa e inovação. Elaboração de protocolos de pesquisa: pergunta de pesquisa, justificativa/problema, objetivos, hipóteses, revisão de literatura, métodos e técnicas da pesquisa científica. Organização e análise de dados científicos. Pesquisa em bases de dados. Normas de produção e apresentação de trabalhos científicos. Normas de publicações específicas por área do conhecimento.  

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Aprimoramento geral da percepção musical. Desenvolvimento da leitura à primeira vista. Estudo de elementos melódicos com base na tonalidade, nos modos, em cromatismos e em modulações simples. Estudo de elementos rítmicos envolvendo mudança métrica em compassos simples. Estudo de elementos harmônicos envolvendo a identificação de acordes complexos e encadeamentos variados. Apreciação de timbres de instrumentos diferentes (orquestra, banda, coro). Audições de peças musicais que contenham esses elementos.

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Percepção rítmica, leitura e grafia para instrumentos de percussão. A percussão corporal. Percussão brasileira e ritmos diversos. Instrumentos percussivos com objetos sonoros alternativos.

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O uso do teclado no estudo de harmonia. Prática de leitura vertical, leitura de cifras, harmonização de melodias e arranjos simples. Prática de improvisação. Estudo de repertório solo e prática de conjunto. Usos do instrumento na educação musical.

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Estrutura, funcionamento e dinâmica dos ecossistemas. Conceitos ambientais. Desenvolvimento sustetável. Globalização e meio ambiente. Educação ambiental. Aspectos e impactos das atividades humanas no ambiente. Controle de poluição do solo, ar e água. Tratamento de resíduos e conservação de recursos naturais. Políticas públicas e legislação ambiental. Objetivos do desenvolvimento sustentável - ODS.

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Planejamento Escolar. Conteúdos Curriculares. Metodologia de Ensino e Aprendizagem. Políticas de avaliação e avaliação da Aprendizagem.

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Educação musical na educação básica. Educação musical nas séries iniciais do ensino fundamental. Observação do cotidiano escolar. Planejamento e intervenção do estágio nas séries iniciais do ensino fundamental. Relatório parcial de intervenção de estágio.

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Estudo dos elementos harmônicos do sistema tonal. Acordes de três e quatro sons. Condução de vozes. Funções no campo harmônico: encadeamento de acordes com diferentes funções harmônicas; ampliação da tonalidade por meio do uso de dominantes secundárias. Harmonização de melodias e arranjos simples. Desenvolvimento da percepção harmônica.

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Séculos XVIII e XIX: pré-Classicismo e Classicismo, Romantismo. Características gerais, compositores e obras representativas destes períodos.

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Prática instrumental em grupo com instrumentos de percussão diversos. Arranjo para instrumentos de percussão. Percussão erudita. A percussão na Educação Musical.

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Educação musical nas séries finais do ensino fundamental. Observação do cotidiano escolar. Planejamento e intervenção do estágio nas séries finais do ensino fundamental. Relatório parcial de intervenção de estágio.

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Estudo dos elementos harmônicos do sistema tonal. Acordes de três e quatro sons; acordes com tensões e acordes alterados; elementos modais. Condução de vozes. Funções no campo harmônico: encadeamento de acordes com diferentes funções harmônicas; ampliação da tonalidade por meio do uso de dominantes secundárias e modulação. Harmonização de melodias e arranjos simples. Desenvolvimento da percepção harmônica.

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Período de transição entre os séculos XIX e XX: Nacionalismo, pós-Romantismo e pós-Tonalismo. Música do Século XX: Atonalismo, Neoclassicismo, Dodecafonismo, vanguardas. Características gerais, compositores e obras representativas destes períodos.

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Fundamentos históricos e epistemológicos da Língua de Sinais. Surdez e Linguagem. Culturas e Identidades Surdas. Sinal e seus Parâmetros. Noções gramaticais e Vocabulário Básico.

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Pesquisa em educação. Pesquisa educacional no Brasil. Escola como campo de pesquisa.

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A regência na história. As diversas funções da regência e do regente. A preparação física do regente. Regência coral. Os gestos básicos da regência ( Gestual Paralelo, Separado, Alternado e Independente). Linha básica de marcação. Fixação dos pontos de marcação. Técnica do “Ricochete”. Regência de compassos binários, ternários e quaternários simples. Prática de regência em peças de uma, duas, três vozes e cânones.

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Introdução ao estudo de novas tecnologias em música. Softwares para edição e notação musical. Noções básicas de computação aplicada a sistemas de gravação de áudio e à produção musical.

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Instrumentação e orquestração. Técnicas de arranjo para grupo instrumental e vocal. Elementos e estrutura da composição. Audição e manuseio de partituras de arranjos de diversos estilos musicais. Utilização de recursos tecnológicos para criação de arranjos simples.

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Educação musical do ensino médio. Observação do cotidiano escolar. Planejamento e intervenção do estágio no ensino médio. Práticas de integração entre universidade e ensino médio. Relatório parcial de intervenção de estágio.

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Introdução às teorias na área de Estudos da Música Popular. Contexto e panorama histórico do desenvolvimento da música popular urbana desde suas origens (séc. XIX) até a atualidade.

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Noções gramaticais e vocabulário intermediário. Uso da Libras em Contextos.

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Sala de aula como campo de pesquisa.

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Organização, elaboração e execução de arranjos em grupo. Aprimoramento da habilidade de leitura musical em grupo. Experiências com diferentes formações instrumentais. Audição de peças com diversas formações musicais.

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Aprimoramento dos gestos de regência ( Respiração, Anacruse, Fermatas, mudanças de compassos, independência das mãos ). Introdução à regência instrumental. Regência de compasso composto. A preparação do regente. A regência aplicada a peças de três e quatro vozes. A prática da regência numa perspectiva educacional.

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Postura, técnica básica, afinação, noções de cifragem. Preparação de repertório solo e em conjunto. Introdução aos aspectos didáticos do instrumento.

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Aprimoramento de orquestração e das técnicas de arranjo. Criação de arranjos mais elaborados. Audição e manuseio de partituras de arranjos de diversos estilos musicais. Elementos e estrutura da composição. A composição musical no contexto da música contemporânea. Utilização de recursos de composição e arranjo em sala de aula.

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Educação musical em âmbitos não-formais. Observação do campo de estágio. Planejamento e intervenção do estágio em educação musical em ambientes não-formais. Relatório final de intervenção de estágio.

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Gestão e Organização da Educação. Teorias da Administração e da Gestão Educacional. Avaliação Institucional e Planejamento Estratégico.

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Panorama da história da música no Brasil e suas principais fases: períodos colonial, Joanino e Imperial; o Romantismo no Brasil, as origens da música popular urbana (século XIX); Nacionalismo, Música Viva, Música Nova e Vanguarda, ecletismo (século XX). Panorama histórico da música popular no Brasil. O cenário histórico da música em Santa Catarina de acordo com a produção científica recente.

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A formação específica como campo de pesquisa.

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Organização, elaboração e execução de arranjos em grupo. Prática de leitura, arranjo e improvisação. Experimentação com formações instrumentais variadas e diferentes elementos em arranjos e composições musicais. Desenvolvimento e adaptação de repertório. Audição de peças com diversas formações musicais.

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Aprimoramento dos gestos de regência. Regência Instrumental. Regência de compassos compostos e irregulares. Hemiolas. Articulações.  Desenvolvimento de técnicas de ensaio de naipe e ensaio geral. Análise técnico musical e histórica de repertório original e arranjos para grupos musicais diversos. Preparação/Regência de repertório instrumental.

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Aprimoramento das técnicas do instrumento. Harmonização ao violão. Preparação de repertório solo e em conjunto. Uso do violão como recurso de apoio na sala de aula.

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