Alterar visualização


EMENTA

Conjuntos numéricos reais e complexos. Operações numéricas e suas propriedades. Equações do 1º e 2º grau. Sistemas lineares com duas incógnitas. Equação exponencial, logaritmos. Trigonometria no triângulo retângulo e no ciclo trigonométrico.

EMENTA

Axiomas de Euclides. Paralelismo. Perpendicularidade. Ângulos. Triângulos. Congruência de triângulos. Polígonos. Circunferência e círculo. Semelhança de triângulos. Relações métricas no triângulo. Área de superfícies planas. Construção geométrica usando régua e compasso e/ou recursos computacionais

EMENTA

Grandezas proporcionais e porcentagem. Juros e descontos simples. Juros e descontos Compostos. Rendas. Equivalência de capitais. Amortização e Depreciação.

EMENTA

Profissão professor: identidade e exigências atuais. Formação pedagógica e os desafios contemporâneos. Formação inicial e continuada dos professores e profissionalização. A função da aula no processo de construção do conhecimento.

EMENTA

Ensino superior e educação à distância. Informática básica. Comunidades de aprendizagem virtual. Ambientes colaborativos. Softwares e sistemas de informação direcionados para as áreas do conhecimento.

EMENTA

Abordagem conceitual: cultura, etnocentrismo e relativismo cultural. Diversidade cultural: biológica, geográfica e cultural. Identidade cultural: raça, racismo e relações étnico-raciais. Identidade e diferença: gênero e sexualidade. Cidadania no Brasil: desafios e conquistas. Cidadania, movimentos sociais e direitos humanos. Saberes necessários a uma cidadania, planetária. Panorama das políticas públicas de direitos humanos e diversidade cultural no Brasil. Fundamentos de ciência política. Políticas públicas de Inclusão.

EMENTA

Introdu çã o ao estudo da F í sica. Mec â nica. Movimento em uma e duas dimens õ es. Leis de Newton. Trabalho, pot ê ncia, energia e sua conserva çã o. Conserva çã o do momento linear e colis õ es. Centro de massa, momento angular, torque e momento de in é rcia. Experimentos em mec â nica.  

EMENTA

Pol í gonos inscritos e circunscritos. Geometria Espacial: Conceitos. Poliedros. S ó lidos de Revolu çã o. Constru çõ es Geom é tricas.  

EMENTA

Express õ es alg é bricas. Fatora çã o alg é brica. Fun çõ es: linear, quadr á tica, exponencial, logar í tmica e trigonom é trica.  

EMENTA

Educa çã o B á sica: objetivos, princ í pios e diretrizes curriculares. Organiza çã o, funcionamento e financiamento da educa çã o b á sica. Legisla çã o: marcos regulat ó rio da educa çã o b á sica Rela çã o entre educa çã o, estado e sociedade.  

EMENTA

Hist ó ria da Psicologia Educacional e Escolar. Teorias contempor â neas da educa çã o: personalistas, psicocognitivas, tecnol ó gicas, sociocognitivas, sociais, espiritualistas e acad ê micas. Teorias de Desenvolvimento e da Aprendizagem.  

EMENTA

Limites. Continuidade. Derivadas. Aplicações da derivada. Diferencial. Formas indeterminadas. Técnicas de integração.

EMENTA

Construção Histórica, Cultural, Epistemológica, Social e Ideológica do Currículo. Currículo, Escola e Sociedade. Propostas Curriculares Alternativas.

EMENTA

Energia mecânica. Calor e entropia. Ondas sonoras. Estática e dinâmica dos fluídos. Gravitações e oscilações. Propriedades moleculares dos gases.

EMENTA

Geometria analítica no plano e no espaço: ponto, reta, circunferência, cônicas. Vetores.

EMENTA

Introdução à comunicação. Ato comunicativo. Noção de texto. Níveis de leitura do texto. Hipertexto. Comunicação e o texto. Especificidades da estrutura frásica no texto. Qualidade da frase. Relações sintáticas na expressividade: concordância, regência e colocação.  

EMENTA

Teoria dos conjuntos. Relações. Aplicações. Leis de composição interna. Grupos. Anéis. Corpos.

EMENTA

Integrais indefinidas. Integrais definidas. Aplicações da integral definida. Diferenciação parcial e total.

EMENTA

Educação Especial. Fundamentos Históricos, Epistemológicos e pedagógicos da Educação Especial. Necessidades Educacionais Especiais. Especificidades nas Áreas Visual, Auditiva, Mental, Motora e Sócio Emocional e de altas habilidades/superdotação.

EMENTA

Estatística descritiva. Tabelas e gráficos. Medidas de tendência central, medidas de dispersão. Assimetria e curtose. Noções de probabilidade. Correlação e Regressão.

EMENTA

Interação entre ciência, pesquisa e inovação. Elaboração de protocolos de pesquisa: pergunta de pesquisa, justificativa/problema, objetivos, hipóteses, revisão de literatura, métodos e técnicas da pesquisa científica. Organização e análise de dados científicos. Pesquisa em bases de dados. Normas de produção e apresentação de trabalhos científicos. Normas de publicações específicas por área do conhecimento.  

EMENTA

Espaços vetoriais. Transformações lineares.

EMENTA

Estrutura, funcionamento e dinâmica dos ecossistemas. Conceitos ambientais. Desenvolvimento sustetável. Globalização e meio ambiente. Educação ambiental. Aspectos e impactos das atividades humanas no ambiente. Controle de poluição do solo, ar e água. Tratamento de resíduos e conservação de recursos naturais. Políticas públicas e legislação ambiental. Objetivos do desenvolvimento sustentável - ODS.

EMENTA

Integrais múltiplas. Calculo vetorial. Sequências e séries numéricas.

EMENTA

Planejamento Escolar. Conteúdos Curriculares. Metodologia de Ensino e Aprendizagem. Políticas de avaliação e avaliação da Aprendizagem.

EMENTA

Formação de professores, análise do cotidiano escolar. Elaboração de projeto de intervenção.

EMENTA

Autovalores e autovetores. Diagonalização de operadores lineares. Formas lineares, bilineares, quadráticas.

EMENTA

Erros. Zeros de funções. Resolução de sistemas de equações: lineares e não lineares. Interpolação polinomial. Derivação e integração numérica. Ajuste de curvas.

EMENTA

Desenvolvimento e aplicação do projeto de intervenção. Estágio curricular obrigatório no ensino fundamental.

EMENTA

Formas de apresentação dos conteúdos do ensino fundamental. Ensino simultâneo dos núcleos matemáticos: cálculo, álgebra e geometria.

EMENTA

Fundamentos históricos e epistemológicos da Língua de Sinais. Surdez e Linguagem. Culturas e Identidades Surdas. Sinal e seus Parâmetros. Noções gramaticais e Vocabulário Básico.

EMENTA

Pesquisa em educação. Pesquisa educacional no Brasil. Escola como campo de pesquisa

EMENTA

Tecnologia, escola e trabalho docente: a quebra de paradigmas.  Integração das diferentes tecnologias usadas na Educação e sua avaliação. Metodologia de ensino e uso de novas tecnologias.

EMENTA

Sequências e séries de funções. Teoremas clássicos do cálculo: limites e continuidade. Funções deriváveis. Integral de Riemann.

EMENTA

Equações diferenciais de 1ª ordem. Equações diferenciais de 2ª ordem. Equações lineares de ordem superior. Solução em séries das equações lineares de 2ª ordem. Sistemas de equações lineares de 1ª ordem.

EMENTA

Desenvolvimento e aplicação do projeto de intervenção. Estágio curricular obrigatório no ensino médio.

EMENTA

Formas de apresentação dos conteúdos do ensino médio. Ensino simultâneo dos núcleos matemáticos: cálculo, álgebra e geometria.

EMENTA

Noções gramaticais e vocabulário intermediário. Uso da Libras em Contextos.

EMENTA

Sala de aula como campo de pesquisa.

EMENTA

Modelos matemáticos aplicados ao ensino fundamental e médio. Modelos matemáticos envolvendo equações diferenciais ordinárias. Dinâmica populacional: modelos discretos; contínuos; multiespecíficos e estabilidade. Modelos matemáticos envolvendo equações diferenciais parciais.

EMENTA

Elaboração de relatório final. Preparação e devolução do estágio curricular obrigatório

EMENTA

Gestão e Organização da Educação. Teorias da Administração e da Gestão Educacional. Avaliação Institucional e Planejamento Estratégico.

EMENTA

Matemática: na pré-história; na antiguidade; na idade média; moderna e contemporânea.

EMENTA

Modelos matemáticos aplicados ao ensino fundamental e médio. Modelos matemáticos envolvendo equações diferenciais ordinárias. Dinâmica populacional: modelos discretos; contínuos; multiespecíficos e estabilidade. Modelos matemáticos envolvendo equações diferenciais parciais.

EMENTA

A formação específica como campo de pesquisa.

EMENTA

Caracterização de programação linear. Solução gráfica de um problema de programação linear. Método simplex. Dualidade.

EMENTA

Seminário em Educação Matemática. Prática docente na educação básica. Devolutiva do estágio.

Fone: (49) 3251-1022 Ramal 254
E-MAIL: matematica@uniplaclages.edu.br
COORDENAÇÃO: Neusa Maria Sens de Barros
Fone: 55 49 32511022
Av. Castelo Branco, nº170, Bairro Universitário - Lages - SC - Brasil
© 2024 - Universidade do Planalto Catarinense, desenvolvido por: Núcleo de Informática