Alterar visualização


EMENTA

Conceitos de cultura e sua formação. A influência da cultura nos valores da sociedade e no Comportamento humano. As escolas de comunicação e a cultura de massa. Cultura e movimentos sociais. Estudos culturais no jornalismo. Conceitos de estética. A percepção de valor na produção artística e cultural. Noções de semiótica. Sistemas de significação.

EMENTA

História dos meios de comunicação. Surgimento dos meios audiovisuais. História e evolução da imprensa no Brasil.

EMENTA

A função social do jornalismo. Características da linguagem jornalística. introdução aos principais aspectos da profissão jornalística. Afinidades e diferenças dos aspectos práticos e teóricos. Noções básicas sobre as doferentes mídias jornalisticas. O jornalismo, o jornalista, os veículos jornalísticos. O campo do jornalismo.

EMENTA

Estudo da legislação vigente e aplicável ao jornalismo. Regulamentação profissional. Ética, moral, deontologia e Código de ética. Dilemas éticos: o público e o privado.

EMENTA

Texto nos diferentes meios de comunicação. Construção da notícia: pauta, apuração e texto final. Fontes de notícia. Jornalismo e seus referentes: natureza dos conhecimentos.

EMENTA

Ensino superior e educação à distância. Informática básica. Comunidades de aprendizagem virtual. Ambientes colaborativos. Softwares e sistemas de informação direcionados para as áreas do conhecimento.

EMENTA

Abordagem conceitual: cultura, etnocentrismo e relativismo cultural. Diversidade cultural: biológica, geográfica e cultural. Identidade cultural: raça, racismo e relações étnico-raciais. Identidade e diferença: gênero e sexualidade. Cidadania no Brasil: desafios e conquistas. Cidadania, movimentos sociais e direitos humanos. Saberes necessários a uma cidadania, planetária. Panorama das políticas públicas de direitos humanos e diversidade cultural no Brasil. Fundamentos de ciência política. Políticas públicas de Inclusão.

EMENTA

Históricos e influências do Fotojornalismo. A fotografia para o jornalismo em todos os meios.   Tecnicidade da fotografia, estudos de estilo.

EMENTA

Produção de material jornalístico com empregos das técnicas de texto informativo, interpretativo, opinativo, de personagem e de grande reportagem. O texto opinativo nas crônicas, artigos, resenhas críticas e revistas. O jornalismo investigativo e suas diretrizes. A segunda fase das teorias da comunicação aplicada às redações.

EMENTA

A pauta importância e estruturação. A entrevista no jornalismo: classificação e estilos de entrevista. Estrutura e técnicas de elaboração da reportagem. A narrativa e a estrutura da reportagem. Tipos de reportagem. Informação documental. Fontes de pesquisa, responsabilidade perante as fontes. Técnicas de angulação e ponto de vista. A transformação da entrevista em reportagem.

EMENTA

O que é comunicação. De quê comunicação estamos falando? Os paradigmas clássicos da comunicação e da comunicação de massa. Panorama das diversas correntes teóricas e tendências.

EMENTA

Históricos e influências da Assessoria de Imprensa. Influência da comunicação na gestão das organizações. Convergência das áreas na gestão da informação empresarial. Produtos e serviços das assessorias de imprensa no mercado atual. Assessoria de imprensa no Brasil e no mundo.

EMENTA

Introdução à comunicação. Ato comunicativo. Noção de texto. Níveis de leitura do texto. Hipertexto. Comunicação e o texto. Especificidades da estrutura frásica no texto. Qualidade da frase. Relações sintáticas na expressividade: concordância, regência e colocação.  

EMENTA

Estrutura da comunicação social na região Serrana/SC. Evolução histórica. Meios de comunicação e a relação com os processos regionais de organização política, econômica, social e cultural. Produção independente. Empresas, estruturas, hábitos de audiência e alternativas de comunicação de massa. Mercado de trabalho. Programa 5S.

EMENTA

História da TV Brasileira e sua evolução com o meio digital. Função do telejornalismo na sociedade. Linguagem de televisão. Postura e voz. Produção de Pauta para TV. Redação. Prática de reportagem e entrevistas. Edição de som e imagem em telejornalismo.

EMENTA

Conceitos, definições e fundamentos teóricos do jornalismo. Natureza da informação e o processo da produção jornalística. Função social, objetividade e interesse público. Acontecimento jornalístico e a produção de sentidos. Implicações políticas, organizacionais, profissionais, éticas, tecnológicas e econômicas. Comunicação, mídia de massa, indústria cultural e sociedade do espetáculo. Panorama histórico das diversas correntes teóricas e tendências. Autores de referência e leituras complementares. Reflexão sobre a teoria da notícia na atualidade.

EMENTA

Análise de mídia. Relatórios de avaliação. Coletivas de imprensa. Reflexão sobre a profissão e a ética no trabalho do assessor. Entrevistas coletivas e individuais. Gerenciamento de crise. Estratégias para lidar com os jornalistas e a mídia em geral. Media Trainning. Assessoria de imprensa e mídias digitais (desafios e oportunidades). Manual de assessoria de imprensa. Princípios da extensão universitária. Função acadêmica e social. Práticas extensionistas integradoras e articuladas de acordo com o perfil do egresso.

EMENTA

Comunicação humana: linguagem, língua e fala. Noções de fonologia, morfologia, sintaxe e semântica. Leitura e interpretação de textos. Produção de textos: as tipologias textuais e os gêneros jornalísticos. Revisão ortográfica e gramatical.

EMENTA

Interação entre ciência, pesquisa e inovação. Elaboração de protocolos de pesquisa: pergunta de pesquisa, justificativa/problema, objetivos, hipóteses, revisão de literatura, métodos e técnicas da pesquisa científica. Organização e análise de dados científicos. Pesquisa em bases de dados. Normas de produção e apresentação de trabalhos científicos. Normas de publicações específicas por área do conhecimento.  

EMENTA

Mídias digitais. Fundamentos teóricos e técnicos da construção da informação na internet. História do jornalismo digital. Características do jornalismo digital: linguagens e rotinas. Ferramentas em jornalismo digital. A relação imagem-som-texto no jornalismo digital. Perspectivas e tendências no jornalismo digital.

EMENTA

Experimentação nas diferentes etapas de produção. Rotina produtiva dos noticiários e a responsabilidade e ética do profissional. Tipos de telejornais e linguagens telejornalísticas. Produção de telejornal. Rotina produtiva dos noticiários e a responsabilidade e ética do profissional. Princípios da extensão universitária. Práticas extensionistas integradoras e articuladas de acordo com o perfil do egresso.

EMENTA

Estrutura, funcionamento e dinâmica dos ecossistemas. Conceitos ambientais. Desenvolvimento sustetável. Globalização e meio ambiente. Educação ambiental. Aspectos e impactos das atividades humanas no ambiente. Controle de poluição do solo, ar e água. Tratamento de resíduos e conservação de recursos naturais. Políticas públicas e legislação ambiental. Objetivos do desenvolvimento sustentável - ODS.

EMENTA

Design da notícia. Comunicação visual em relação ao jornalismo. Elementos e características da tipografia pré-digital e da tipografia digital. Harmonias cromáticas. Interação e psicologia das cores no design editorial. História e características de materiais editoriais com métodos e técnicas de elaboração de jornais, livros, revistas, sites e blogs. Técnicas de composição adaptadas a produtos editoriais. Sistemas de diagramação. Tipos e partes componentes dos principais produtos editoriais. Edição de templates.

EMENTA

História da filosofia. Razão e conhecimento. Filosofia e linguagem. Filosofia e arte. Filosofia e Crítica Social.

EMENTA

Evolução, histórico e conceituação do Marketing. Composto de Marketing. Comunicação integrada de marketing. Noções de Neuromarketing. Marketing e economia digital. Macroprocesso de Marketing. Consumo e entretenimento digital. Marketing de conteúdo. Marketing nas mídias sociais. Mercadologia aplicada a empreendimentos de comunicação.

EMENTA

Comunicação humana: aspectos estruturais e funcionais. Principais paradigmas da psicologia da comunicação. Estudos de recepção. Comportamento social. Comunicação de massa e influência no comportamento humano. Mecanismo de persuasão e danos da manipulação. Psicologia da comunicação e mercado.

EMENTA

Veículo rádio na comunicação social: aspectos conceituais, técnicos, históricos, evolução e formatos. História do rádio no Brasil. Estrutura e funcionamento das emissoras de rádio. Programação e segmentação de audiências. Função social do radiojornalismo. Novas tecnologias em rádio.

EMENTA

Conhecimento das diversas formas de jornalismo audiovisual, permitindo que a teoria transforme em praticidade no fomento de peças audiovisuais como documentários e/curtas metragens de ficção ou não.

EMENTA

Análise de oportunidades de mercado. Perfil do empreendedor para o mercado de comunicação. Conhecimentos, habilidades e atitudes para empreender. Ideia de negócio. Construção do modelo de negócio. Validação do modelo de negócio. Estruturação da empresa. Criação do mínimo produto viável. Validação do mínimo produto viável. Apresentação do negócio para parceiros e/ou investidores. Fontes de recursos e investimentos. Questões legais e contábeis para o início de um negócio. Comparadores e contadores. Blocos aritméticos. Blocos de relógio de tempo real.

EMENTA

Jornalismo contemporâneo: novos ambientes, plataformas e narrativas. Mudança da internet “search” para “social”. Impactos das Mídias Sociais no Jornalismo. Mídias Sociais e Redes Sociais. Recursos úteis e tendências. Comportamentos da audiência. Características e público-alvo de diferentes plataformas. Desenvolvimento de conteúdo em Mídias Sociais.

EMENTA

Técnicas de redação em jornalismo radiofônico. Noticiários. Coleta de notícias e reportagens. Modalidades de jornalismo radiofônico. Linguagem e estética no rádio. Prática de edição. Produção e gravação em radiojornalismo. Concepção formatação criação e execução de programas radiofônicos. Dramatização no rádio. Práticas extensionistas integradoras e articuladas de acordo com o perfil do egresso.

EMENTA

Agências de notícias no Brasil e no mundo: funções, características. Histórico e a produção contemporânea dessas organizações. Como trabalham as agências: estrutura e funcionamento. Captação, redação e edição de material noticioso para uma agência de notícias experimental, com produção de material nas plataformas jornalísticas (Rádio, TV e Internet). Práticas extensionistas integradoras e articuladas de acordo com o perfil do egresso.

EMENTA

Método comparativo em jornalismo. Estudo comparado de produções jornalísticas no Brasil e no Mundo. Meios de comunicação, sociedade, cultura e suas relações com o poder político. Jornalismo como objeto de pesquisa. Análise crítica da mídia e metajornalismo. Espaço público e construção da realidade social. Notícias falsas, identidades editoriais e a cobertura da mídia.

EMENTA

Estatística aplicada ao jornalismo. Fontes de dados. Extração de dados. Análise de dados. Análise de pesquisas que utilizam dados. Investigação jornalística utilizando dados. Ferramentas de visualização de dados. Produção de notícias utilizando dados. Infográficos como ferramenta de informação.

EMENTA

Planejamento da edição em jornalismo. Normas e critérios editorais. Singularidade e a hierarquização de informações. Definição do conteúdo editorial. Rotinas produtivas. Elementos de construção das páginas. Manuais de redação. Pauta, captação, edição e dead-line. Análise de reportagens. Recursos gráficos. Produção de produto impresso (Jornal e/ou Revista). Práticas extensionistas integradoras e articuladas de acordo com o perfil do egresso.

EMENTA

Estudos comunicacionais supervisionados aplicados em organizações da sociedade civil e empreendimentos comunicacionais. Práticas supervisionadas aplicadas envolvendo os conteúdos adquiridos em disciplinas específicas da área sob enfoque teórico, investigativo e de treinamento, realizadas em instituições privadas, públicas, organizações não-governamentais, comunitárias e educacionais.

EMENTA

Desenvolvimento e apresentação de uma pesquisa monográfica sobre tema de interesse na área do Jornalismo.

Fone: (49) 3251-1022 Ramal 316
E-MAIL: jornalismo@uniplaclages.edu.br
COORDENAÇÃO: Luiz Augusto Del Moura da Silva
Fone: 55 49 32511022
Av. Castelo Branco, nº170, Bairro Universitário - Lages - SC - Brasil
© 2024 - Universidade do Planalto Catarinense, desenvolvido por: Núcleo de Informática