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Conceitos de cultura socioantropológica e sua formação. Estética e sociedade na tríade cultural. As escolas de comunicação e a cultura de massa. Meios de comunicação como dispositivos globais e convergentes. Movimentos sociais e a contracultura. História, cultura e mídia: Integração vertical e integração horizontal. Estudos culturais no jornalismo. Sociologia da arte (o pop , o cult , o kitsch) . Pós-estruturalismo da comunicação.

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História do jornalismo. História e evolução da imprensa no Brasil. A imprensa e suas quatro fases: a inicial, a de consolidação, a moderna e a contemporânea. Surgimento dos meios audiovisuais no Brasil.

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A função social do jornalista. Definição e conceituação de Jornalismo. O conceito de notícia, a pirâmide-invertida e lead . O processo de produção da notícia nos diversos meios impressos e audiovisuais. A organização e o funcionamento das redações nos departamentos de jornalismo em sistemas de rádio, televisão e impressos. Orientação para normalização de trabalhos acadêmicos.

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Os fundamentos constitucionais da comunicação social. Direitos de personalidade. Direito à informação. Direito à imagem. Direito à privacidade. Liberdade de pensamento. Liberdade de informação. Censura e liberdade de imprensa. Liberdade de expressão. Crimes de imprensa: Calúnia, difamação e injúria. Responsabilidade por dano moral. A liberdade de expressão no sistema interamericano de proteção dos direitos humanos. Declarações de princípios sobre liberdade de expressão. Políticas de Educação em Direitos Humanos.

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Frase: estrutura e organização segundo as normas da Língua Portuguesa. Padrões de frase e transformações básicas. Pontuação. Nexos. Tempos verbais. Leitura. Vocabulário: aquisição, precisão, adequação e variedade. Constituição do léxico na Língua Portuguesa. Imitação. Paráfrase. Paródia. Reprodução oral de textos.

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Comunicação humana: aspectos estruturais e funcionais. Principais paradigmas da psicologia da comunicação. Estudos de recepção e de mecanismo de persuasão.

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Análise sociológica da sociedade contemporânea no que se refere à mensagem. Teoria e ideologia no processo de comunicação. A sociedade de massa e seus pressupostos. A cultura de massas e a comunicação na sociedade brasileira.

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Metodologia da pesquisa quantitativa. Interpretação de gráficos e tabelas. Amostras, representação de dados amostrais e medidas descritivas. Tabulação. Métodos de inferência estatística. Teste de hipótese. Análise de tendências e ibope.

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As várias modalidades (gêneros e estilos) da rotina jornalística. Estudo e compreensão do jornalismo enquanto discurso com características particulares dos seus gêneros midiáticos: telejornalismo, radiojornalismo , webjornalismo e jornalismo impresso (jornal e revista). O processo ético da prática em cada gênero jornalístico.

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História da filosofia. Razão e conhecimento. Filosofia e linguagem. Filosofia e arte. Filosofia e crítica social.

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A estrutura da comunicação social na região Serrana/SC. Evolução histórica. Os meios de comunicação e a relação com os processos regionais de organização política, econômica, social e cultural. Produção independente. Empresas, estruturas, hábitos de audiência e alternativas de comunicação de massa. Mercado de trabalho. Programa 5S.

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Processo da comunicação. Níveis de linguagem. Função da linguagem. Unidade, coerência e coesão textual. Estilística da construção da frase. Desenvolvimento dos parágrafos. Textos: narrativo/descritivo e dissertativo. Vícios de linguagem.

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Psicologia da comunicação e mercado. Comportamento social e situações inter-relacionais. Comunicação de massa e sua influência no comportamento humano. Psicologia do Consumidor.

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Manuais de redação. Construção da notícia: pauta, apuração e texto final. Fontes de notícia. Texto informativo, interpretativo e de personagem. Propriedade sintática dos signos linguísticos. Grande-reportagem.

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Técnicas de entrevistas. Relação com a fonte. Da construção da pauta à entrevista. Tipos de entrevista. Reportagem como gênero jornalístico. Função e características da reportagem. Técnica de captação de informações. Estrutura da reportagem, da entrevista e da pesquisa. Fontes jornalísticas.

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Conceitos e definições. Processos de comunicação. Diversas correntes teóricas e tendências.

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Antropologia como campo do conhecimento. Conceitos de antropologia e de cultura. Teorias antropológicas. Transculturalismo, interculturalismo e multiculturalismo. Variedade cultural e relativização como superação do etncocentrismo na antropologia e seus confrontos. Cultura, globalização e relações étnico-raciais. Contextualização e estudos dos problemas do Brasil. Possibilidades de uma definição de cultura nacional. Políticas de Educação para as Relações Étnico-raciais.

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O texto midiático: linguagem verbal e não-verbal; principais estratégias argumentativas; o fenômeno da polifonia; o discurso reportado. Gêneros contemplados: o editorial, a notícia, a reportagem, a charge, as tirinhas, as cartas de leitor, o texto crítico especializado. Morfologia e sintaxe. Palavra e unidade lexical. Análise morfêmica. Categorias gramaticais. Flexão nominal e verbal. Constituição do léxico.

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Histórico, linguagem e função da fotografia. Equipamentos e composição fotográfica. Fotojornalismo: pauta, reportagem e edição. Laboratório de fotojornalismo: pautas, coberturas, reportagens, ensaios fotográficos.

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Concepções de jornalismo especializado. Características do jornalismo. Especialização nas diferentes mídias e nas áreas de noticiário geral e editorias. Comunicação comunitária, popular e alternativa: a função social do jornalismo especializado.

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O jornalismo como interprete das questões globais. O discurso jornalístico sobre fatos internacionais. Distanciamento e identificação. A notícia, as barreiras políticas internacionais e a globalização. Agências de noticias, correspondência internacional e correspondência de guerra. Análise de veículos em idiomas do jornalismo contemporâneo (Inglaterra, E.U.A., Argentina e França).

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Evolução, histórico e conceituação do Marketing. Comunicação total e integrada de Marketing. O composto de Marketing. Teoria dos 4 Ps. Comunicação integrada de marketing. Gerência de propaganda, promoção de vendas e relações públicas. Empreendedorismo no seguimento de comunicação.

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O texto opinativo nas crônicas, artigos, resenhas, críticas, revistas e suplementos. O jornalismo investigativo e suas diretrizes. A segunda fase da teoria da comunicação aplicada às redações. Produção de material jornalístico com empregos das técnicas de texto informativo, interpretativo, personagem e de grande-reportagem.

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Comunicação e mídia de massa. Indústria cultural.

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Planejamento da edição em jornalismo impresso. Normas e critérios editorais. Singularidade e a hierarquização de informações. Definição do conteúdo editorial. Rotinas produtivas. Design gráfico e suas tendências. Ilustração. Elementos de construção das páginas. Manuais de redação.

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Estudos comunicacionais supervisionados aplicados em organizações da sociedade civil e empreendimentos comunicacionais. Atividade teórico-prática sobre o fazer comunicacional da região inserido no âmbito de instituições privadas, públicas, organizações não-governamentais, comunitárias e educacionais.

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Aprofundamento dos estudos de textos e técnicas gramaticais com base nos manuais de redação e estilo dos grandes jornais brasileiros. Desenvolvimento de habilidades pra ampliar a competência de produzir textos na área de comunicação.

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Características e princípios. Fundamentos teóricos e técnicos da construção da informação na internet. Ambiente digital. Instantaneidade da notícia. Distinção entre os sites de notícias. Consumidor da notícia da WEB. WEBweiting . Recursos para o texto na WEB.

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Comunicação alternativa e popular na América Latina e no Brasil: histórico, contextualização e fundamentos. Papel do comunicador popular: mediação e pressupostos éticos. O jornalismo no terceiro setor. Experiências de comunicação e jornalismo comunitário.

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Operação de laboratório. Iluminação. Filmes. Relações e recursos. Práticas de laboratório de fotojornalismo: pautas, coberturas, reportagens, ensaios fotográficos.

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Comunicação e interpretação. O mundo dos signos: conceito e interpretação dos signos. Classificação dos signos. Códigos verbais e não-verbais; digitais e analógicos. Palavra e imagem. Linguagem e metalinguagem.

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Contribuições interdisciplinares para a constituição de uma teoria da comunicação. Estudo científico da comunicação no contexto de massa. Teorias dos efeitos da comunicação. Teorias voltadas para a análise de mensagens. Escolas latino-americanas em comunicação.

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Atividades práticas supervisionadas aplicadas nas áreas do jornalismo, realizadas em veículos de comunicação, assessoria de imprensa e outras empresas e instituições.

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História do rádio no Brasil. Estrutura e funcionamento das emissoras de rádio. Programação e segmentação de audiências. Redes nacionais e internacionais. Função social do radiojornalismo. Veículo rádio na comunicação social: aspectos conceituais, técnicos, históricos, evolução e formatos. Novas tecnologias em rádio.

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Componentes técnicos de diagramação aplicados a jornais impressos. Formatos de jornais. Sistema de cores e conceitos básicos de empregabilidade. Tipologia. Comunicação visual em relação ao jornalismo. Edição de templates.

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História da TV no Brasil. Conceito de produção telejornalística: linguagem e lógica de produção dos telejornais. Técnicas jornalísticas e processos de produção. Estrutura física e o funcionamento de uma redação de televisão.

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Panorama teórico do jornalismo. Campo jornalístico. Objetividade, atualidade e interesse. Teorias do jornalismo. Características do acontecimento jornalístico. Hierarquização da informação. Teorias da notícia: agenda setting, gatekeeping, noticiabilidade.

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Desdobramentos e transformações contemporâneas na comunicação e na cultura. Modo de vida e dinâmica sócio-cultural. Interfaces entre a comunicação de massa e a política. Controle político da comunicação.

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Composição das páginas WEB . Ambiente WEB: d esign , interatividade, gráficos e portais. Planejamento de um WEBsite : componentes de navegação, ilustrações, tipografia, teoria da cor. Usabilidade.

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Perfil do assessor de imprensa e mercado de trabalho. Conduta ética e relação com os meios de comunicação. Surgimento e influência da Assessoria de Imprensa. Influência da comunicação na gestão das organizações. Os produtos e serviços das assessorias de imprensa.

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Atividades práticas supervisionadas aplicadas à promoção de exercícios comunicacionais e/ou práticas visando a definição do campo temático a ser desenvolvido, realizadas em instituições com plataforma digital, assessorias de imprensa e outras empresas e instituições.

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Jornalismo, ciência e tecnologia. Definições e conceitos de jornalismo científico. Adequação da linguagem científica ao jornalismo. Epistemologia da lógica e a filosofia da ciência. Composição, redação e editoração de trabalhos científicos. Normas da ABNT.

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Aspectos históricos. Mercado e segmentação. Produção do texto na revista. Diferenças entre o texto de jornal e revista. Pauta, captação, edição e dead-line .  Produção de títulos e legendas. Análise de reportagens. Recursos gráficos.

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Televisões e rádios na internet. Legislação sobre direitos autorais e de proteção à pessoa na internet. Edição e publicação de jornais digitais. Produção e manutenção do site do curso.

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Técnicas de redação em jornalismo radiofônico. Noticiários. A coleta de noticias. O repórter radiofônico. Modalidades de jornalismo radiofônico. Linguagem e estética no rádio: emissora AM e FM. Prática de edição. Produção e gravação em radiojornalismo (transmissão analógica e digital).

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Edição de textos e de imagens. Edição do telejornal. Cortes, efeitos e trilha sonora. Experimentação nas diferentes etapas de produção. Rotina produtiva dos noticiários e a responsabilidade e ética do profissional.

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Estudo de textos jornalísticos como forma de conhecimento da vida social imediata e as inter-relações e confluências entre linguagens incorporadas na diferentes formas de reportar (verbais e não verbais). Integração de diferentes gêneros discursivos para a apreensão de fatos e reflexão sobre acontecimentos. A sociedade da informação e do conhecimento na teoria do agendamento.

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Gêneros cinematográficos. Características e natureza do documentário. Linguagem e narrativa cinematográfica. Técnicas de filmagem e edição do documentário. Diferentes sistemas de produção distribuição e exibição. Elaboração de projeto e execução na forma de um curta-metragem.

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Atividades práticas supervisionadas aplicadas ao ramo da pré-produção de notícias e reportagens, considerando pauta jornalística e a plataforma, realizadas em empresas e instituições do segmento audiovisual, assessorias de imprensa e demais veículos.

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Contribuição do jornalismo para a compreensão das práticas midiáticas na sociedade contemporânea, com ênfase no exame dos processos midiáticos. Construção de identidades editoriais. Espaço público. Mídia e construção da realidade social. O contexto geopolítico nacional e internacional e seu nexo com o campo da comunicação.

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Técnicas de locução. Cobertura especial e transmissão de eventos. Criação e execução de programas, roteiros e scripts no radiojornalismo. Os diferentes formatos jornalísticos no rádio: noticiário, flash , boletim, reportagem ao vivo, radiojornal, reportagem especial, entrevista, mesa redonda (painel e debate).

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Produção em telejornalismo: produção como lugar da feição e da harmonia da obra. Uso do instrumento de administração, acompanhamento e controle. Implantação de produções do curso. Técnicas de ao vivo e fala-povo.

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Desenvolvimento do projeto experimental em jornalismo: Elaboração do trabalho de final de curso correspondente à habilitação do aluno. Confirmação do tema e do orientador. Coleta e tratamento dos dados e informações. Revisão da literatura. Fichamentos e anteprojeto. (Jornalismo impresso, radiojornalismo, telejornalismo e Webjornalismo ).

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Modalidade de assessoria de imprensa e comunicação. Ferramentas da assessoria de imprensa: Estratégias para lidar com os jornalistas e a mídia em geral. Administração de conflitos. Entrevista coletiva. Media training. Releases .

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Agências de notícias no jornalismo diário. Processo produtivo destas organizações jornalísticas e seu respectivo corpo de profissionais. Conceito técnico da imparcialidade na agência como órgão de mala-direta. Execução e planejamento de uma agência de notícias em plataforma de multimídia, com produção de material nas várias plataformas jornalisticas (rádio, TV, Internet).

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Produção de textos adequados aos objetivos gerais da Comunicação Oral. Introdução às técnicas de Oratória. Seminários temáticos sobre Gêneros Jornalísticos e seus ramos de atuação acadêmica. Orientação para normalização de slides e apresentações em público.

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Práticas supervisionadas aplicadas envolvendo os conteúdos adquiridos em disciplinas específicas da área sob enfoque teórico, investigativo e de treinamento, realizadas em instituições privadas , públicas,  organizações não-governamentais, comunitárias e educacionais.

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Planejamento, produção, captação, redação e edição do jornal laboratório.

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Modelos de civilização, padrões de consumo e paradigmas do desenvolvimento. Diagnósticos do desastre ambiental e os caminhos apontados pelo estudo da ecologia, do meio ambiente e da sustentabilidade. A visão do jornalismo. Ética, cidadania e jornalismo ambiental. Estudo sobre educação ambiental e a participação da mídia: Desenvolvimento, clima, água, energia, políticas, biodiversidade, consumismo, lixo, etc. Políticas para a Educação Ambiental.

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Estudo comparativo dos meios de comunicação no Brasil e no mundo. Meios de comunicação e suas relações com o poder político. Análise crítica da mídia. A sociedade da imagem e do espetáculo.

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Comunicação nas empresas, nas instituições e house-organs . Jornalismo organizacional e empresarial. Relacionamento da organização com os meios de comunicação e com a sociedade.

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Desenvolvimento e apresentação de uma pesquisa monográfica sobre tema de interesse na área do jornalismo.

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