Compreensão dos termos da contemporaneidade: virtualidade, velocidade e cibernética. Cibercultura e interação do homem no mundo. Fenômeno da mídia e Marketing contemporâneo. Sociedade da informção/conhecimento. Poder da identidade. Papel das audiências. Convergência de mídias.
História dos meios de comunicação. Surgimento dos meios audiovisuais. História e evolução da imprensa no Brasil.
Princípios básicos da redação jornalística: verdade/imparcialidade e objetividade. Características da linguagem jornalística. Gêneros jornalísticos. Estrutura do texto jornalístico. Hierarquização da informação. Noticiabilidade.
Características e princípios. Fundamentos teóricos e técnicos da construção da informação na internet. Ambiente digital. Instantaneidade da notícia. Distinção entre os sites de notícias. Consumidor da notícia da WEB. WEBweiting. Recursos para o texto na WEB.
Frase: estrutura e organização segundo as normas da Língua Portuguesa. Padrões de frase e transformações básicas. Pontuação. Nexos. Tempos verbais. Leitura. Vocabulário: aquisição, precisão, adequação e variedade. Constituição do léxico na Língua Portuguesa. Imitação. Paráfrase. Paródia. Reprodução oral de textos.
Veículo rádio na contemporaneidade: aspectos conceituais, técnicos, históricos, evolução. Linguagem e estética no rádio. Diferentes formatos jornalísticos no rádio.
Processo da comunicação. Níveis de linguagem. Função da linguagem. Unidade, coerência e coesão textual. Estilística da construção da frase. Desenvolvimento dos parágrafos. Textos: narrativo/descritivo e dissertativo. Vícios de linguagem.
Texto nos diferentes meios de comunicação. Construção da notícia: pauta, apuração e texto final. Fontes de notícia. Texto informativo, interpretativo e opinativo. Jornalismo e seus referentes: natureza dos conhecimentos.
Análise sociológica da sociedade contemporânea no que se refere à mensagem. Teoria e ideologia no processo de comunicação. A sociedade de massa e seus pressupostos. A cultura de massas e a comunicação na sociedade brasileira.
Conceitos e definições. Processos de comunicação. Diversas correntes teóricas e tendências.
Composição das páginas WEB. Ambiente WEB: design, interatividade, gráficos e portais. Planejamento de um WEBsite: componentes de navegação, ilustrações, tipografia, teoria da cor. Usabilidade.
Histórico, linguagem e função da fotografia. Equipamentos e composição fotográfica. Fotojornalismo: pauta, reportagem e edição. Laboratório de fotojornalismo: pautas, coberturas, reportagens, ensaios fotográficos.
Produção, gravação e edição de programas radiofônicos. Roteiros e scripts de programas radiofônicos. Radiojornalismo na WEB. Radiojornalismo na rádio comunitária. Rádio e Educação. Função social do rádio.
Comunicação e interpretação. O mundo dos signos: Conceito e interpretação dos signos. Classificação dos signos. Códigos verbais e não verbais; digitais e analógicos. Palavra e imagem. Linguagem e metalinguagem.
Técnicas de entrevistas. Relação com a fonte. Da construção da pauta à entrevista. Tipos de entrevista. Relação entrevistador/entrevistado. Produção do texto e tipos de textos decorrentes da entrevista.
História da TV no Brasil. Conceito de produção telejornalística: linguagem e lógica de produção dos telejornais. Técnicas jornalísticas e processos de produção. Estrutura física e o funcionamento de uma redação de televisão.
Comunicação, e mídia de massa. Indústria Cultural.
Perfil do assessor de imprensa e mercado de trabalho. Das assessorias de imprensa aos birôs de comunicação. Conduta ética e relação com os meios de comunicação. Avaliação da experiência brasileira de assessoria de imprensa. Manual de assessoria de imprensa.
Perfil do assessor de imprensa e mercado de trabalho. Das assessorias de imprensa aos birôs de comunicação. Conduta ética e relação com os meios de comunicação. Avaliação da experiência brasileira de assessoria de imprensa. Manual de assessoria de imprensa.
Edição de textos e de imagens. Edição do telejornal. Cortes, efeitos e trilha sonora. Experimentação nas diferentes etapas de produção. Rotina produtiva dos noticiários e a responsabilidade e ética do profissional.
História da Filosofia. Razão e conhecimento. Filosofia e linguagem. Filosofia e Arte. Filosofia e crítica social. Filosofia e Direitos Humanos.
Televisões e rádios na internet. Legislação sobre direitos autorais e de proteção à pessoa na internet. Edição e publicação de jornais digitais. Produção e manutenção do site do curso.
Tipologia. Projeto editorial e projeto gráfico. Uso da ilustração. Conceitos de diagramação. Editoração eletrônica. Cores nas artes gráficas. Processo de impressão.
Reportagem como gênero jornalístico. Função e características da reportagem. Técnica de captação de informações. Estrutura da Reportagem, da entrevista e da pesquisa. Fontes jornalísticas.
História do cinema e do documentário. Gêneros cinematográficos. Características e natureza do documentário. Linguagem e narrativa cinematográfica. Técnicas de filmagem e edição do documentário.
Metodologia da pesquisa quantitativa. Interpretação de gráficos e tabelas. Amostras, representação de dados amostrais e medidas descritivas. Tabulação. Métodos de inferência estatística. Teste de hipótese. Análise de tendências.
Natureza, história e estilos de arte. Estética e sociedade. Aspectos estéticos da Indústria Cultural. Meios de comunicação como dispositivos de estetização. Arte dos espetáculos. Vanguardas e alternativas: possibilidades dialéticas. O pop, o cult, o kitsch.
Estudo comparativo dos meios de comunicação no Brasil e no mundo. Meios de comunicação e suas relações com o poder político. Análise crítica da mídia. A sociedade da imagem e do espetáculo.
Comunicação humana: aspectos estruturais e funcionais. Principais paradigmas da psicologia da comunicação. Estudos de recepção e de mecanismo de persuasão. Psicologia da comunicação e mercado. Comportamento social e situações interrelacionais. Comunicação de massa e sua influência no comportamento humano. Psicologia do Consumidor.
Modalidade de assessoria de imprensa e comunicação. Ferramentas da assessoria de imprensa: Estratégias para lidar com os jornalistas e a mídia em geral. Administração de conflitos. Entrevista coletiva. Media training.
Planejamento da edição em jornalismo impresso. Normas e critérios editoriais. Singularidade e a hierarquização de informações. Definição do conteúdo editorial. Rotinas produtivas. Design gráfico e suas tendências. Ilustração. Elementos de construção das páginas. Manuais de redação.
Estrutura do Estado; divisão dos poderes. Sistema representativo e processo legislativo. Hierarquia das Leis: Vigência e Eficácia. Políticas de Educação Ambiental e Políticas de Educação para as Relações Étnico-raciais e para o Ensino de História e Cultura Afrobrasileira e Africana. Governo e administração pública. Poder político. Processos e relações entre mídia, sistemas de informação e poder na sociedade contemporânea.
Produção em telejornalismo: produção como lugar da feição e da harmonia da obra. Uso do instrumento de administração, acompanhamento e controle. Implantação de produções do curso.
Métodos do trabalho científico. Técnicas de pesquisa em comunicação. Pressupostos teóricos e contribuições interdisciplinares. Temáticas contemporâneas. Construção do projeto de pesquisa para elaboração do Trabalho de Curso - TC.
Panorama teórico e epistemológico do jornalismo. Campo jornalístico. Objetividade, atualidade e interesse. Teorias do jornalismo. Fenomenologia e características do acontecimento jornalístico.
Desdobramentos e transformações contemporâneas na Comunicação e na Cultura. Modo de vida e dinâmica sócio-cultural. Interfaces entre a comunicação de massa e a política. Controle político da comunicação.
Fundamentos do Empreendedorismo. Empresas jornalísticas e agências de publicidade e comunicação integrada. Habilidades, atitudes e características dos empreendedores. Oportunidades de negócios; identificação, seleção e definição do negócio.
Estudo da legislação vigente e aplicável ao jornalismo. Regulamentação profissional. Ética, moral, deontologia e Código de ética. Repórteres e suas fontes. Dilemas éticos: o público e o privado.
Comunicação nas empresas, nas instituições e nas ONGs. Jornalismo organizacional e empresarial. Relacionamento da organização com os meios de comunicação e com a sociedade.
Concepção formatação criação e execução de programas radiofônicos. Dramatização no rádio.
Evolução, histórico e conceituação do Marketing. Comunicação total e integrada de Marketing. O composto de Marketing. Teoria dos 4 Ps. Comunicação integrada de marketing. Gerência de propaganda, promoção de vendas e relações públicas.
Elaboração de projeto e execução na forma de um produto nas áreas de Jornalismo Impresso, Radiojornalismo, Telejornalismo e WEBjornalismo conforme estabelecido pelo currículo mínimo do Curso e regulamentação específica.
Planejamento, produção, captação, redação e edição do jornal laboratório.
Comunicação alternativa e popular na América Latina e no Brasil: histórico, contextualização e fundamentos. Papel do comunicador popular: mediação e pressupostos éticos. O jornalismo no terceiro setor. Experências de comunicação e jornalismo comunitário.
Investigação jornalística. Prática da apuração, da documentação e da investigação jornalística. Livro-reportagem. Jornalismo especializado.
Investigação jornalística. Prática da apuração, da documentação e da investigação jornalística. Livro-reportagem. Jornalismo especializado.
Mercado editorial no Brasil. Jornalismo como negócio. Passos para elaboração e apresentação de projeto na área do impresso.
Seminários temáticos sobre as correntes teóricas da comunicação e do jornalismo na contemporaneidade e da produção experimental em comunicação e jornalismo.
Desenvolvimento e apresentação de uma pesquisa monográfica sobre tema de interesse na área do jornalismo.