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Civilizações da Antiguidade Oriental. Antiguidade Clássica. Transição para o feudalismo.

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Homem como ser social. Conceitos de sociologia. Ciências afins. Conhecimento e ciência. Clássicos da Sociologia: Durkheim,Marx e Webber.

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Natureza e especificidades do conhecimento histórico. Fontes Históricas. Temporalidade.

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Comunicação. Funções da linguagem. Língua oral e escrita. Estruturas frasais. Estrutura oracional. Construção e compreensão do texto. Coerência e informações implícitas.

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Períodos Pré-Históricos. Evolução do Gênero Homo. Revolução Agrícola. Sociedades Pré-Históricas brasileiras.

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Ciência do ântropos. Conceito de cultura, natureza e sociedade. Raça, cultura e história. Etnocentrismo. Preconceito. Relativismo cultural. Identidade. Formação sociocultural do povo brasileiro. Tópicos antropológicos contemporâneos: manifestações da violência.

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Alta Idade Média: formação do sistema feudal. Impérios: bizantino e islâmico. Baixa idade Média: apogeu e decadência do feudalismo.

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Escrita e pesquisa na Universidade. Oralidade. Leitura. Escrita. Propriedades textuais. Produção de texto.

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Estado e política na história. Conceito e utilidade das ideologias. Formas de trabalho na História e no modo de produção capitalista. Comunicação e poder.

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Movimento dos Annales e as transformações no campo da História. Correntes historiográficas contemporâneas.

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Educação como objeto de reflexão filosófica. Filosofia da educação no Brasil.

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História da América pré-colombiana. Conquista da América e colonização espanhola, francesa, inglesa e holandesa. Crise do sistema colonial e processos de independência.

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Brasil pré-colonial (1500-1530). Ciclos econômicos. Aspectos políticos e culturais. Crise do sistema colonial português e os movimentos de contestação.

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Transição feudo-capitalista. Renascimento. Formação do Estado moderno. Expansão marítima. Reforma protestante e contrarreforma.

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Universidade: produção e socialização do conhecimento. Noções de pesquisa e de ciências. Tipos de conhecimento. Pesquisa em educação. Normas para apresentação de trabalho acadêmico.

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Fundamentos da prática docente. Áreas de atuação profissional. Concepção de ensino. Concepção de aprendizagem: sala de aula e suas dinâmicas.

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Educação e necessidades especiais. Fundamentos históricos, epistemológicos e pedagógicos da educação especial. Diferença/deficiência como uma construção social. Necessidades educacionais especiais: especificidades nas áreas visual, auditiva, mental, motora e sócio-emocional. Contribuição da perspectiva sociocultural para práticas pedagógicas inclusivas.

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Iluminismo. Revolução industrial. Revolução francesa. Nacionalismos. Era napoleônica. Abordagens didático-pedagógicas.

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Período joanino. Processo de Independência. Primeiro reinado. Período regencial. Segundo reinado. Escravidão no Brasil imperial. Abordagens didático-pedagógicas.

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Tendências teórico-metodológicas sobre a relação educação e sociedade. Pesquisa educacional no Brasil: principais tendências. Aproximação do aluno com a realidade escolar. Identificação de temas e problemas de pesquisa ba área educacional-escolar.

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História da educação. Tendências pedagógicas. Teorias da aprendizagem. Processo Ensino-aprendizagem escolar.

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Atividade profissional docente. Planejamento. Metodologias. Conteúdos curriculares. Avaliação da aprendizagem.

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Estágio curricular obrigatório: dimensão pedagógica e legal. Contextualização histórica no Brasil. Saberes e fazeres da docência na Educação Básica. Construção da proposta pedagógica: observação, problematização, elaboração.

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Imperialismo. Revolução russa de 1917. Primeira e segunda Guerras Mundiais. Regimes totalitários. Guerra fria e a nova ordem internacional. Abordagens didático-pedagógicas.

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Proclamação da República. Transformações urbanas: imigrantes, a industrialização e a urbanização. República velha. Era Vargas. República populista. Ditadura militar. Redemocratização e nova República. Abordagens didático-pedagógicas.

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Surdez e linguagem. Fundamentos históricos e epistemológicos da língua de sinais. Sinal e seus parâmetros. Alfabeto manual. Libras: vocabulário e noções gramaticais.

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Elaboração do projeto de pesquisa. Documentos de pesquisa. Levantamento no campo de pesquisa. Coleta de dados.

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Prática de ensino de história no Ensino Fundamental. Observação, participação e regência de aulas. Articulação da pesquisa técnico-científica à prática de ensino. Elaboração do relatório parcial de estágio.

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Porque e para quê ensinar Histório no Século XXI: desafios e perspectivas. História como disciplina escolar: da Ditadura Militar ao cenário contemporâneo. Concepções historiográficas do ensino de história. Conhecimento histórico e consciência histórica.

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Colonização do território: do litoral ao interior. Santa Catarina nos conflitos imperiais: a Revolução Farroupilha e a República Juliana. Revolução Federalista. Guerra do Contestado. Santa Catarina na primeira e segunda Guerras Mundiais. Ditadura militar: a novembrada e os reflexos nas terras catarinenses. Abordagens didático-pedagógicas.

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Comunicação: Alfateto manual. Libras: vocabulário e noções gramaticais.

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Análise dos dados. Elaboração do relatório final da pesquisa.

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Estrutura da educação básica: diretrizes, legislação e Proposta Curricular de SC. Educação das relações étnico-raciais: Lei 10639/2003. Educação ambiental: legislação. Educação especial na educação básica: diretrizes. Educação em Direitos Humanos: legislação.

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Estudos culturais: cinema e literatura como recursos didáticos. Formação da consciência histórica: abordagens pedagógicas a partir do cinema e da literatura. Produção de audivisuais como ferramenta pedagógica.

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Prática de ensino de História no ensino médio. Obeservação, participação e regência de aulas. (Atuação no primeiro ano). Articulação da pesquisa técnico-científica à prática de ensino. Elaboração do relatório parcial do estágio.

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Campo da pesquisa em História Ambiental. Métodos e fontes em História Ambiental. Estudos ambientais e estudos históricos: abordagens interdisciplinares. História Ambiental na sala de aula. Abordagens didático-pedagógicas.

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África anterior à colonização. Diversidade étnica, cultural, religiosa no Continente Africano. Colonialismo europeu na África. Tráfico negreiro para a América: escravidão e resistência dos negros. Descolonização e movimentos de independência africana. Relações étnico-raciais e o ensino de História. Abordagens didático-pedagógicas.

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Produção de artigo científico. Comunicação da pesquisa em eventos científicos.

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Concepções de Patrimônio no Brasil. Memória e patrimônio histórico. Políticas de presercação do patrimônio material e imaterial: legislação brasileira e catarinense. Ensino de história e a formação da consciência de preservação do patrimônio: abordagens didático-pedagógicas.

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Cultura. Identidade. Teoria do reconhecimento. Teorias da Etnicidade. Diferença e Diversidade. Educação multicultural crítica. Atividade pedagógica, cultura e ambiente histórico.

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Prática do ensino de história no Ensino Médio. Observação, participação e regência de aulas. (Atuação no 2º e 3º anos) Articulação da pesquisa técnico-científica à prática de ensino. Elaboração do relatório final de estágio.

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Ocupação do planalto serrano. Movimento das tropas e o nascimento dos primeiros povoados/cidades. Ciclo da madeira no Planalto Serrano. Revolução Farroupilha e Guerra do Contestado no espaço serrano. História política: influência e poder das aristocracias serranas no cenário regional e estadual. Abordagens didático-pedagógicas.

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Arte, música e ensino de História: aspectos teórico-metodológicos. Processos interdisciplinares em música, arte e História: diálogos com outros campos do saber.

Fone: 49 3251-1042
E-MAIL: historia@uniplaclages.edu.br
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