Alterar visualização


EMENTA

A história da linguística. O estruturalismo linguístico. A gramática gerativa e outras correntes.

EMENTA

Mundo globalizado e a realidade brasileira: influência da língua inglesa no contexto sociocultural econômico brasileiro. Papel e o lugar da língua inglesa na formação de cidadãos inseridos no seu contexto. Fundamentos da língua inglesa através da prática comunicativa com ênfase na compreensão oral e escrita. Estratégias de leitura, compreensão de textos a nível básico e aquisição de vocabulário.

EMENTA

Comunicação e linguagem. Os signos: verbal e não verbal. A linguagem nas sociedades primitivas. Níveis de linguagem. Origens e evolução da gramática dos gregos à Novíssima Gramática Brasileira - NGB. Classes e categorias nominais, pronominais e verbal.

EMENTA

Profissão professor: identidade e exigências atuais. Formação pedagógica e os desafios contemporâneos. Formação inicial e continuada dos professores e profissionalização. A função da aula no processo de construção do conhecimento.

EMENTA

Ensino superior e educação à distância. Informática básica. Comunidades de aprendizagem virtual. Ambientes colaborativos. Softwares e sistemas de informação direcionados para as áreas do conhecimento.

EMENTA

Literatura: conceitos. Os gêneros literários. Leitura crítica dos diversos textos midiáticos e de seu subtexto de gênero, raças e classes. Análise e interpretação de textos narrativos. Correntes críticas: Fenomenologia, Hermenêutica e Teoria da Recepção. Formalismo. Estruturalismo. Teorias Críticas Pós- Modernas.

EMENTA

Definição de cultura. Aspectos históricos da formação cultural brasileira. Miscigenação étnica e cultural. Cultura popular. Indústria cultural e meios de comunicação de massa. Influência de outras culturas na cultura brasileira. Construção da identidade nacional, a partir de um mapeamento territorial.

EMENTA

Abordagem conceitual: cultura, etnocentrismo e relativismo cultural. Diversidade cultural: biológica, geográfica e cultural. Identidade cultural: raça, racismo e relações étnico-raciais. Identidade e diferença: gênero e sexualidade. Cidadania no Brasil: desafios e conquistas. Cidadania, movimentos sociais e direitos humanos. Saberes necessários a uma cidadania, planetária. Panorama das políticas públicas de direitos humanos e diversidade cultural no Brasil. Fundamentos de ciência política. Políticas públicas de Inclusão.

EMENTA

Línguas indo-europeias. História externa: Península Ibérica, os romanos, os árabes e os germanos. Formação das línguas românicas. Geografia das línguas românicas. Constituição do vocabulário e contribuição de outras línguas. Principais metaplasmos. Presença da analogia. Arcaísmo e neologismo. Teorias sobre o surgimento do Português no Brasil.

EMENTA

Desenvolvimento da compreensão e da produção escrita na língua inglesa em nível pré- intermediário, enfatizando os gêneros discursivos. Prática da compreensão e expressão oral comunicativa na língua inglesa, estudo da gramática e pronúncia em nível pré-intermediário. Estruturas correspondentes/divergentes em relação ao português.

EMENTA

Vocábulo: definição, formas, sistema aberto e fechado. Léxico, lexicalização. Estrutura dos vocábulos: segmentação morfemática. Os morfemas de significação interna e externa. Enriquecimento do léxico. Composição e derivação. Neologismo e outros processos de formação de palavras.

EMENTA

Educação Básica: objetivos, princípios e diretrizes curriculares. Organização, funcionamento e financiamento da educação básica. Legislação: marcos regulatórios da educação básica. Relação entre educação, estado e sociedade.

EMENTA

Princípios da extensão universitária. Função acadêmica e social. Práticas extensionistas   integradoras e articuladas de acordo com o perfil do egresso.

EMENTA

História da psicologia educacional e escolar. Teorias contemporâneas na interface psicologia e educação. Teorias de desenvolvimento e da aprendizagem com inter-relaç ão nas dimensões biológicas, socioculturais, afetivas e cognitivas.

EMENTA

Construção histórica, cultural, epistemológica, social e ideológica do currículo. Currículo, escola e sociedade. Propostas curriculares alternativas.

EMENTA

Ampliação do entendimento e da produção escrita da língua inglesa em nível pré intermediário. Prática de compreensão e expressão oral comunicativa em língua inglesa, estudo da gramática e pronúncia em nível intermediário.

EMENTA

Introdução à comunicação. Ato comunicativo. Noção de texto. Níveis de leitura do texto. Hipertexto. Comunicação e o texto. Especificidades da estrutura frásica no texto. Qualidade da frase. Relações sintáticas na expressividade: concordância, regência e colocação.  

EMENTA

Aspectos morfossemânticos das classes gramaticais: verbo, preposição e interjeição. A nominalização. Constituintes oracionais: palavras de classe aberta, sintagma nominal, verbal e adjetival. As palavras de classe fechada e a funcionalidade na estrutura dos sintagmas preposicional e adverbial.

EMENTA

Trovadorismo. Camões e o classicismo. Romance romântico. Prosa e a poesia realista. Simbolismo. Conto e poesia de Florbela Espanca. Fernando Pessoa e seus veteranos. Romance contemporâneo. Literatura africana e timorense.

EMENTA

Práticas extensionistas integradoras e articuladas de acordo com o perfil do egresso.

EMENTA

Educação especial. Fundamentos históricos, epistemológicos e pedagógicos da educação especial. Necessidades educacionais especiais. Especificidades nas áreas visual, auditiva, mental, motora e sócio emocional e de altas habilidades/superdotação.

EMENTA

Interação entre ciência, pesquisa e inovação. Elaboração de protocolos de pesquisa: pergunta de pesquisa, justificativa/problema, objetivos, hipóteses, revisão de literatura, métodos e técnicas da pesquisa científica. Organização e análise de dados científicos. Pesquisa em bases de dados. Normas de produção e apresentação de trabalhos científicos. Normas de publicações específicas por área do conhecimento.  

EMENTA

Aperfeiçoamento da compreensão e produção escrita da língua inglesa em nível intermediário. Prática da compreensão e expressão oral comunicativa em língua inglesa e estudo da gramática a nível pós-intermediário.

EMENTA

Emprego e colocação das palavras como recurso estilístico. Significação das construções gramaticais. Distinção entre classe gramatical e função sintática. Sintaxe interna. Constituintes oracionais: termos essenciais, integrantes e acessórios.

EMENTA

Panorama histórico das pesquisas em linguística aplicada e de seus campos de atuação. Desenvolvimento da linguística aplicada ao ensino de língua materna e estrangeira. Noções introdutórias de psicolinguística e sociolinguística. Processos de aquisição e aprendizagem de línguas. Práticas reflexivas sobre educação, ensino de línguas e multiculturalidade.

EMENTA

Formação da literatura brasileira. Estudo das correntes literárias brasileiras do período colonial ao pós-modernismo. Leitura e análise crítica dos aspectos linguísticos, literários, filosóficos, sociais, culturais e políticos das produções literárias brasileiras. Estudo dos autores mais representativos de cada período.

EMENTA

Práticas extensionistas integradoras e articuladas de acordo com o perfil do egresso.

EMENTA

Estrutura, funcionamento e dinâmica dos ecossistemas. Conceitos ambientais. Desenvolvimento sustentável. Globalização e meio ambiente. Educação ambiental. Aspectos e impactos das atividades humanas no ambiente. Controle de poluição do solo, ar e água. Tratamento de resíduos e conservação de recursos naturais. Políticas públicas e legislação ambiental. Objetivos do desenvolvimento sustentável - ODS.

EMENTA

Planejamento escolar. Conteúdos curriculares. Metodologia de ensino e aprendizagem. Políticas de   avaliação e avaliação da aprendizagem.

EMENTA

Objetivos e concepções do ensino de línguas. Formação docente em língua portuguesa, língua inglesa e respectivas literaturas. Língua portuguesa e a língua inglesa nos documentos curriculares do Ensino Fundamental. Análise e reflexão sobre as concepções metodológicas vigentes no ensino de línguas. Práticas docentes simuladas. Elementos para a análise das observações do contexto escolar e da prática docente. Investigação e elaboração de projetos e planos de ensino para a intervenção em escolas do Ensino Fundamental. Registro e a socialização das experiências.

EMENTA

Introdução à compreensão e à produção escrita de textos acadêmicos em língua inglesa em nível pré-avançado. Prática de compreensão e expressão oral comunicativa em língua inglesa e estudo da gramática em nível pré-avançado.

EMENTA

Sintaxe externa. Sentenças simples: tipologia. Hipotaxe e parataxe. Nexos oracionais: os articuladores e o sentido. Articuladores de coesão nas estruturas subordinadas e coordenadas.   Pronomes relativos. Regência e concordância. Pontuação. Conceitos de discurso.

EMENTA

Práticas extensionistas integradoras e articuladas de acordo com o perfil do egresso.

EMENTA

Planejamento educacional e avaliação da aprendizagem. Prática docente em língua portuguesa e língua inglesa no ensino fundamental. Registro e a socialização das experiências. Elaboração do relatório parcial com as vivências no ensino fundamental.

EMENTA

Fundamentos históricos e epistemológicos da Língua de Sinais. Surdez e linguagem. Culturas e identidades surdas. Sinal e seus parâmetros. Noções gramaticais e vocabulário básico.

EMENTA

Prática de compreensão e expressão oral comunicativa em língua inglesa e estudo da gramática em nível pré-avançado. Iniciação à pesquisa científica através da compreensão e produção escrita de textos acadêmicos em língua inglesa em nível pré-avançado. Leitura intensiva de textos relevantes sobre ensino-aprendizagem de língua inglesa.

EMENTA

Teorias semânticas. A significação das palavras: sinonímia, antonímia, hiponímia, homonímia, polissemia e ambiguidade. Figuras de linguagem. Análise dos fenômenos semânticos nos níveis: estrutural, textual e discursivo. Pragmática. Dêixis, atos de fala e inferências.

EMENTA

Pesquisa em educação. Pesquisa educacional no Brasil. Pesquisa no processo ensino aprendizagem.   Práticas extensionistas integradoras e articuladas de acordo com o perfil do egresso.

EMENTA

Práticas extensionistas integradoras e articuladas de acordo com o perfil do egresso.

EMENTA

Texto e suas propriedades. Coesão. Coerência. Parágrafo. Processos de reescritura do texto: revisão e retextualização. Multiletramentos e práticas de produção textual em diferentes gêneros e suportes.

EMENTA

Objetivos e concepções do ensino de línguas. Agir escolar no ensino de língua materna e língua estrangeira. Questão da oralidade no universo escolar. Letramento literário. Língua portuguesa e a língua inglesa nos documentos curriculares do ensino médio. Análise e reflexão sobre as concepções metodológicas vigentes no ensino de línguas. Práticas docentes simuladas. Elementos para a análise das observações do contexto escolar e da prática docente. Investigação e elaboração de projetos e planos de ensino para a intervenção em escolas do ensino médio. Registro e a socialização das experiências.

EMENTA

Noções gramaticais e vocabulário intermediário. Uso da Libras em contextos.

EMENTA

Prática de compreensão e expressão oral comunicativa em língua inglesa e estudo da gramática em nível avançado. Sistematização de estratégias de redação de trabalho acadêmico em língua inglesa.

EMENTA

Categorias semânticas no texto. Identificação do conteúdo mínimo, padrões de organização do conteúdo e estrutura textual. Modos e meios de reprodução, recuperação da informação técnica. Níveis de análise: linguístico e vocabular, morfossintático e discursivo, informativo. Conhecimento técnico, legibilidade e usabilidade.

EMENTA

A escrita do texto monográfico. As normas da ABNT. Elaboração de trabalho monográfico sobre   tema específico do curso.

EMENTA

A educação, a escola e a sala de aula como campo de pesquisa. Práticas extensionistas integradoras   e articuladas de acordo com o perfil do egresso.

EMENTA

Práticas extensionistas integradoras e articuladas de acordo com o perfil do egresso.

EMENTA

Modos de organização do texto: narrativo, descritivo, argumentativo e enunciativo. Estratégias argumentativas entre os procedimentos discursivos: a dissertação. Características do texto científico: polifonia, argumentatividade e formalidade.

EMENTA

Planejamento educacional e avaliação da aprendizagem. Prática docente em língua portuguesa e língua inglesa no ensino médio. Registro e a socialização das experiências. Elaboração do relatório final e apresentação dos resultados obtidos durante as práticas de ensino.

EMENTA

Gestão e organização da educação. Teorias da administração e da gestão educacional. Avaliação   institucional e planejamento estratégico.

EMENTA

Consolidação da competência de compreensão e expressão oral e escrita, com debates a partir de temas polêmicos, assuntos socioculturais e pedagógicos. Fundamentos da análise do discurso oral e escrito em língua inglesa.

EMENTA

Texto como unidade de significação. Relações e processos de construção de sentido: elementos ideológicos. Enunciado e contexto. Leis e competências do discurso. Bases de análise. Enunciação,   pragmática e argumentação. Sintaxe e semântica discursiva.

EMENTA

Panorama das literaturas em língua inglesa com uma abordagem crítica dos aspectos linguísticos, literários, filosóficos, sociais, culturais e políticos de produções literárias em língua inglesa em diferentes épocas e contextos. Questões étnico-raciais, de gênero, e classe em obras de diferentes períodos, estilos e gêneros literários. Considerações sobre o ensino de literatura na educação básica.

EMENTA

Formação específica como campo de pesquisa. Práticas extensionistas integradoras e articuladas de   acordo com o perfil do egresso.

Fone: (49) 3251-1022 Ramal 233
E-MAIL: letras@uniplaclages.edu.br
COORDENAÇÃO: Carlos Eduardo Canani
Fone: 55 49 32511022
Av. Castelo Branco, nº170, Bairro Universitário - Lages - SC - Brasil
© 2024 - Universidade do Planalto Catarinense, desenvolvido por: Núcleo de Informática