Alterar visualização


EMENTA

Anatomia segmentar. Osteologia. Artrologia. Miologia. Anatomia dos sistemas: nervoso, cárdio-circulatório, linfático, respiratório, digestório, urinário, endócrino, reprodutor.

EMENTA

Fundamentos técnicos/táticos e aspectos metodológicos do Atletismo. Provas de Pista, Campo e Rua. Regras.

EMENTA

Atividades físicas adaptadas para grupos especiais. Tipos de deficiências. Recursos humanos e materiais.

EMENTA

Estágio de observação na atuação do Pr5ofissional de Educação Física que atua com treinamento de esportes de alto rendimento. Estágio de Observação na atuação do professor de Educação Física dos anos iniciais da Educação Básica.

EMENTA

História e concepções da Educação Física e dos Esportes. Tendências da Educação Física no Brasil.

EMENTA

Conceitos e concepções da Educação Física. Código de Ética. Funções e atribuições do Profissional de Educação Física.

EMENTA

Conhecimento geral sobre Psicologia do/no Esporte e do Exercício Físico. Aspectos comportamentais e cognitivos.

EMENTA

Ensino superior e educação à distância. Informática básica. Comunidades de aprendizagem virtual. Ambientes colaborativos. Softwares e sistemas de informação direcionados para as áreas do conhecimento.

EMENTA

Abordagem conceitual: cultura, etnocentrismo e relativismo cultural. Diversidade cultural: biológica, geográfica e cultural. Identidade cultural: raça, racismo e relações étnico-raciais. Identidade e diferença: gênero e sexualidade. Cidadania no Brasil: desafios e conquistas. Cidadania, movimentos sociais e direitos humanos. Saberes necessários a uma cidadania, planetária. Panorama das políticas públicas de direitos humanos e diversidade cultural no Brasil. Fundamentos de ciência política. Políticas públicas de Inclusão.

EMENTA

Teorias do desenvolvimento motor. Crescimento e maturação. Aprendizagem Motora. Avaliação   motora.

EMENTA

Aspectos metodológicos do Basquetebol e do Handebol a nível escolar e de iniciação desportiva.

EMENTA

Iniciação e características dos esportes de aventura. Ambientes para aprendizagem. Organização e   adaptação das tarefas motoras para atividades radicais.

EMENTA

Estágio de observação na atuação do Profissional de Educação Física que atua em academias. Estágio de Observação na atuação do Professor de Educação Física dos anos finais da Educação Básica.

EMENTA

Fisiologia celular. Sistemas: nervoso, circulatório, linfático, respiratório, digestório, renal,   endócrino, reprodutor, neuromuscular, articular e ósseo.

EMENTA

Práticas esportivas no contexto da Serra Catarinense. Estrutura e apresentação de trabalhos   científicos. Normas da ABNT em vigência para trabalhos científicos.

EMENTA

Estrutura, funcionamento e dinâmica dos ecossistemas. Conceitos ambientais. Desenvolvimento sustetável. Globalização e meio ambiente. Educação ambiental. Aspectos e impactos das atividades humanas no ambiente. Controle de poluição do solo, ar e água. Tratamento de resíduos e conservação de recursos naturais. Políticas públicas e legislação ambiental. Objetivos do desenvolvimento sustentável - ODS.

EMENTA

Referenciais anatômicos e mecânicos. Instrumentação, medição e análise do movimento humano. Biomateriais.

EMENTA

Aspectos metodológicos do futebol e do futsal a nível escolar e de iniciação desportiva. Práticas extensionistas integradoras e articuladas de acordo com o perfil do egresso.

EMENTA

Estágio de observação na atuação do profissional de Educação Física que atua com grupos especiais e com reabilitação. Estágio de observação na atuação do professor de Educação Física no ensino médio e no ensino para jovens e adultos (EJA).

EMENTA

Bioenergética. Metabolismo energético. Adaptações fisiológicas ao exercício. Ambiente e desempenho humano.

EMENTA

Recreação e lazer nos diferentes campos de atuação. Práticas extensionistas integradoras e articuladas de acordo com o perfil do egresso.

EMENTA

Campos emergentes de atuação do profissional de Educação Física. Estrutura e apresentação de trabalhos científicos. Normas da ABNT em vigência para trabalhos científicos.

EMENTA

Aspectos metodológicos do voleibol a nível escolar e de iniciação desportiva. Práticas extensionistas integradoras e articuladas de acordo com o perfil do egresso.

EMENTA

Estágio de observação na atuação do profissional de Educação Física que atua com gestão, cultura e lazer. Estágio de observação na atuação do professor de Educação Física na educação infantil e no ensino especial.

EMENTA

Aspectos técnicos e metodológicos. Capacidades físicas. Sobrecarga. Implementos.

EMENTA

Interação entre ciência, pesquisa e inovação. Elaboração de protocolos de pesquisa: pergunta de pesquisa, justificativa/problema, objetivos, hipóteses, revisão de literatura, métodos e técnicas da pesquisa científica. Organização e análise de dados científicos. Pesquisa em bases de dados. Normas de produção e apresentação de trabalhos científicos. Normas de publicações específicas por área do conhecimento.  

EMENTA

Estrutura organizacional e administrativa da Educação Física e dos esportes. Projetos esportivos e recreativos. Sistemas de disputa. Práticas extensionistas integradoras e articuladas de acordo com o perfil do egresso.

EMENTA

Elaboração de projetos e organização de eventos recreativos. Práticas extensionistas integradoras e   articuladas de acordo com o perfil do egresso.

EMENTA

Biomateriais e lesões. Cinesioterapia e agentes físicos no tratamento de lesões. Primeiros socorros.

EMENTA

Concepções e perspectivas pedagógicas do processo ensino/aprendizagem. Planejamento e   estruturação de atividades.

EMENTA

Propostas curriculares, concepções, tendências e normas legais do ensino da Educação Física no Ensino Fundamental de 1º a 9º ano. Práticas extensionistas integradoras e articuladas de acordo com o perfil do egresso.

EMENTA

Estágio de prática profissional nos anos iniciais do Ensino Fundamental.

EMENTA

Medidas. Avaliação. Testes físicos. Organização de baterias de testes. Práticas extensionistas integradoras e articuladas de acordo com o perfil do egresso.

EMENTA

Abordagens e metodologias da Educação Física. Planejamento e estruturação de atividades.

EMENTA

Preparação de atletas. Periodização. Processos da preparação desportiva. Treinamento   personalizado.

EMENTA

Propostas curriculares, concepções, tendências e normas legais do ensino da Educação Física no Ensino Médio e no Ensino para Jovens e Adultos. Práticas extensionistas integradoras e articuladas de acordo com o perfil do egresso.

EMENTA

Estágio de prática profissional nos anos finais do Ensino Fundamental.

EMENTA

Fundamentos históricos e epistemológicos da Língua de Sinais. Surdez e linguagem. Culturas e identidades surdas. Sinal e seus parâmetros. Noções gramaticais e vocabulário básico.

EMENTA

Introdução à comunicação. Ato comunicativo. Noção de texto. Níveis de leitura do texto. Hipertexto. Comunicação e o texto. Especificidades da estrutura frásica no texto. Qualidade da frase. Relações sintáticas na expressividade: concordância, regência e colocação.  

EMENTA

Pesquisa em educação. Pesquisa educacional no Brasil. Escola como campo de pesquisa. Práticas   extensionistas integradoras e articuladas de acordo com o perfil do egresso.

EMENTA

Educação Básica: objetivos, princípios e diretrizes curriculares. Organização, funcionamento e financiamento da educação básica. Legislação: marcos regulatório da educação básica. Relação entre educação, estado e sociedade.

EMENTA

História da psicologia educacional e escolar. Teorias contemporâneas da educação: personalistas, psicocognitivas, tecnológicas, sociocognitivas, sociais, espiritualistas e acadêmicas. Teorias de desenvolvimento e da aprendizagem.

EMENTA

Doenças crônicas não transmissíveis. Atividade física e saúde. Prescrição de exercícios.

EMENTA

Propostas curriculares, concepções, tendências e normas legais do ensino da Educação Física na Educação Infantil. Práticas extensionistas integradoras e articuladas de acordo com o perfil do egresso.

EMENTA

Estágio de prática profissional no Ensino Médio. Estágio de prática profissional no Ensino para   Jovens e Adultos – EJA.

EMENTA

Noções gramaticais e vocabulário intermediário. Uso da Libras em contextos.

EMENTA

Lutas nos contextos educacional e esportivo. Fundamentos técnicos/táticos e aspectos metodológicos das diversas lutas. Regras. Práticas extensionistas integradoras e articuladas de acordo com o perfil do egresso.

EMENTA

Sala de aula como campo de pesquisa. Práticas extensionistas integradoras e articuladas de acordo   com o perfil do egresso.

EMENTA

Estilos e técnicas de dança. Composição coreográfica. Dança como manifestação cultural. Dança adaptada. Práticas extensionistas integradoras e articuladas de acordo com o perfil do egresso.

EMENTA

Propostas curriculares, concepções, tendências e normas legais do ensino da Educação Física Inclusiva e em ambientes não urbanos. Práticas extensionistas integradoras e articuladas de acordo com o perfil do egresso.

EMENTA

Metodologia de ensino dos esportes complementares. Esportes com raquetes. Jogos de mesa. Jogos de campo. Arbitragem. Práticas extensionistas integradoras e articuladas de acordo com o perfil do egresso.

EMENTA

Estágio de prática profissional na Educação Infantil. Estágio de prática profissional na Educação   Especial.

EMENTA

Formação específica como campo de pesquisa. Práticas extensionistas integradoras e articuladas de   acordo com o perfil do egresso.

Fone: (49) 3251-1022 Ramal 925
E-MAIL: edfisica@uniplaclages.edu.br
COORDENAÇÃO: Andreia Munalli Pereira Borssatto
Fone: 55 49 32511022
Av. Castelo Branco, nº170, Bairro Universitário - Lages - SC - Brasil
© 2024 - Universidade do Planalto Catarinense, desenvolvido por: Núcleo de Informática