Alterar visualização


EMENTA

Novos paradigmas nas organizações. Processos de mudanças. Comportamento humano no ambiente de trabalho: motivação, comprometimento, cultura, clima, liderança, poder e controle. Trabalho em grupo e equipes. Equipes de alto desempenho. Administração de conflitos. Diversidade nas Organizações. Criatividade. Fatores de risco e de proteção psicossocial no trabalho. Bem-estar no trabalho.

EMENTA

Conceito, origens e características do empreendedorismo. Criatividade, iniciativa e intuição. A visão da oportunidade e como transformá-la em negócio. Tipos de empreendedorismo. Empreendedorismo Social. Fatores condicionantes de sucesso e de mortalidade de empresas no Brasil. Fontes de financiamento e de microcrédito. Constituição e encerramento formal de uma empresa. Responsabilidade Social Empresarial.

EMENTA

O processo histórico de internacionalização das economias. Geopolítica do poder global. Organismos internacionais de apoio e mediação. Produção, Comércio e Fluxo de Capitais. Competição, Competitividade e Estratégias Internacionais. Formação de blocos versus fortalecimento das regiões. Relação entre países centrais e periféricos. Desenvolvimento Sustentável.

EMENTA

Ensino superior e educação à distância. Informática básica. Comunidades de aprendizagem virtual. Ambientes colaborativos. Softwares e sistemas de informação direcionados para as áreas do conhecimento.

EMENTA

Introdução à Administração. Os primórdios da administração. Abordagens da administração: clássica; humanística, estruturalista; neoclássica. Administração por Objetivos.

EMENTA

Conceitos, evolu çã o e fun çõ es do marketing. Composto mercadol ó gico. An á lise do ambiente de marketing. Administra çã o de vendas. Comportamento do consumidor. Planejamento estrat é gico corporativo e planos de marketing.  

EMENTA

Conceito e origens do pensamento estrat é gico. Planejamento estrat é gico: modelos e processos.  

EMENTA

Conceitos b á sicos do com é rcio exterior. C â mbio. Aduana. Sisbacen. Siscomex. Tarifa externa comum. Classifica çã o tarif á ria. Balan ç a comercial. Balan ç o de pagamento.  

EMENTA

Abordagem conceitual: cultura, etnocentrismo e relativismo cultural. Diversidade cultural: biológica, geográfica e cultural. Identidade cultural: raça, racismo e relações étnico-raciais. Identidade e diferença: gênero e sexualidade. Cidadania no Brasil: desafios e conquistas. Cidadania, movimentos sociais e direitos humanos. Saberes necessários a uma cidadania, planetária. Panorama das políticas públicas de direitos humanos e diversidade cultural no Brasil. Fundamentos de ciência política. Políticas públicas de Inclusão.

EMENTA

Gest ã o da informa çã o e do conhecimento. Classifica çã o dos sistemas de informa çã o. Componentes de sistemas de informa çã o. Sistemas de informa çã o como suporte aos processos de tomada de decis ã o e vantagem competitiva das organiza çõ es.  Alinhamento entre Sistemas de informa çã o, Tecnologia da Informa çã o e os objetivos organizacionais. Neg ó cios na era digital.  

EMENTA

Abordagens da administra çã o: comportamental; sist ê mica e contingencial. Administra çã o contempor â nea e tend ê ncias.  

EMENTA

Sistema de informação de marketing para apoio à tomada de decisão. Pesquisa de mercado:  elaboração de projeto; aplicação da pesquisa; análise e apresentação.

EMENTA

Fundamentos do Marketing de Serviços. Projeto do Sistema de Serviço. Qualidade e Produtividade em Serviços.

EMENTA

Introdução à comunicação. Ato comunicativo. Noção de texto. Níveis de leitura do texto. Hipertexto. Comunicação e o texto. Especificidades da estrutura frásica no texto. Qualidade da frase. Relações sintáticas na expressividade: concordância, regência e colocação.  

EMENTA

Expressões algébricas, equações e sistemas de equações. Razões e proporções. Unidades de Medida. Cálculos de média: simples; aritmética, ponderada e geométrica. Funções e suas aplicações. Correlação e Análise de Regressão.

EMENTA

Planejamento da negociação. Habilidades essenciais dos negociadores. A comunicação no processo de negociação. Estratégias e o processo de negociação. Mediação e Arbitragem.

EMENTA

As organizações como sistema total compostas de subsistemas. Diferenciação e integração organizacional. Racionalização nas organizações.

EMENTA

Sociologia clássica. Paradigma da sociedade Industrial. Estado, empresa, mercado e as organizações. Mudanças organizacionais e a questão de gênero.

EMENTA

O papel da gestão de recursos humanos nas organizações. Os subsistemas de administração de recursos humanos: recrutamento; seleção; cargos e salários; treinamento e desenvolvimento; avaliação de desempenho.

EMENTA

Comunicação como variável estratégica da empresa. Funções da comunicação. Comunicação intra e interorganizacional.

EMENTA

Noções e princípios básicos da Contabilidade. Balanços, demonstrações e análises contábeis. A contabilidade como instrumento de análise financeira e econômica. Indicadores contábeis de rentabilidade e investimentos. Contabilidade como instrumento de decisão gerencial.

EMENTA

Conceitos básicos. Séries estatísticas. Apresentações tabular e gráfica de séries. Medidas de tendência central, dispersão, assimetria e curtose. Probabilidade. Distribuições de probabilidade. Amostragem e estimação. Teste de hipóteses.

EMENTA

Interação entre ciência, pesquisa e inovação. Elaboração de protocolos de pesquisa: pergunta de pesquisa, justificativa/problema, objetivos, hipóteses, revisão de literatura, métodos e técnicas da pesquisa científica. Organização e análise de dados científicos. Pesquisa em bases de dados. Normas de produção e apresentação de trabalhos científicos. Normas de publicações específicas por área do conhecimento.  

EMENTA

Conceitos básicos da administração da produção. Estudos de localização: impacto ambiental, da edificação, da infraestrutura, da origem da matéria-prima. Cadeia produtiva. Desenho industrial: planejamento e controle da capacidade produtiva; disposição fixa e flexível para manufatura; layout, manutenção industrial. Segurança e higiene industrial.

EMENTA

Enfoque estratégico de recursos humanos. Gestão do conhecimento.

EMENTA

Abordagem logística dos recursos. Gestão de compras e suprimentos. Sistemas de identificação e codificação. Sistemas de classificação: ABC/Pareto, 123, PQR, XYZ, e GUS. Gestão de estoque.

EMENTA

Estrutura, funcionamento e dinâmica dos ecossistemas. Conceitos ambientais. Desenvolvimento sustetável. Globalização e meio ambiente. Educação ambiental. Aspectos e impactos das atividades humanas no ambiente. Controle de poluição do solo, ar e água. Tratamento de resíduos e conservação de recursos naturais. Políticas públicas e legislação ambiental. Objetivos do desenvolvimento sustentável - ODS.

EMENTA

Principais operações do Mercado Financeiro. Juros. Descontos. Capitalização. Financiamentos e Sistemas de Amortização. Métodos de Depreciação. Elementos de Engenharia Econômica. Princípios de aplicação de capital. Métodos de avaliação de investimentos. Seleção, avaliação e decisão de investimento.

EMENTA

Tipos de sistemas de produção. Planejamento e controle da produção. Balanceamento da produção. Gestão da Qualidade.

EMENTA

Conceitos e classificação de custos. Métodos de custeio. Aspectos técnicos e práticos de análise de custo, volume e lucro. Análise de custos para a formação de preço. Alinhamento estratégico corporativo: Balanced Scorecard . Sistema de informação de custos para apoio à tomada de decisão.

EMENTA

Logística interna: armazenagem. Logística de distribuição: canais de distribuição e modais de transporte. Logística reversa e meio ambiente. Logística integrada/Gerenciamento da cadeia de suprimentos ( Supply Chain Management ).  Logística internacional.

EMENTA

Administração financeira e a contabilidade; Função financeira; Administração do capital circulante; Ciclo operacional e financeiro; Ponto de equilíbrio; Fluxo de recursos; Fluxo de caixa. Fontes de financiamento; Estrutura financeira de capital.

EMENTA

Noções básicas do direito empresarial. Tipos de Empresa. Sociedades empresariais. Personalidade jurídica. Desconsideração da personalidade jurídica. Nome empresarial. Propriedade industrial. O empresário e os direitos do consumidor.

EMENTA

Moeda: origens; funções; demanda e oferta. Sistema Monetário: origens e evolução; política monetária. Sistema Financeiro Nacional. Títulos do Mercado de Capitais: tipos, conceitos e diferenciação.

EMENTA

Ética: fundamentos, princípios e conceitos. Inter-relação da ética pessoal com a ética empresarial. Código de ética profissional.

EMENTA

Custo de capital; Alavancagem operacional e financeira; Planejamento financeiro de curto prazo; Métodos de Avaliação de Investimentos; Análise das demonstrações contábeis e financeiras.

EMENTA

Estado e Governo. Sistema Tributário Nacional - Noções de Tributos; Espécies de Tributos. A administração pública no Brasil: estrutura e funcionamento, planejamento, execução e controle do orçamento público. A modernização da administração pública no Brasil.

EMENTA

Introdução à Economia. Micro e Macroeconomia. Estrutura de Mercado. Estrutura, Conduta e Desempenho. Competitividade: Análise Sistêmica. Estratégia de Crescimento de Organizações: Concentração, Diferenciação, Diversificação. Barreiras à Entrada e à Saída das Organizações do Mercado. Economia dos Custos de Transação. Organização e espaço: Formatos e estruturas de Organizações.

EMENTA

Custos para Decisão. Análise do Regime Tributário. Cálculos Tributários: Apuração de Custos Tributários sobre Produtos e Serviços. Formação do Preço de Venda: Aspectos Quantitativos x Qualitativos.

EMENTA

Capital Intelectual. Propriedade Intelectual: Marcas e Patentes. Inovação Tecnológica.

EMENTA

Seguridade social: legislação constitucional; infraconstitucional e financiamento. Regimes previdenciários. Custeio e benefícios. Segurados e dependentes. Riscos ocupacionais. Infrações e crimes. Decadência e prescrição. Previdência compl Ementa r. Princípios do direito do trabalho. Direitos Trabalhistas. Prescrição, renúncia, transação e nulidade trabalhista. Legislação sindical e o direito de greve. Convenções, contrato e acordos coletivos de trabalho. Segurança e medicina do trabalho.

EMENTA

Estruturação do Projeto de Estágio e de Pesquisa em Administração.

EMENTA

Desenvolvimento da Etapa I do Projeto de Estágio e de Pesquisa em Administração.

EMENTA

Desenvolvimento da Etapa II do Projeto de Estágio e de Pesquisa em Administração

EMENTA

A concepção de negócio. Elementos constitutivos e o processo de elaboração do Plano de Negócios. Planejamento e simulação do empreendimento. Análise de desempenho e processo de melhoria. Ferramentas de gerenciamento. Relatórios de gestão. Avaliação de resultados.

EMENTA

Simulação: contexto, aprendizagem e tipos. Planejamento e simulação de negócios. Sistemas de apoio à decisão. O relatório de gestão.

Fone: (49) 3251-1022 Ramal 252
E-MAIL: cursoadm@uniplaclages.edu.br
COORDENAÇÃO: Kelli Ap Gotardo Armiliato
Fone: 55 49 32511022
Av. Castelo Branco, nº170, Bairro Universitário - Lages - SC - Brasil
© 2024 - Universidade do Planalto Catarinense, desenvolvido por: Núcleo de Informática