Alterar visualização


EMENTA

Histórico do atletismo. O atletismo nos dias de hoje no Brasil e no mundo. O atletismo escolar.Conceitos básicos.A pista de atletismo.As provas de pista e de rua. Os benefícios das corridas.As regras básicas. Metodologia do ensino das corridas.As provas de velocidade, de meio fundo e de fundo. O prazer de correr.

EMENTA

Histórico do Basquetebol. Fundamentos básicos. Funções motoras na execução do fundamento. Sistema de quadra e Mini basquetebol.

EMENTA

Escrita e pesquisa na Universidade. Propriedades do texto: unidade, contextualização. Compreensão dos textos. Intertextualidade. Tipos de discursos. Descrição. Narração. Dissertação.

EMENTA

Cultura. Identidade. Teoria do reconhecimento. Teorias da Etnicidade, Diferença e Diversidade. Educação multicultural crítica. Atividade pedagógica, cultura e ambiente histórico.

EMENTA

Gestos técnicos no desenvolvimento das funções motoras. Jogos pré-esportivos e grandes jogos.

EMENTA

Estudos históricos das diversas modalidades esportivas. Inserção dos acadêmicos no campo profissional. História e evolução da Educação Física. Relações das grandes divisões da história com a Educação Física. As grandes correntes contemporâneas e suas origens. A Educação Física no Brasil.

EMENTA

Aspectos históricos da Sociologia da Educação. A Sociologia da educação e seu objeto. Escola, cultura e classes sociais: a hereditariedade cultural e social e os destinos escolares.

EMENTA

Histórico das provas de campo. O atletismo nos dias de hoje (provas de campo). Panorama social e cultural do atletismo. Algumas possibilidades didáticas para a prática do atletismo. Conceitos básicos. O atletismo escolar. Metodologia do ensino das provas de campo. As regras básicas dos saltos e arremessos.

EMENTA

Técnicas de arbitragem. Bases gerais do treinamento do Basquetebol. Confecções de súmulas. Organização de jogos e arbitragem.

EMENTA

Jogos pré-esportivos e grandes jogos. Preparação de equipes no futebol. Regras do jogo e arbitragem.

EMENTA

Estudos históricos das diversas modalidades esportivas. Inserção dos acadêmicos no campo profissional. Tendências da Educação Física no Brasil. Diferentes abordagens da Educação Física e dos esportes no contexto atual. Ética no desporto e na Educação Física. O movimento Olímpico Internacional da Educação Física. Relações entre CONFEF, CREF e CBCE e suas implicações na prática pedagógica dos profissionais da área.

EMENTA

Organização da F.I.V.B. Fundamentos da técnica. Metodologia dos fundamentos. Pequenos jogos. Regras. Grandes jogos. Mini voleibol.

EMENTA

Osteologia. Artologia. Miologia. Anatomia do Sistema Nervoso Autônomo. Anatomia do Sistema Nervoso Central. Anatomia do Sistema Nervoso Periférico. Anatomia do Sistema Digestivo. Anatomia do Sistema Cárdio-circulatório. Anatomia do Aparelho Respiratório. Anatomia do Aparelho Excretor Renal. Anatomia do Aparelho Reprodutor.

EMENTA

Bioenergética. Funcionamento dos sistemas musculares, respiratório e cardiovascular. Efeitos fisiológicos do treinamento. Termoregulação. Avaliação funcional. Resposta do sistema endócrino à atividade física. Influência do ambiente sobre o desempenho humano. Mensuração de energia. Recuperação após o exercício. Limiar Anaeróbico e ventilatório.

EMENTA

Compartimentos Hídricos, Sangue e Líquidos Corporais. Funções dos: Sistema Nervoso Central e Periférico, Sistema Linfático, Sistema Respiratório, Aparelho Digestivo, Sistema Renal. Sistema Endócrino. Sistema Reprodutor e Sexual Masculino e Feminino: Resposta Sexual Humana, Órgãos dos Sentidos, Sistema Neuromuscular e Neurovegetativo.

EMENTA

Evolução da ginástica; principais movimentos ginásticos; localização de sua ação, efeitos e desenvolvimento das capacidades físicas relacionadas à saúde; a ginástica no processo educativo formal.

EMENTA

Sistemas defensivos. Sistemas de ataque. Posicionamento em quadra. Organização de equipes. Organização de competições. Confecção de súmulas.

EMENTA

Objetivos e métodos da biomecânica dos exercícios físicos. Características biomecânicas do corpo humano e seus movimentos. Estrutura e funções do sistema biomecânico do aparelho locomotor. Biomecânica das noções motoras, das qualidades motoras, sistemas de movimentos e organização de sua direção. Conservação e variação da posição do corpo, movimento ao redor do eixo, movimento de locomoção, movimento com deslocamento dos corpos externos. Biomecânica aplicada às técnicas desportivas.

EMENTA

História da dança. Estudo das posições básicas. Bases filosóficas e técnicas das diferentes características e estilos de dança. A linguagem do corpo como meio de comunicação e expressão. Seu valor educativo e pedagógico na escola . Prática do movimento aplicado à dança escolar. Formas populares de dança. Manifestações folclóricas. Princípios de coreografias e fundamentos de composição.

EMENTA

Teoria e prática da ginástica. Exercícios sintéticos e analíticos. Uso de aparelhos manuais e fixos. Uso de sobrecarga. Exercícios em duplas, trios e grupos.

EMENTA

Definições e evolução histórica da natação. A importância da natação. Propriedades físicas da água. Pedagogia da natação. Educativos, exercícios corretivos e noção da mecânica dos nados crawl, costas, peito clássico e borboleta. Sequência pedagógica dos estilos, educativos e exercícios corretivos e noção da mecânica dos estilos.

EMENTA

Conceitos básicos. Os macronutrientes e os micronutrientes. O valor nutricional dos principais alimentos. As calorias. As pirâmides alimentares. A nutrição escolar. Os transtornos alimentares. Nutrição e saúde. Nutrição e atividade física. Planos para alimentação saudável.

EMENTA

Intervenção a partir da observação e identificação do objeto de pesquisa no campo de estágio (séries iniciais do ensino fundamental), elaboração do pré-projeto de intervenção. Avaliação e discussão das vivências. Apresentação do relatório de estágio.

EMENTA

Fundamentação. Medidas e avaliação em Educação Física. Uso de estatística em medidas e avaliações. Medidas funcionais. Avaliação neuromuscular. Avaliação da condição física. Análise dos exames e testes. Organização de programas de avaliação física.

EMENTA

Conceitos de Educação Física. As metodologias crítico-progressistas da Educação Física Escolar. Planejamento e suas etapas. Avaliação em Educação Física.

EMENTA

Funções administrativas aplicadas à Educação Física ( planejamento, organização, direção e controle de eventos). Caderno de encargos. Realização de uma competição desportiva. Estruturas organizacionais do setor público. Sistemas utilizados nos processos de competições. Torneios e campeonatos. Elaboração de regulamentos - geral, técnico e disciplinar. Elaboração de projetos esportivos. Formação de uma CCO.

EMENTA

Crescimento e desenvolvimento. Aprendizagem motora. Avaliação do crescimento. Fatores que influenciam o crescimento e o desenvolvimento. Efeitos do exercício físico sobre o crescimento e o desenvolvimento. Idade biológica e idade cronológica. Técnicas de determinação da idade biológica. Formas mais adequadas de exercício físico para as diferentes faixas maturacionais.

EMENTA

Intervenção a partir da observação e contextualização/apresentação do objeto no processo de estágio (séries finais do ensino fundamental), elaboração do plano de trabalho /intervenção. Avaliação e discussão das vivências. Apresentação do relatório de estágio.

EMENTA

Introdução ao estudo da recreação. Correntes filosóficas da recreação. Classificação das atividades recreativas. Brincadeiras e jogos. Organização das gincanas. Didática da recreação.

EMENTA

A atividade física e saúde. Prevenção e promoção da saúde. Estudo de doenças crônico-degenerativas. Importância da atividade física. Prescrição de exercícios para portadores e não portadores de disfunções orgânicas.

EMENTA

A infância. A pedagogia do movimento na Educação Física Infantil. Os jogos, as brincadeiras e os brinquedos na Educação Física Infantil. As relações entre a Educação Física Infantil e as outras áreas do conhecimento. A avaliação em Educação Física Infantil.

EMENTA

Fundamentos e habilidades individuais. Jogadas combinadas. Jogos pré-desportivos. Grandes jogos. Confecção de súmulas. Organização de equipes. Posicionamento. Iniciação aos jogos.

EMENTA

Conceitos básicos. Desenvolvimento neuro-psicomotor. Estrutura e funcionamento do sistema nervoso central. Fatores impulsores e impeditivos do desenvolvimento neuropsicomotor. Padrões normais do desenvolvimento neuropsicomotor na criança. Desenvolvimento motor da fala, cognitivo, emocional, escrita, leitura, cálculo. Dano neurológico: causas e consequências. Principais deficiências infantis. Prevenção e intervenção precoce.

EMENTA

O esporte frente às sociedades. Educação e esporte. Tênis. Tênis de mesa. Xadrez. Capoeira. Punhobol. Bocha. Padel. Dominó. Jogos educativos. Regras e súmulas das diversas atividades desenvolvidas.

EMENTA

Intervenção a partir da observação e contextualização / apresentação do objeto no processo de estágio (Educação Infantil, Educação Especial, Educação de Jovens e Adulltos e demais espaços de educação formal e não-formal), elaboração do plano de trabalho / intervenção. Avaliação e discussão das vivências. Apresentação do relatório de estágio.

EMENTA

Evolução histórica do futsal no Brasil e no mundo. Pedagogia do ensino do futsal. Funções motoras e o ensino dos fundamentos técnicos do futsal. Jogos pré-esportivos e grandes jogos. Preparação de equipes no futsal. Regras do jogo e arbitragem.

EMENTA

O movimento e sua relação com a educação; a ginástica olímpica e a sua função no processo educativo; o exercício de solo e sua aplicação na realidade escolar; o salto sobre o cavalo; exercícios nos aparelhos.

EMENTA

Relato histórico. Fundamentos da Ginástica Rítmica e seus objetivos. Consideração sobre ritmo e estrutura da Ginástica Rítmica. Importância da Ginástica Rítmica na escola. Estudo das formas e movimentos com e sem deslocamentos. Estudo dos elementos e carcterísticas dos aparelhos oficiais e alternativos na Ginástica Rítmica. Planejamento e composição de movimentos nos diferentes níveis de ensino da Ginástica Rítmica.

EMENTA

Educativos de defesa e ataque. Sistemas de defesa e ataque. Jogadas de ataque e contra-ataque. Gestos técnicos do handebol. Regras.

Fone: (49) 3251-1033 / 3251-1042
E-MAIL: edfisica@uniplaclages.edu.br
COORDENAÇÃO: Professora Andreia Munalli Pereira Borssatto
Fone: 55 49 32511022
Av. Castelo Branco, nº170, Bairro Universitário - Lages - SC - Brasil
© 2024 - Universidade do Planalto Catarinense, desenvolvido por: Núcleo de Informática