Alterar visualização


EMENTA

Introdução ao estudo da anatomia humana. Anatomia segmentar: Osteologia. Artrologia. Miologia. Anatomia dos sistemas: nervoso, cardiocirculatório, linfático, respiratório, digestório, urinário, endócrimo, reprodutor.

EMENTA

Conceitos. Fundamentos Técnicos/Táticos e aspectos metodológicos do atletismo. Provas de pista e campo. Organização de eventos.

EMENTA

Conceitos. Fundamentos Técnicos/Táticos e aspectos metodológicos do Basquetebol. Organização de eventos.

EMENTA

História da Educação Física e dos Esportes. Conceitos e Concepções de Educação Física e Esporte. Divisões da história com a Educação Física. Correntes contemporâneas e suas origens. Inserção dos acadêmicos no campo profissional.

EMENTA

Comunicação. funções da linguagem. Língua oral e escrita. Estruturas frasais. Estrutura oracional. Construção e compreensão do texto. Coerência e informações implícitas.

EMENTA

Sociologia como campo do conhecimento científico e suas aproximações nos processos esportivos. Esporte como fenômeno social.

EMENTA

Histórico. Concepções, estilos e técnicas de dança. Danças atuais, contemporânea e improvisação. Manifestações folclóricas regionais, nacionais e estrangeiras. Projetos de ensino.

EMENTA

Fisiologia celular. Sangue e líquidos corporais. Funções do sistema nervoso central e periférico. Funções dos sistemas: linfático, respiratório, digestório, renal, endócrino, reprodutor, sexual. Órgãos dos sentidos. Sistema neuromuscular, articular e ósseo.

EMENTA

História dos Esportes. Tendências da Educação Física no Brasil. Diferentes abordagens da Educação Física e dos esportes no contexto atual. Ética no desporto e na Educação Física. Relações entre CONFEF, CREF e CBCE e suas implicações na prática pedagógica dos profissionais da área. Inserção dos acadêmicos no campo profissional.

EMENTA

Escrita e pesquisa na Universidade. Oralidade. Leitura. Escrita. Propriedades textuais. Produção de texto.

EMENTA

Histórico. Conceitos. Recreação nos diferentes campos de atuação. Aspectos metodológicos da Recreação. Organização de eventos recreativos. Recreação e meio ambiente.

EMENTA

Conceitos. Fundamentos Técnicos/Táticos e aspectos metodológicos do Voleibol. Organização de eventos.

EMENTA

História. Objeto e método. Áreas de atuação. Referenciais anatômicos e mecânicos. Instrumentação, medição e análise do movimento. Biomateriais.

EMENTA

Educação como objeto de reflexão filosófica. Filosofia da educação no Brasil.

EMENTA

História. bioenergética. Mensuração de energia (limiar anaeróbico e ventilatório). Efeitos fisiológicos ao exercício (agudos e crônicos). Influência do ambiente sobre o desempenho humano.

EMENTA

Conceitos. Classificação da ginástica. Movimentos ginásticos. Aspectos Técnicos e pedagógicos do ensino da ginástica. Gin´stica e desenvolvimento das capacidades físicas. Ginástica no processo formativo.

EMENTA

História. Finalidades da natação. Propriedades físicas da água. Pedagogia da natação. Aspectos Técnicos/Táticos dos nados.

EMENTA

Universidade: produção e socialização do conhecimento. Noções de pesquisa e ciências. Tipos de conhecimento. Pesquisa em educação. Normas para apresentação de trabalho acadêmico.

EMENTA

Fundamentos da prática docente. Áreas de atuação profissional. Concepção de Ensino. Concepção de Aprendizagem: sala de aula e suas dinâmicas.

EMENTA

Conceitos. Fundamentos Técnicos/Táticos e aspectos metodológicos do Futebol. Regras e Arbitragem. Organização de eventos.

EMENTA

Aspectos metodológicos da Ginástica. Exercícios sistéticos e analíticos. Aparelhos manuais e fixos. Sobrecarga.

EMENTA

História. Macro e micronutrientes. Valor nutricional e calórico dos alimentos. Demanda alimentar no desenvolvimento humano. Transtornos alimentares. Planos alimentares.

EMENTA

Estrutura organizacional e administrativa da Educação Física e dos esportes. Planejamento, organização e projetos esportivos e recreativos. Sistemas de disputa.

EMENTA

Tendências teórico-metodológicas sobre a relação educação e sociedade. A pesquisa educacional no Brasil: principais tendências. Aproximação do aluno com a realidade escolar. Identificação de temas e problemas de pesquisa na área educacional-escolar.

EMENTA

História da educação. Tendências pedagógicas. Teorias da Aprendizagem. Processo Ensino-aprendizagem escolar.

EMENTA

Epidemiologia das doenças crônicas não transmissíveis. Atividade física e saúde. Prescrição de exercícios.

EMENTA

Atividade profissional docente. Planejamento. Metodologias. Conteúdos curriculares. Avaliação da aprendizagem.

EMENTA

Surdez e linguagem. Fundamentos históricos e epistemológicos da língua de sinais. O sinal e seus parâmetros. Alfabeto manual. Libras: vocabulário e noções gramaticais.

EMENTA

Conceitos. Abordagens e metodologias da Educação Física.

EMENTA

Elaboração do projeto de pesquisa. Documentos de pesquisa. Levantamento no campo de pesquisa. Coleta de dados.

EMENTA

Conceitos. Tipos de deficiências. Programa de atividades físicas e desportivas adaptadas. Implementação de equipamentos e espaço físico.

EMENTA

Intervenção a partir da observação e contextualização/apresentação do objeto no processo de estágio (Séries Finais do ensino Fundamental). Elaboração do plano de trabalho para a intervenção. Avaliação e discussão das vivências. Apresentação do relátorio de estágio.

EMENTA

Comunicação: alfabeto manual. Libras: vocabulário e noções gramaticais.

EMENTA

Conceitos. Medidas e avaliação. Medidas funcionais. Avaliação neuromuscular. Avaliação da condição física. Análise dos exames e testes. Organização de programas de avaliação física.

EMENTA

Planejamento e avaliação em Educação Física.

EMENTA

Análise dos dados. Elaboração do relatório final da pesquisa.

EMENTA

Estrutura da educação básica: diretrizes, legislação e Proposta Curricular de SC. Educação das relações étnico-raciais: Lei 10639/2003. Educação ambiental: legislação. Educação especial na educação básica: diretrizes. Educação em Direitos Humanos: legislação.

EMENTA

Conceitos de crescimento, desenvolvimento e maturação. Teorias de desenvolvimento humano: aspectos motores, cognitivos, afetivos e sociais. Avaliação do crescimento. Fatores que influenciam o crescimento e desenvolvimento. Idade biológica e idade cronológica. Técnicas de determinação da idade biológica.

EMENTA

Conceitos de infância. Pedagogia do movimento na Educação Física infantil. Jogos, brincadeiras e brinquedos na Educação Física Infantil. Relações entre a Educação Física infantil e demais áreas do conhecimento. Avaliação em Educação Física Infantil.

EMENTA

Intervenção a partir da observação e contextualização/apresentação do objeto no processo de estágio (Ensino Médio). Elaboração do plano de trabalho para a intervenção. Avaliação e discussão das vivências. Apresentação do relatório de estágio.

EMENTA

Conceitos. Fundamentos Técnicos/Táticos e aspectos metodológicos do Handebol. Regras e Arbitragem. Organização de eventos.

EMENTA

Produção de artigo científico. Comunicação da pesquisa em eventos científicos.

EMENTA

  PLANO DE ENSINO   CURSO Ciências Biológicas/ Educação Física/ Geografia/ História/ Matemática/ Pedagogia DISCIPLINA  Cultura, Diferença e Educação DOCENTE  Jourdan Linder CARGA HORÁRIA  72 h/a CRÉDITOS  4 SEMESTRE/CURSO  8º ANO/SEMESTRE  2016/2   EMENTA Cultura. Identidade. Teoria do reconhecimento. Teorias da Etnicidade, Diferença e Diversidade. Educação multicultural crítica. Atividade pedagógica, cultura e ambiente histórico. OBJETIVO GERAL Proporcionar ao acadêmico/a a compreensão da educação no contexto sócio-histórico cultural das diferenças, o (re)pensar a escola e os mecanismos de inclusão e exclusão dos sujeitos e assim, considerar as diferenças culturais e étnicas como enriquecedoras na organização do tecido social. OBJETIVOS ESPECÍFICOS > Problematizar os conceitos de cultura e identidade, relacionando aos processos educacionais. > Compreender a importância do “reconhecimento” como meio para a desconstrução de preconceitos e discriminação nas suas variadas facetas. > Valorizar a heterogeneidade nas interações sociais, entendendo-a como um fundamento para processos inclusivos que rompam com uma educação homogeneizante. > Analisar a educação na perspectiva multicultural crítica como processo de emancipação.   CONTEÚDO PROGRAMÁTICO UN. CONTEÚDOS C.H. ESTRATÉGIAS 1 Cultura e Identidade:   1.1 Estudos Culturais e Educação 1.2 O Eu: os múltiplos aspectos que constituem a identidade do sujeito 1.3 O Outro: a questão da alteridade 1.4 Cultura Escolar 18 h/a  Aula expositiva dialogada. Discussão em pequenos grupos. Apresentação. Fórum. Mini-escrito. 2 Teoria do reconhecimento. Teorias da Etnicidade:   2.1 A teoria do reconhecimento 2.2 O reconhecimento nas relações escolares 2.3 Relações étnicas e Etnocentrismo 2.4 Preconceito e Discriminação 18 h/a  Problematização. Aula expositiva dialogada. Discussão em grupo. Fórum. Mini-escrito. 3 Diferença e Diversidade:   3.1 Conceituando: Diferença e Diversidade. 3.2 A heterogeneidade como fator relevante para os processos de ensino-aprendizagem. 3.3 Dialética da Inclusão e da exclusão. 3.4 Educação e Homogeneidade x Necessidades Educacionais Especiais.   18 h/a Aula expositiva dialogada. Discussão a partir de questões  suleadoras . Fórum. Elaboração de projeto em grupo. 4 Educação multicultural crítica. Atividade pedagógica, cultura e ambiente histórico:   4.1 Os “Herdeiros” da cultura legitimada: meritocracia e (in)justiça escolar. 4.2 Educação e Multiculturalismo crítico como processo de emancipação do sujeito. 4.3 A valorização da cultura dos sujeitos como dispositivo de Inclusão Social 4.4 O currículo como artefato cultural e histórico.   18 h/a Exibição de vídeo. Discussão em pequenos grupos. Aula expositiva dialogada. Fórum. Elaboração de projeto em grupo.   SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO CONHECIMENTOS Apreensão crítica e relacional dos conceitos trabalhados. HABILIDADES Capacidade de analisar o cotidiano escolar (re)pensando os mecanismos de inclusão e exclusão. ATITUDES Proposição de formas de intervenção que levem os sujeitos do cotidiano escolar à emancipação tendo como fundamento a diversidade cultural. Além disso será avaliada a participação efetiva nos fóruns e assiduidade nos encontros presenciais. OUTRAS   DATAS PREVISTAS Avaliação Unidades C H A Valor Data³ Recuperação Sim Data Avaliação Integrativa²   X X X 2,0        Fóruns Avaliativos 1, 2, 3, 4  X  X  X 2,0       Avaliação  On-Line  1 1 e 2  X  X X  1,5   X    Avaliação  On-Line  2 3 e 4  X  X X  1,5       Avaliação Presencial 1, 2, 3, 4  X  X X 3,0   X   ¹Datas e formatos das avaliações podem sofrer alterações mediante necessidade e andamento da disciplina. ²Formato de avaliação definido pelo colegiado do curso. ³A data da avaliação não necessariamente deve ser apresentada, embora seja somente uma previsão.   BIBLIOGRAFIA BÁSICA 1 BHABHA, Homi K.  O local da cultura . 1.reimp. Belo Horizonte: Universidade Federal de Minas Gerais, 2001. 395 p. (Coleção humanistas) ISBN 857041156-1. Número de chamada:  306 B575l 2 ABRAMOWICZ, Anete; SILVÉRIO, Valter Roberto.  Afirmando diferenças : montando o quebra-cabeça da diversidade na escola. Campinas: M.r. Cornacchia & Cia. Ltda, 2005. 108 p. (Coleção Papirus Educação) ISBN 8530807871. Número de chamada:  379.263 A256 3 MCLAREN, Peter; SCHAEFER, Bebel Orofino.  Multiculturalismo crítico. São Paulo: Cortez Editora, 1997. 239 p. 7130 ISBN 852490644-8. Número de chamada:  370.193 M478m 4 HALL, Stuart; SILVA, Tomaz Tadeu da.  A identidade cultural na pós modernidade . 7.ed. Rio de Janeiro: DP&A Editora, 2003. 102 p. ISBN 857490154-7. Número de chamada:  306 H179i   BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR 1 SKLIAR, Carlos.  Pedagogia (improvável) da diferença : e se o outro não estivesse aí?. Rio de Janeiro: DP&A Editora, 2003. 224 p. ISBN 8574902578. Número de chamada:  374.012 S626p 2 CECCHETTI, Elcio; POZZER, Adecir.  Educação e diversidade cultural : tensões, desafios e perspectivas. Blumenau: Edifurb, 2014. 244p. (Série Saberes em Diálogo) ISBN 978857142138. Número de chamada:  370.118063 E21 3 FREIRE, Paulo.  Pedagogia da tolerância . São Paulo: UNESP, 2004. 329 p. (Série Paulo Freire) ISBN 8571395667. Número de chamada:  374.012 F866p 4 SKLIAR, Carlos; LARROSA, Jorge.  Habitantes de Babel : políticas e poéticas da diferença. Belo Horizonte: Autêntica, 2001. 302 p. ISBN 8575260324. Número de chamada:  370.1 H116 5 BOURDIEU, Pierre; PASSERON, Jean-Claude.  Os herdeiros : os estudantes e a cultura. Florianópolis: Editora da UFSC, 2014. 6 HONNETH, A.  Luta por reconhecimento : a gramática moral dos conflitos sociais. São Paulo: Editora 34, 2003. 7 MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO.  Plano nacional de implementação das diretrizes curriculares nacionais para a educação das relações étnico-raciais e para o ensino de História e cultura afro-brasileira e africana . Brasília: Min. da Educação, 2013. ISBN 9788579940798. Número de chamada: 907 M665p 8 FORQUIN, Jean-claude.  Escola e cultura : as bases sociais e epistemológicas do conhecimento escolar. Porto Alegre: Editora Artes Médicas Sul Ltda., 1993. Número de chamada:  370.193 F727e 9 SILVA, Tomaz Tadeu da; HALL, Stuart.  Identidade e diferença : a perspectiva dos estudos culturais. Petrópolis: Vozes, v. 8, 2000.   OBSERVAÇÕES      

EMENTA

Histórico e metodologia de ensino dos esportes complementares. Tênis de Mesa. Tênis. Xadrez. Punhobol. Pebolim. General. Padel. Dominó. Jogos educativos. Regras e arbitragem. Organização de eventos.

EMENTA

Intervenção a partir da observação e contextualização/apresentação do objeto no processo de estágio (Educação infantil, Educação especial, Educação de Jovens e Adultos e demais espaços de educação formal e não formal). Elaboração do plano de trabalho para a intervenção. Avaliação e discussão das vivências. Apresentação do relatório de estágio.

EMENTA

Conceitos. Fundamentos Técnicos/Táticos e aspectos metodológicos do Futsal. Regras e Arbitragem. Organização de eventos.

EMENTA

História. Conceitos. Fundamentos da Ginástica Rítmica. Ritmo e estrutura. Formas e movimentos com e sem deslocamentos. Elementos e características dos aparelhos oficiais e alternativos. Código de pontuação. Noções de Arbitragem.

Fone: (49) 3251-1033 / 3251-1042
E-MAIL: edfisica@uniplaclages.edu.br
COORDENAÇÃO: Professora Andreia Munalli Pereira Borssatto
Fone: 55 49 32511022
Av. Castelo Branco, nº170, Bairro Universitário - Lages - SC - Brasil
© 2024 - Universidade do Planalto Catarinense, desenvolvido por: Núcleo de Informática