Alterar visualização


EMENTA

Histórico do atletismo. O atletismo no Brasil e no mundo. O atlestismo escolar. As corridas e seus benefícios. As provas de pista e de rua. As regras básicas. As competições de corrida.

EMENTA

Histórico do Basquetebol. Fundamentos Básicos. Regras. Jogos pré-desportivos. Posicionamento em quadra. Mini basquetebol. Funções motoras na exceção do fundamento. Jogadas. Sistema de quadra. Mini basquetebol. Funções motoras na execução do fundamento. Jogadas. Sistema de Defesa.

EMENTA

Estudo genérico da célula e dos tecidos animais. Conceitos fundamentais de genética. Leis de Mendel. Herança dos sistemas sanguíneos. Heranças ligadas ao sexo. Alimentos com bases fundamentais da nutrição.

EMENTA

As correntes filosóficas: Idealismo, Existencialismo e Materialismo e sua influência nas teorias educacionais contemporâneas. A lógica dialética, a lógica formal e suas relações com o método das ciências da natureza e das Ciências Sociais. O ensino em Educação Física e as concepções de corporeidade que interferem na prática do professor: educação para a reprodução ou transformação das condições materiais.

EMENTA

Relações das Grandes Divisões da História com a Educação Física. As grandes correntes contemporâneas e suas origens. A Educação Física no Brasil. Etapas da evolução da Educação Física no Brasil. Implicações atuais das relações da Educação Física e dos esportes. O Movimento Olímpico Internacional. As questões éticas e morais no esporte e na atividade do profissional de Educação Física.

EMENTA

A natureza do conhecimento científico. Atitude científica. O método científico. Pesquisa Científica. Projeto de Pesquisa. Estrutura e apresentação de trabalhos científicos da ABNT.

EMENTA

Habilidades básicas de produção textual : descrever, narrar, dissertar com objetividade, clareza e concisão. Aspectos fundamentais da correta construção frasal. Redação e textualidade, compreensão, interpretação e discussão de conteúdos. Estudo e prática de norma culta escrita trabalhando a gramática como fonte de pesquisa para a solução dos problemas. Aspectos da comunização. Oralidade.

EMENTA

A sociologia como ciência sua origem e desenvolvimento: origem histórica. O objeto da sociologia; etapas de seu desenvolvimento. A sociologia como um conjunto de conceitos, técnicas e métodos de investigação que busca compreender e explicar a vida social/as relações sociais. Os paradigmas do conhecimento sociológico: a sociologia compreensiva de Max Weber; a sociologia de Durkeim; a sociologia de Karl Marx e a história da exploração do homem.

EMENTA

Osteologia. Artrologia. Miologia. Anatomia do Sistema Nervoso Autônomo. Anatomia do Sistema Nervoso Central. Anatomia do Sistema Nervoso Periférico. Anatomia do Sistema Digestivo. Anatomia do Sistema cárdio-circulatório. Anatomia do Aparelho Respiratório. Anatomia do Aparelho Excretor Renal. Anatomia do Aparelho Reprodutor.

EMENTA

Saltos. Educativos. Recreativos. Arremessos. Educativos. Recreativos. Organização de competições. Confecção de súmulas.

EMENTA

Regras. Técnicas de arbitragem. Bases gerais do treinamento do Basquetebol. Preparação técnica e tática. Direção de equipe. Organização de equipes. Confecções de súmulas. Organização de jogos. Arbitragem.

EMENTA

História da arte. História da dança na educação. Estudo das posições básicas. Bases filosóficas e técnicas das diferentes características e estilos de dança. A linguagem do corpo como meio de comunicação e expressão. Seu valor educativo inter e multi-disciplinar. Prática do movimento aplicado à dança na pré-escola, 1º e 2º graus e universidade no desenvolvimento pisicomotor. Normas populares de dança e sua visão com tese atualizada. Manifestações folclóricas nacionais e internacionais, dentro e for a da escola. Princípios de coreografias e fundamentos de composição.

EMENTA

Contextualizar sobre a história da Educação Física, fazendo sua relação história - social. Reconhecer historicamente a evolução e transformação da Educação Física no Brasil e suas implicações na prática do profissional de hoje.

EMENTA

Conceituação. Aspectos históricos. Expoentes e correntes. Personalidade. Psiquismo humano. Inteligência. Percepção. Afetividade. Comportamento. Mecanismo de defesa. Doenças mentais.

EMENTA

Aspectos históricos da Sociologia da Educação. A Sociologia da Educação e seu objeto. Escola, cultura e classes sociais: a hereditariedade cultural e social e os destinos escolares.

EMENTA

Crescimento e desenvolvimento humano: conceitos, diferenças. Fases do crescimento e desenvolvimento humano. Fatores que influenciam o crescimento e desenvolvimento humano. Desenvolvimento físico, motor, emocional. Aprendizagem motora Estimulação precoce e suas implicações na educação física e nos esportes. Maturação. Estrutura Corporal.

EMENTA

Origens e Evolução da Língua Espanhola. Fonética e Fonologia da Língua Espanhola. Verbo: morfossíntaxe. Pesquisa e Produção Científica. Objetivos Pedagógicos.

EMENTA

Mecanismo homeostático. Célula. Transporte transmembranas. Potenciais de membrana. Sinapse. Transmissão neuromuscular. Fisiologia muscular. Fisiologia do sangue. Termorregulação. Endocrinologia. Fisiologia do SNC. Fisiologia do Sistema Nervoso Autônomo. Fisiologia do Sistema Nervoso Periférico. Fisiologia da digestão. Fisiologia do sistema cardiocirculatório. Fisiologia do aparelho respiratório. Fisiologia renal. Fisiologia da reprodução.

EMENTA

Gestos técnicos e desenvolvimento das funções motoras. Jogos pré-desportivos e grandes jogos. Histórico. Evolução do futebol no Brasil. Fundamentos técnicos e táticos. Treinamento de equipes. Regras e confecção de súmulas.

EMENTA

Evolução da ginástica. Estudo crítico dos principais períodos. Principais movimentos ginásticos, localização de sua ação e seus efeitos em relação às qualidades físicas básicas. As principais qualidades físicas. Desenvolvimento das principais qualidades físicas. A ginástica e sua função no processo educativo. A ginástica e sua função no processo educativo e no desenvolvimento integral do indivíduo.

EMENTA

Definições e evolução histórica da natação. A importância da natação. Aplicação das etapas de desenvolvimento dos comportamentos básicos do ato de nadar, fundamentados na moderna pedagogia da natação. Educativos, exercícios corretivos e noção da mecânica dos nados crawl e costas.

EMENTA

Psicologia do desenvolvimento humano: conceito, importância do seu estudo. Fatores determinantes do desenvolvimento. Teorias do desenvolvimento humano: inatismo, ambientalismo, construtivismo, sociointeracionismo. Psicologia da aprendizagem: conceito, tipos e teorias da aprendizagem. Psicologia da personalidade: conceito e teorias. A multideterminação do humano. A sexualidade humana: determinantes do comportamento sexual. Família, escola, meios de comunicação de massa e sexualidade. Distúrbios de comportamento. Psicologia desportiva.

EMENTA

Generalidades sobre estatística. Levantamento estatístico. Séries estatísticas. Dados estatísticos. Gráficos estatísticos e sua interpretação. Distribuição de freqüência. Medidas de posição e dispersão. Correlação e regressão. Medidas de assimetria e curtose.

EMENTA

A História da Didática. O Professor e sua prática pedagógica. A escola e o seu fazer específico. A importância da forma na produção do conhecimento. A organização do ensino. O papel da didática no processo de formação de professores. Concepções pedagógicas na prática escolar de 1º grau. O processo de ensino na escola de 1º grau. Planejamento: Teoria e prática pedagógica. A prática mediatizada pelas tendências da educação. Possibilidades e contribuições na definição de um Projeto Político Pedagógico para o ensino fundamental. A didática do dia-a-dia das Escolas Públicas e a sua reflexão. A sistematização coletiva do conhecimento.

EMENTA

Introdução a bionergética. Mecanismos fisiológicos da contração muscular. Sistema energético anaeróbico alático. Sistema energético lático. Sistema energético aeróbico. Conceito deficit/débito de oxigênio. Recuperação das reservas energéticas. Fisiologia respiratória. Liminar anaeróbica. Exercícios físicos em grandes altitudes. Fisiologia cardiovascular. Bases de atividades físicas na promoção da saúde e prevenção e recuperação de doenças. Morte súbita em atleta. Prevenção de internação.

EMENTA

Teoria e prática da ginástica. Exercícios sintéticos e analíticos. Formação e evolução. Uso de aparelhos manuais e fixos. Uso de sobrecarga. Exercícios em duplas, trios e grupos.

EMENTA

Diferentes enfoques da pesquisa: positivista, fenomenológica, dialética. Pesquisa como princípio educativo. As articulações ensino-pesquisa e extensão (estágio). Tipos de pesquisa em educação: elaboração técnica de projeto de pesquisa. Instrumentos de coleta de dados. Execução e orientação da pesquisa em educação. Elaboração técnica de relatório de pesquisa.

EMENTA

Sequência pedagógica dos estilos peito clássico e borboleta, educativos e exercícios corretivos e noção da mecânica dos estilos. Salvamento. Treinamento. Organização de competições. Introdução à natação para bebês. Introdução à hidroginástica.

EMENTA

Funções administrativas aplicadas a educação física. Planejamento, organização, direção e controle de eventos. Caderno de encargos. Realização de uma competição desportiva. Organização de um departamento de educação física. Estrutura organizacionais esportivas do setor público. Sistemas utilizados nos processos de competições. Torneios e campeonatos. Arquitetura esportiva. Elaboração de regulamentos, geral, técnico e disciplinar. Política esportiva. Projetos esportivos. Formação de uma CCO.

EMENTA

A Infância. A pedagogia do movimento na Educação Física infantil. A questão do símbolo. O jogo de 0 a 6 anos.

EMENTA

O Futsal e sua evolução. O Futsal como desporto competitivo e de lazer. Jogos pré-desportivos. Fundamentos técnicos. Jogos e sistema técnico-tático. Planejamento e treinamento de equipe. Regras e confecções de súmulas.

EMENTA

Teoria e prática da ginástica. Exercícios sintéticos e analíticos. Formações e evoluções. Uso de aparelhos manuais e fixos. Uso de sobrecarga. Exercícios em duplas, trios e grupos.

EMENTA

Crescimento e desenvolvimento do ser humano, e suas diferenças individuais. Fatores do meio e sua ação e influência sobre o ser. Estuda a saúde materna, saúde do escolar, bem como os programas de saúde preventiva. Noções de primeiros socorros.

EMENTA

Noções básicas sobre o funcionamento do computador. Hardware e Software. Compreensão e aplicação de conceitos mínimos de software para operacionalização dos sistemas computacionais. Tipos de máquinas e ambientes aos quais se adequam. Softwaer educacionais em disquetes e CD-ROM: instalação, manuseio e análise do ponto de vista da validade pedagógica da aplicação de cada um. Diferenciação entre CAI e ICAI. INTERNET: investigando possibilidades de desenvolvimento de pesquisa individual e grupal em nível docente e discente. Desenvolvimento de trabalhos em ferramentas multimídia (ex.; toolbook); powerpoint, word, excel, para utilização do professor na elaboração de suas aulas.

EMENTA

A metodologia no ensino da Educação Física. A pedagogia do corpo. Educação Física Escolar. Abrangência da Educação Física. Educação Física no currículo escolar. Planejamento e suas etapas. Planos de curso - unidade-aula. Avaliação em Educação Física.

EMENTA

Desenvolvimento na Educação Física formal e não formal. Discussão sobre concepções teóricas. Elaboração de Plano de curso adequado a realidade a que se propõe estagiar. Participação dos jogos.

EMENTA

A atividade física e saúde. Prevenção e promoção. Precaução e promoção da saúde. Estudo de doenças crônico-degenerativas. Doenças do aparelho locomotor. Importância da atividade física. Doenças pulmonares.

EMENTA

Objetivos e métodos da biomecânica dos exercícios físicos. Características biomecânicas do corpo humano e seus movimentos. Estrutura e funções do sistema biomecânico do aparelho locomotor. Biomecânica das noções motoras, das qualidades motoras, sistemas de movimentos e organização de sua direção. Conservação e variação da posição. Corpo, movimento ao redor do eixo, movimento de locomoção, movimento com deslocamento dos corpos externos. Biomecânica aplicada às técnicas desportivas.

EMENTA

As relações entre a Educação Física infantil e as outras disciplinas. A avaliação em Educação Física infantil.

EMENTA

Conceitos e suas aplicações. Testes e suas relações com medidas e avaliação. Tipos de testes. Tipos de avaliação. Uso de estatística em medidas e avaliações. Organização de programas de medidas. Testes cardio-vasculares. Avaliação e potência aeróbica e anaeróbica. Avaliação da velocidade, força, agilidade, flexibilidade. Avaliação da condição física. Avaliação das habilidades motoras. Avaliação do desenvolvimento social. Avaliação do mecanismo corporal. Análise dos exames e testes.

EMENTA

Histórico. Desnutrição. A nutrição nos dias de hoje. As vitaminas. As calorias dos alimentos. A alimentação do desportista. A dieta alimentar.

EMENTA

Atuar na área de recreação e desporto, turismo e prevenção. Educação infantil. Consultoria com ensino especial. Elaboração do pré-projeto de pesquisa. Apresentação do relatório. Escolha das áreas de atuação.

EMENTA

Análise e interpretação de lazer, recreação e trabalho. Classificação das atividades recreativas. Estabelecer a diferença entre pequenos jogos, grandes jogos, jogos pré-desportivos e desportos. Selecionar atividades para gincana, recreação hospitalar e recreação na indústria. Introdução à recreação. Correntes filosóficas da recreação. Classificação das atividades recreativas. Brincadeiras e jogos. Organização de gincanas. Didática da recreação. Organização e realização de acampamentos e acantonamentos. Rua de lazer, colônia de férias, festival de jogos gigantes, excursões, parques e centros de recreação. Reviver as brincadeiras tradicionais. Selecionar atividades para recreação em fazendas de turismo rural, condomínios, escolas, hospitais, hotéis e centros de 3ª idade.

EMENTA

Retrospectiva histórica da legislação educacional brasileira. Políticas dos sistemas de educação básica no Brasil. Legislação educacional vigente. Formação profissional da educação básica. Organização e funcionamento da escola de educação básica brasileira.

EMENTA

Histórico. Fundamentos e habilidades individuais. Jogadas combinadas. Sistemas de ataque e defesa. Educativos de defesa e ataque. Jogadas de ataque e contra-ataque. Jogos pré-desportivos. Grandes jogos. Regras. Confecção de súmulas. Organização de equipes. Posicionamento.

EMENTA

Atuação em clubes, academias, fazendas rurais, hotéis, asilos, clínicas, orfanatos, escolas, condomínios, associações de deficiente, empresas, CAIC´s, prefeituras e parques. Aplicação do pré-projeto da área de atuação escolhida.

EMENTA

Organização e realização de acampamentos e acantonamentos. Rua de Lazer, colônia de férias, festival de jogos gigantes, excursões, parques e centros de recreação. Reviver as brincadeiras tradicionais. Selecionar atividades para recreação em fazendas de turismo rural, condomínios, escolas, hospitais, hotéis, creches e centros de 3ª idade.

EMENTA

Estruturas e sistemas biológicos. Biomateriais. Lesões nos diversos esportes. Prevenção. Tratamento. Longevidade desportiva. Traumatologias diversas. Faixas etárias da vida desportiva.

EMENTA

Histórico. Os métodos do treinamento desportivo. Organização de treinamentos desportivos para diversas modalidades. Escolas modernas de treinamento desportivo.

EMENTA

Histórico do voleibol. Organização da F.I.U.B. Fundamentos da técnica. Metodologia dos fundamentos. Pequenos jogos. Regras. Grandes jogos. Mini voleibol.

EMENTA

Princípios da educação física. O esporte frente às sociedades. Educação e esporte. Tênis de campo e de mesa, xadrez, box, capoeira, halterofilismo, hóquei, punhobol, tiro, ciclismo, bocha, judô, paddow.

EMENTA

Definições e conceitos de geriatria e gerontologia. Classificação das faixas etárias dos gerontes. Envelhecimento: aspectos biológicos, psicológicos, sociais e espirituais. Limite biológico da idade. Epidemiologia do envelhecimento. Teorias do envelhecimento: biológicos, psicológicos, sociais. Atividade física e gerontologia.

EMENTA

Relato histórico. Fundamentos da ginástica rítmica e seus objetivos. Consideração sobre ritmo e estrutura da ginástica rítmica. Valor da ginástica rítmica na escola. O educando e suas características evolutivas e motoras. Base prática nos diferentes segmentos corporais e movimentos naturais. Planejamento e composição de movimentos nos diferentes níveis de ensino da ginástica rítmica. Aplicação. Uso de materiais.

EMENTA

Propõe o estudo teórico e prático dos seus históricos, fundamentos, habilidades individuais, jogadas combinadas entre companheiros, ação coletiva, sistema de ataque, etc. Estuda os gestos técnicos do Handebol no desenvolvimento das funções motoras. Jogos pré-desportivos e grandes jogos. Apresentar a regulamentação dos jogos. Processos pedagógicos de iniciação aos jogos. Técnicas para o goleiro. Deslocamentos. Aplicação dos princípios científicos no treinamento. Formação e assessoramento de equipes. Análise de jogos e jogadores.

EMENTA

A Educação Física como disciplina integrada básica do currículo de 1º e 2º graus. Desempenho da função do professor nas áreas formais e não formais. Avaliação das experiências vivenciadas. A apresentação e defesa com banca examinadora.

EMENTA

Conceitos básicos. Desenvolvimento neuropsicomotor. Estrutura e funcionamento do sistema nervoso central. Fatores impulsores e impeditivos do desenvolvimento neuropsicomotor. Padrões normais do desenvolvimento neuropsicomotor na criança. Desenvolvimento motor da fala, cognitivo, emocional, escrita, leitura, cálculo. Dano neurológico : causas e conseqüências. Principais deficiências infantis. Prevenção e intervenção precoce.

EMENTA

Sistemas defensivos. Sistemas ataque. Posicionamento em quadra. Organização de equipes. Organizações de competições, confecções de súmulas. Noções de arbitragem.

Fone: (49) 3251-1033 / 3251-1042
E-MAIL: edfisica@uniplaclages.edu.br
COORDENAÇÃO: Professora Andreia Munalli Pereira Borssatto
Fone: 55 49 32511022
Av. Castelo Branco, nº170, Bairro Universitário - Lages - SC - Brasil
© 2024 - Universidade do Planalto Catarinense, desenvolvido por: Núcleo de Informática