Alterar visualização

EMENTA

Mito e Filosofia. Campos de estudo e métodos da filosofia. Períodos da Filosofia na história. Ética. Temáticas da Filosofia.

EMENTA

Conceitos fundamentais de Educação a Distância. Ensino Presencial e a Distância. Tecnologia e Sociedade. Ambiente Virtual de Aprendizagem.

EMENTA

Fundamentos históricos, epistemológicos e metodológicos da Pedagogia. Formação do Pedagogo: perfil e campo profissional. Profissão professor: identidade e exigências atuais. Formação inicial e permanente.

EMENTA

Comunicação e Linguagem. Língua oral e escrita. Leitura e compreensão do texto. Construção do texto.

EMENTA

Sociologia como ciência. Objeto de estudo da sociologia. Importância da Sociologia para a compreensão dos processos socias. Clássicos da Sociologia: Comte, Durkheim, Weber e Marx. Paradigmas da modernidade e da pós-modernidade.

EMENTA

Filosofia e Educação. Educação como objeto de reflexão filosófica. Filosofia da Educação no Brasil.

EMENTA

Direitos Humanos e Educação . Educação Ambiental. Educação para as Relações Étnico-Raciais e Indígena. Educação, Gênero e sexualidade. Organização da Educação Básica e Legislação.

EMENTA

Fundamentos epistemológicos da psicologia. Psicologia cognitiva. Processos psicológicos básicos. Relações entre processos psicológicos básicos, atividade cerebral e aspectos socioculturais.

EMENTA

Abordagem sociológica da educação: natureza da Sociologia da Educação e tendências no seu desenvolvimento. Educação no pensamento sociológico clássico e contemporâneo. Sociologia da educação no Brasil. Desenvolvimento e educação no Brasil e América Latina. Educação e trabalho. Análise sociológica de problemas educacionais brasileiros.

EMENTA

Novas tecnologias da informação e comunicação aolicadas à Educação. Ambientes de Aprendizagem com uso das TIC. Produção de material didático. Comunicação e Interatividade.

EMENTA

Alfabetização e Letramento. Conceitos. Diferentes e Interrelações entre Alfabetização e Letramento. Teorias da Aquisição da Linguagem. Aspectos Psicolinguísticos da Aquisição da Fala e Escrita.

EMENTA

Construção Histórica, Cultural, Epistemológica, Social e Ideológica do Currículo. Paradigmas Curriculares. Pensamento Curricular Brasileiro. Currículo, Escola e Sociedade. Propostas Curriculares Alternativas.

EMENTA

História da Educação. Tendências Pedagógicas. Fundamentos da Prática Docente. Organização Espaço Temporal das Atividades Escolares.

EMENTA

Confrontos experienciais no contexto da escola.

EMENTA

Histórico da Psicologia Educacional e Escolar. Desenvolvimento Psicológico Humano e Contemporaneidade. Teorias da Aprendizagem. Relação Desenvolvimento Psicológico Humano e Aprendizagem. Escolas Psicológicas (Behaviorismo, Gestalt, Psicanálise, Humanismo). Relações Socioafetivas Pedagógicas. Evasão e Fracasso Escolar.

EMENTA

Metodologia de Alfabetização. Construção do Número.

EMENTA

Planejamento Escolar. Conteúdos Curriculares. Metodologia de Ensino e Aprendizagem. Avaliação de Aprendizagem.

EMENTA

Educação Especial. Fundamentos Históricos, Epistemológicos e pedagógicos da Educação Especial. Necessidades Educacionais Especiais. Especificidades nas Áreas Visual, Auditiva, Mental, Motora e Sócio Emocional.

EMENTA

Observação Participante em Ambientes Educacionais.

EMENTA

Conhecimentos e Confrontos Experienciais no Contexto da Sala de Aula.

EMENTA

Diferentes Linguagens. Função subjetiva e social do registro e do discurso. Narrativas na infância. Literatura Infantil. Construção e Representação do número.

EMENTA

Fundamentos. Cotidiano e Práticas Pedagógicas. Ludicidade. Interação e Linguagem. Políticas da Educação Infantil no Brasil.

EMENTA

Observação Participante em Ambientes Educacionais na Educação Infantil.

EMENTA

Fundamentos históricos e epistemológicos da Língua de Sinais. Surdez e Linguagem. Culturas e Identidades. Surdas. Sinal e seus Parâmetros. Noções gramaticais e Vocabulário Básico.

EMENTA

Conhecimento e Confrontos Experienciais na Educação Infantil.

EMENTA

Práticas Pedagógicas de Alfabetização e Numeralização.

EMENTA

Fundamentos e Metodologia do Ensino e da Aprendizagem das Linguagens, Ciências humanas, Ciências da Natureza e Matemática dos Anos Iniciais.

EMENTA

Observação Participante em Ambientes Educacionais nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental.

EMENTA

Noções gramaticais e vocabulário intermediário. Uso da Libras em Contextos.

EMENTA

Conhecimentos e Confrontos Experienciais nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental.

EMENTA

Práticas pedagógicas de Alfabetização e Numeralização Educação de Jovens, Adultos e Idosos.

EMENTA

Andragogia. Fundamentos e Metodologia do Ensino e da Aprendizagem das Linguagens, Ciências Humanas, Ciências da Natureza e Matemática na Educação de Jovens, Adultos e Idosos.

EMENTA

Observação Participante em Ambientes Educacionais na Educação de Jovens, Adultos e Idosos

EMENTA

Conhecimentos e Confrontos Experienciais na Educação de Jovens, Adultos e Idosos.

EMENTA

Intervenção em ambientes educacionais: Projeto de extensão.

EMENTA

Gestão e Organização da Educação. Teorias da administração e da Gestão Educacional. Avaliação Institucional e Planejamento Estratégico.

EMENTA

Produção Acadêmica Individual. Apresentação em Seminário.

Práticas pedagógicas interdisciplinares.

EMENTA

Educação Formal e Não Formal. Educação na privação da libertade. Movimentos Sociais e ONGs.

Fone: (49) 3251-1022 Ramal 374
E-MAIL: pedagogiaead@uniplaclages.edu.br