Confira os detalhes do evento

Publique seu capítulo de livro

Publicado em: 03/06/2024
De 22/05/2024 até 22/07/2024
Descrição:

Convidamos você a submeter texto de sua autoria para a seleção de capítulos para publicação em livro. Os textos selecionados serão publicados no segundo semestre de 2024, na obra intitulada “Manual para desinventar a formação de professoras(es): temas, problemas e disputas no campo educacional”, em formato digital e impresso.

Características do livro:

A obra tem como um de seus objetivos produzir de modo inovador um produto educacional para ser utilizado na formação de professores/as, em especial, nos cursos de licenciatura. Por isso, sua participação é fundamental, uma vez que sua experiência como docente será um dos pontos de destaque no livro que estamos construindo. Quantas vezes você gostaria de ter registrado aspectos de suas aulas, com uma linguagem menos formal e mais atraente aos/às discentes? Seu texto pode ter como ponto de partida, por exemplo, a maneira como você costuma explicar determinado conceito em suas aulas. Pode considerar as dificuldades e as facilidades enfrentadas pelas turmas e percebidas por você quando trata de certos temas específicos de sua disciplina. Também pode ser um texto que apresente ponderações sobre uma temática sensível, polêmica ou pouco discutida, mas que você considera pertinente à formação de professores/as. Enfim, o objetivo do livro é reunir textos, na forma de ensaio, que abordem temas relevantes e, principalmente, que possa ser utilizado nos cursos de licenciatura. Será um recurso didático de alta qualidade, que em nada deve se parecer com uma cartilha formada por tópicos e conceitos pré-formatados, mas sim com um “manual” para que nós professores/as que formamos outros/as professores/as possamos desinventar nossas práticas de formação. Um manual para nos desinventar, como nos inspira Manoel de Barros, em sua didática da invenção.

O financiamento da publicação ocorrerá no âmbito do Projeto “Laboratório de Produção de Conteúdo e Inovação Educacional (LABIN)”, desenvolvido por meio do Edital FAPESC nº 15/2021. Portanto, se o seu texto for selecionado e publicado, você não precisará pagar nenhum valor.

Para participar, basta que você seja vinculado/a a um dos grupos de pesquisa da UNIPLAC. Você pode escrever junto com pesquisadores/as de outras instituições de ensino superior, de pesquisa ou instituições educacionais, mas você deverá ser o/a autor principal.

Pedimos que você faça uma inscrição prévia, até 31/05/2024, informando a temática e o título provisório, por meio do formulário on-line:

As submissões dos textos completos vão até o dia 22/07/2024.

Informações sobre a submissão:

Sua participação é muito importante para nós.