Confira os detalhes do evento

Atividade Paralela do Ficasc - Registros de Uma Classe Invisível

Publicado em: 26/08/2019
De 26/08/2019 até 20/09/2019
Local: Bloco 01 - 2º Piso (Na frente Do Elevador)
Descrição:

A Uniplac recebe o Festival Internacional de Cinema Ambiental da Serra Catarinense (Ficasc),  Entre suas atividades acontecem sessões de cinema, bate papos e exposições. Uma delas acontece aqui na Uniplac a exposição: Catadores, Registros de Uma Classe Invisível de Marcio Machado.

“Esse projeto traz como mote a questão da invisibilidade social que trata ser de um conceito social aplicado à sociedade contemporânea, na qual sujeitos que se encontram em situação de vulnerabilidade econômica e social não são enxergados e nem valorizados, seja por preconceito, medo ou mesmo por falta de empatia e conhecimento. É imprescindível, então, na visão do fotógrafo, conhecer e registrar a imagem, a identidade, a forma e o modo de trabalho de catadores de reciclados da cidade que se apresentam em condições de vidas paralelas dos que utilizam o mesmo espaço nas calçadas, no trânsito e nas lixeiras, pois prestam um serviço fundamental à sociedade, dando destino correto ao material reciclável, dispensado cada vez em maior quantidade pela sociedade consumista”, acredita o artista. 

Durante um ano e meio, o fotógrafo acompanhou 14 catadores de reciclados da cidade e percebeu uma consciência ambiental e empírica em cada uma dessas pessoas que trabalha diariamente nas ruas da cidade e que se sobrepõem à da maioria da população que se encontra em situação econômica, social e educacional superior.

 

 

 

Fonte: Fundação Cultural de Lages



Fone: 55 49 32511022
Av. Castelo Branco, nº170, Bairro Universitário - Lages - SC - Brasil
© 2024 - Universidade do Planalto Catarinense, desenvolvido por: Núcleo de Informática