A história do Portal de Periódicos remonta o ano de 1990 quando, com o objetivo de fortalecer a pós-graduação no Brasil, o Ministério da Educação (MEC) criou o programa para bibliotecas de Instituições de Ensino Superior (IES). Foi a partir dessa iniciativa que, cinco anos mais tarde, foi criado o Programa de Apoio à Aquisição de Periódicos (PAAP).

O Programa está na origem do atual serviço de periódicos eletrônicos oferecido pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) à comunidade acadêmica brasileira. O Portal de Periódicos foi oficialmente lançado em 11 de novembro de 2000, na mesma época em que começavam a ser criadas as bibliotecas virtuais e quando as editoras iniciavam o processo de digitalização dos seus acervos. Com o Portal, a Capes passou a centralizar e otimizar a aquisição desse tipo de conteúdo, por meio da negociação direta com editores internacionais. O lançamento foi marcado por uma solenidade realizada no Ministério da Educação, que contou com a presença do Ministro da Educação, o Presidente da Capes, os membros da Comissão Brasileira de Bibliotecas Universitárias (CBBU), representantes de instituições de ensino superior e dos provedores de informação científica. O conteúdo inicial do Portal contava com um acervo de 1.419 periódicos e mais nove bases referenciais em todas as áreas do conhecimento. A Uniplac, em virtude de ter seus mestrados recomendados pela Capes, conta atualmente com nove base de dados:  

Acesse aqui o Portal da Capes

 


Clique no nome da base de dados para acessar

Base referencial que abrange todas as áreas do conhecimento


Ir para a base

Base com texto completo, conteúdo que abrange várias áreas do conhecimento


Ir para a base

Ciências Biológicas


Ir para a base

Química, Elétrica e Eletrônica. Engenharias


Ir para a base

Ciência da Ecologia, meio ambiente, mudanças climáticas


Ir para a base

Dados sobre mais de 8.000 revistas em Ciência e Tecnologia e mais de 2.600 em Ciências Sociais


Ir para a base

Ciências Biológicas, Biomedicina, Biotecnologia, Medicina clínica


Ir para a base

Comunicação, Ciências Políticas, Psicologia, Sociologia e Urbanismo


Ir para a base

Ciência, Ciências Sociais, Artes e Humanidades


Ir para a base

Clique no nome da base de dados para acessar

Biblioteca digital composta, em sua grande maioria, por obras que se encontram em domínio público ou obras que contam com a devida licença por parte dos titulares dos direitos autorais pendentes.

Área do conhecimento: Todas as áreas.


Ir para a base

Coleção de publicações científicas voltada para área da biodiversidade. Sendo composta pelos centros de informação e documentação das mais expressivas instituições de pesquisa brasileiras.

Área do conhecimento: Zoologia, Botânica, Biossegurança, Biotecnologia.


Ir para a base

Biblioteca eletrônica que abrange uma coleção selecionada de periódicos científicos.

Além da pesquisa básica e avançada é possível consultar os periódicos por coleção: A coleção Proceedings, Saúde Pública, Ciências Sociais além das coleções por países: Brasil, Portugal, Espanha, etc. A SciELO (Scientific Eletronic Library Online) é o resultado de um projeto de pesquisa da FAPESP - Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, em parceria com a BIREME - Centro Latino-Americano e do Caribe de Informação em Ciências da Saúde.

Área do conhecimento: Todas as áreas.


Ir para a base

Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e tecnologia (IBCT), integra os sistemas de informação de teses e dissertações existentes nas instituições de ensino e pesquisa brasileiras, possibilita que a comunidade brasileira de ciência e tecnologia publique suas teses e dissertações produzidas no país e no exterior, dando maior visibilidade a produção científica nacional.

Área do conhecimento: Todas as áreas.


Ir para a base

Portal desenvolvido pela Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN), através do Centro de Informações Nucleares (CIN), para facilitar a identificação e o acesso a periódicos eletrônicos de acesso livre na Internet.

Área do conhecimento: Todas as áreas


Ir para a base

Integrante do programa Scientific Eletronic Library Online SciELO Brasil – resultado de um projeto financiado pela FAPESP em parceria com o Centro Latino-Americano e do Caribe de Informação em Ciências da Saúde (Bireme), o portal visa à publicação on-line de coleções de livros de caráter científico editados, prioritariamente, por instituições acadêmicas

Área do conhecimento: Todas as áreas


Ir para a base

LILACS - Literatura Latino-americana e do Caribe em Ciências da Saúde, criada em 1985, inicialmente como extensão e evolução do IMLA (Index Medicus Latino-Americano), criado em 1978, constitui atualmente o principal índice e repositório da produção científica e técnica em saúde nos países da América Latina e Caribe. Na LILACS são descritos e indexados: teses, livros, capítulos de livros, anais de congressos ou conferências, relatórios técnico-científicos, artigos de revistas, etc., relacionados à área da Saúde.

Área do conhecimento: Saúde.


Ir para a base

A construção e desenvolvimento da Biblioteca Virtual em Saúde (BVS) é a estratégia que a BIREME se propõe adotar para a promoção da cooperação técnica em informação em direção à e entre os países da América Latina e do Caribe, com o objetivo de responder organizada e eficientemente às necessidades emergentes dos países de produzir e operar fontes de informação em saúde integradas na Internet.

A Biblioteca Virtual em Saúde é visualizada como a base distribuída do conhecimento científico e técnico em saúde registrado, organizado e armazenado em formato eletrônico nos países da Região, acessíveis de forma universal na Internet de modo compatível com as bases internacionais.

Área do conhecimento: Saúde.


Ir para a base

O Catálogo Coletivo permite o acesso aos dados bibliográficos dos acervos das bibliotecas que compõem a Rede de Bibliotecas ACAFE. Este acesso é realizado por meio de uma única ferramenta de busca.

Área de conhecimento: Todas


Ir para a base


Fone: (49) 3251-1015
E-MAIL: biblioteca@uniplaclages.edu.br
COORDENAÇÃO: Silvania de Fátima Rodrigues Dalla Costa
Fone: 55 49 32511022
Av. Castelo Branco, nº170, Bairro Universitário - Lages - SC - Brasil
© 2024 - Universidade do Planalto Catarinense, desenvolvido por: Núcleo de Informática