Como definiremos o nosso futuro
É na fase de formulação que a estratégia será idealizada com a determinação da direção e do foco das atividades no longo prazo.
Primeiramente, serão analisados os ambientes interno e externo. A análise interna busca esclarecer as fraquezas presentes atualmente na organização, bem como as vantagens em que ela se destaca em relação a concorrência. A exploração do ambiente externo visa compreender os fatores e tendências que podem beneficiar ou ameaçar o desempenho no futuro. O conjunto dessas informações facilitarão o entendimento e a proposição de cenários para os quais teremos respostas estratégicas.
O entendimento do contexto em que estamos nos permitirá determinar as decisões de posicionamento estratégico tanto da Fundação UNIPLAC, como da Universidade, do instituto IABio e da incubadora MidiLages. O posicionamento é constituído e definido pelos seguintes elementos:
Segmentos de atuação: quais regiões e grupos de clientes atenderemos?
Proposta de valor: quais são os atributos que diferenciarão nossa oferta aos segmentos de atuação definidos?
Portfólio: quais são os cursos e serviços que ofertaremos aos segmentos de atuação?
Posicionamento de preço: quais padrões de preço utilizaremos considerando os segmentos de atuação priorizados, a proposta de valor, o portfólio de cursos e serviços, levando em consideração o nível de concorrência encontrado no mercado?
Como fechamento desta fase, revisitaremos nossa Missão, Visão e Valores de modo que em função dos desafios encontrados na análise dos ambientes e dos novos posicionamentos possamos atualizá-los ou modificá-los.