Grupos de Pesquisa Certificados Uniplac


Análises bioquímicas e hematológicas em humanos.

Líder: Elisa Maria Rodriguez Pazinatto

Link de acesso


Líder do Grupo de Pesquisa: Kenny Secchi

Descrição: O grupo já existe desde 2005 realizando pesquisas na área de avaliação psicologica no curso de Psicologia da UNIPLAC, agora há 3 anos mais especificamente na área da Psicologia clínica.

Link de acesso


Líder do Grupo de Pesquisa: Justine Maria Arruda de Souza Neto

Descrição: Contabilidade Gerencial; Controladoria e Finanças

Link de acesso


Líder do Grupo de Pesquisa: Aline Elise Debiazi Vargas Longo

Descrição: O Grupo de Pesquisa Educação e Controle Social foi criado no ano de 2002 pelos professores Aline Elise Debiazi Vargas Longo e Mauricio Neves de Jesus. A ausência de estratégia de política criminal específica para adolescentes e o processo de transição do Estatuto da Criança e do Adolescente apontavam a necessidade de conhecer as particularidades do fenômeno da criminalidade infanto-juvenil o que culminou com a aprovação da primeira pesquisa realizada pelo Grupo intitulada ¿Realidade criminal infanto-juvenil: soluções de prevenção e tratamento¿, que traçou o perfil do adolescente infrator em Lages. Os dados da pesquisa foram expressos em relatório, divulgados pela imprensa, além da publicação de artigo, promoção de palestras e apresentação em eventos. Os resultados apontaram alto índice de infratores direta ou indiretamente envolvidos com drogas, assim no ano seguinte foram aprovados duas novas pesquisas neste viés [...]. As atividades atualmente são no âmbito do Direito Processual.

Link de acesso


Líder do Grupo de Pesquisa: Dra. Cristina Keiko Yamaguchi

Descrição: O Grupo promove e apoia estudos e pesquisas interdisciplinares que englobem empreendedorismo, gestão do conhecimento, responsabilidade socioambiental e estudos sobre saúde, tanto na perspectiva dos indivíduos quanto das organizações. Estuda processos e cadeias, ambientes de inovação e seus reflexos nos ecossistemas produtivos no contexto urbano e rural.

Link de acesso


Líder do Grupo de Pesquisa: Dra. Mareli Eliane Graupe

Descrição: PROJETOS DE PESQUISA e EXTENSÃO 1) Mulheres nas engenharias da Uniplac: equidade de gênero (2013 a 2015) CNPq- SPM; 2) Projeto Interinstitucional: Antropologia, Gênero e Educação em Santa Catarina 2013-2016 3) Avaliação do Prêmio Construindo a Igualdade de Gênero no Brasil (2015 a 2016) 4) Edital interno de PESQUISA DA UNIPLAC ( 2 projetos - 2014 e 2015) 5) Projeto de extensão em 2013 Gênero, educação e diversidade; 6) Projeto de extensão em 2016 Gênero e violências 7) POLÍTICAS PÚBLICAS DE GÊNERO: UMA ANÁLISE DOS CURRÍCULOS DE GRADUAÇÃO E PÓS-GRADUAÇÃO NO ESTADO DE SANTA CATARINA (2017-2018) Edital 062/2017. 8) Mudanças nos Valores de Referência de exames hematológicos na população transgênera (Mateus Moratelli) Artigo 170/Uniplac (2017). 9) Gênero e Educação: Enfrentamento de violências¿, EDITAL Nº 078/2018 BOLSAS DE INICIAÇÃO CIENTÍTICA PIBIC/CNPq UNIPLAC - 2018/2019. 10)INTERNACIONAL E INTERINSTITUCIONAL: ESTUDOS DA JUDICIALIZAÇÃO DA VIOLÊNCIA DE GÊNERO

Link de acesso


Líder do Grupo de Pesquisa: Dra. Fernanda Cristina Silva Ferreira

Descrição: O grupo de pesquisa foi criado com o intuito de relacionar a área das engenharias, sistemas produtivos, Educação e Meio Ambiente. Para isso dentro deste grupo estão inseridas as seguintes linhas de pesquisa: EDUCAÇÃO, INSTITUIÇÕES DE ENSINO e SUSTENTABILIDADE; ENERGIA E MEIO AMBIENTE; GESTÃO E CONSCIÊNCIA AMBIENTAL; SISTEMAS PRODUTIVOS E INOVAÇÃO. Os Trabalhos de Curso (TC) de graduação em Engenharias vem sendo desenvolvidos pelos estudantes e pesquisadores deste grupo com a finalidade de contribuir com a Região Serrana de SC visando o progresso científico e tecnológico através de pesquisas com características inovadoras.

Link de acesso


Líder do Grupo de Pesquisa: Ciro Antonio Fernandes 

Descrição: O grupo de pesquisas tem por objetivo realizar pesquisas, que gerem projetos capazes de contribuir com a melhoria do desempenho profissional e a saúde física e mental do trabalhador, por meio da construção de competências profissionais e de novos modelos de gestão, alinhados com as atuais demandas das organizações públicas e privadas. Em complemento, o grupo também busca compreender como o ambiente organizacional pode se tornar mais atrativo e saudável aos trabalhadores, aumentando o interesse pelas vagas em aberto, reduzindo o turnover e o absenteísmo.

Link de acesso


PROJE-ARQ:Projeto de Arquitetura, Processo de Projeto, Conforto, Eficiência Energética e Sustentabilidade.

Líder: Kareen Cristina Zanela 

Link de acesso

 


Líder do Grupo de Pesquisa: Dra. Bruna Fernanda da Silva

Descrição: As atividades de pesquisa do grupo estão concentradas na relação entre a qualidade do meio ambiente e a saúde das populações humana e animal, utilizando uma abordagem interdisciplinar e de diversas metodologias, incluindo levantamentos, diagnósticos e experimentos. Os trabalhos desenvolvidos até então tem dado origem a dissertações de mestrado, trabalhos de conclusão de curso e iniciações científicas, integrando professores pesquisadores e alunos de pós-graduação e graduação.

Link de acesso


Líder do Grupo de Pesquisa: Dra. Lucia Ceccato de Lima

Descrição: O Grupo Estadual de Estudos e Pesquisas em Ambiente, Educação e Saneamento - GEPES AMBIENS, objetiva pesquisar as relações do ser humano com o ambiente, tendo como espaço mediador a educação ambiental na perspectiva da melhoria da qualidade de vida em áreas de abrangência do Aquífero Guarani/ Serra Geral. O Grupo se propõe a discutir temas relacionados às Políticas Públicas, Ambientalização das Instituições e Gestão ambiental como fundamentos para a formação humana e consequente transformação social. Trata-se de um espaço de formação que apresenta discussões consistentes por meio de produções científicas e dez dissertações de mestrado defendidas e sete em andamento nas diferentes linhas de pesquisas propostas pelo Grupo. Essa produção repercute em produções de artigos, capítulos de livros, participação e apresentação de trabalhos em eventos científicos. Atualmente articula-se a seis projetos de pesquisa, sendo dois financiados pelo CNPQ e um pela FAPESC e três pela UNIPLAC.

Link de acesso


Líder do Grupo de Pesquisa: Dra. Natalia Veronez da Cunha Bellinati

Descrição: As atividades desenvolvidas pelo grupo visam contribuir para o avanço do conhecimento Interdisciplinar em Ambiente e Saúde enfocando os aspectos ecossistêmicos do processo de viver, ser saudável e adoecer. Converge conhecimentos disciplinares, promovendo o diálogo e troca de saberes visando concretizar a interdisciplinaridade no ensino/ pesquisa e extensão. Utiliza diferentes aportes teórico-metodológicos, integrando professores e pesquisadores da Universidade do Planalto Catarinense, alunos de graduação e de pós-graduação. Os produtos desse grupo têm sido divulgados em eventos científicos, em capítulos de livros e em artigos publicados em periódicos de reconhecida qualidade.

Link de acesso


Líder do Grupo de Pesquisa: Josilaine Antunes Pereira

Descrição: A relevância deste Grupo de Estudos em Educação e Desenvolvimento Territorial: políticas e práticas (GEDETER), reside no fato de reunir pesquisadores voltados para o desenvolvimento territorial de base local sustentável. Ao articular ensino, pesquisa e extensão contribui para a efetivação de uma Universidade socialmente relevante no cumprimento de sua identidade enquanto Instituição de Ensino Superior (IES) inserido na mesorregião mais empobrecida de Santa Catarine. O grupo tem uma abordagem interdisciplinar proporcionando aos integrantes das linhas de pesquisas a capacidade de gerar conhecimentos de fronteira com destaque para temas relevantes e relacionados com políticas públicas e práticas educativas focadas no desenvolvimento territorial. O GEDETER hospeda o Projeto EDUCAÇÃO, ECONOMIA SOLIDÁRIA E EMANCIPAÇÃO SOCIAL, materializado nas ações da Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares evidenciados nas ações de ensino, pesquisa e extensão para a transformação da realidade.

Link de acesso


Líder do Grupo de Pesquisa: Ma. Vanir Peixer Lorenzini

Descrição: Doenças crônicas em crianças e adolescentes Doenças crônicas em adultos Educação médica Saúde coletiva

Link de acesso


Líder do Grupo de Pesquisa: Dra. Anelise Viapiana Masiero 

Descrição: O objetivo deste macro projeto é investigar como as práticas dos profissionais têm contribuindo para a assistência efetiva e segura e como os ambientes podem ser melhorados para propiciar um cuidado integral, garantindo segurança e bem estar de pacientes e profissionais de saúde.

Link de acesso


Líder do Grupo de Pesquisa: Dr. Stéfano Frizzo Stefenon

Descrição: O Grupo de Pesquisa Avançado em Sistemas Elétricos (GPASE) foi criado com o objetivo de desenvolver pesquisas relacionadas a qualidade de energia no sistema elétrico, eficiência energética e meio ambiente.

Link de acesso


Líder do Grupo de Pesquisa: Carlos Alberto Bertaiolli

Descrição: História e Historiografia da Educação, Filosofia e Epistemologia da Educação

Link de acesso


Líder do Grupo de Pesquisa: Me.Carlos Alberto Bertaiolli

Descrição: O Grupo de Pesquisa em Políticas Públicas Educacionais - GPEPPE - surgiu em 2016 nos cursos de licenciatura da Universidade do Planalto Catarinense, lócus de estudos e pesquisas na área das políticas públicas educacionais tanto no âmbito das disciplinas curriculares da graduação quanto nos projetos de pesquisa e extensão vinculados a estes cursos. Atualmente seus integrantes dedicam-se à pesquisas acadêmicas no campo das Políticas Públicas Educacionais, com ênfase na Base Nacional Comum Curricular no contexto da Educação Básica. As produções acadêmicas ocorrem no espaço da graduação e da pós-graduação nos cursos vinculados às licenciaturas, desdobrando-se em intervenções com alcance nos espaços de educação formal em forma de projetos de pesquisa-extensão.

Link de acesso


Líder do Grupo de Pesquisa: Dra. Lilia Aparecida Kanan       

Descrição: Compreender o termo saúde a partir de uma perspectiva integral representa buscar subsídios teóricos e epistemológicos numa multiplicidade de enfoques. A consolidação de novos processos de trabalho pautados na integralidade deve ser fruto do esforço de confluência dos muitos saberes, implicados no espaço singular de cada serviço e de cada instituição. A conceituação moderna de saúde, por natureza interdisciplinar, considera que o estado de saúde do indivíduo e das populações resulta de vários fatores intrinsecamente relacionados, que incluem condições adequadas de habitação, saneamento, alimentação e nutrição, trabalho e renda, acesso à educação e informação, infraestrutura social, aliados a preservação do ambiente e à saúde coletiva. Nesta esteira, resta clara a importância de uma análise crítica sobre a interface entre trabalho, saúde, ambiente e sociedade.

Link de acesso


O Grupo de Pesquisas Interdisciplinares em Saúde, Alimentação e Nutrição (GPISAN) espera contribuir com pesquisas qualitativas e quantitativas, de abordagem interdisciplinar e multiprofissional, para o desenvolvimento de conhecimentos sobre culturas alimentares, segurança alimentar e nutricional, estado nutricional e impactos dos ambientes na alimentação e na saúde de grupos populacionais, com ênfase em regiões e populações vulneráveis. A partir disso, o Grupo pretende desenvolver conteúdos científicos para subsidiar políticas públicas, realizar atividades de educação alimentar e nutricional, bem como produzir novas tecnologias em saúde, alimentação e nutrição. Deste modo, busca contribuir para a formação de recursos humanos para a pesquisa, ensino, extensão e ação comunitária.

Líder: Dalvan Antônio de Campos

Link de acesso


Aplicabilidade da Nanotecnologia no Ambiente e Saúde

Líder(es) do grupo:Cleonice Gonçalves da Rosa

Link de acesso


Líder do Grupo de Pesquisa: Ma. Nanci Alves da Rosa

Descrição: O Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros "Negro e Educação" vinculado à Universidade do Planalto Catarinense - UNIPLAC constituiu-se com o objetivo de construir referenciais teórico-metodológicos que possibilitem aos educadores a ampliação e o aprofundamento da história das relações interétnicas na sociedade brasileira e suas implicações na educação. Ciente desse objetivo desencadeou-se a pesquisa: Os negros e a educação: uma análise histórica da inserção dos afro-brasileiros, nas práticas educacionais na Região Serrana. Sendo assim, procurou-se saber quando, como e onde, em Lages, a população negra começou a ter acesso à educação escolar e de quais instituições foram às primeiras iniciativas. Para tanto se procurou investigar o acesso dos afro-brasileiros no processo educativo, na Região do Planalto Serrano, no período de 1920 a 1950. O contexto exposto fez com que o grupo sentisse a necessidade de elaborar então o projeto Memórias Afro-lageanas e Religiões de matriz africana e a infância.

Link de acesso


Líder do Grupo de Pesquisa: Dr. Jaime Farias Dresch

Descrição: O objetivo do Grupo é pesquisar a dimensão política da Educação Básica e suas relações com a formação humana, levando em consideração os processos de elaboração, implementação, avaliação, resistência e redefinição das políticas educacionais. A investigação articula-se a partir de duas linhas de pesquisa: 1) Pedagogia da Infância, Políticas e Diferenças: investiga temas ligados à infância e às políticas educacionais, buscando ampliar o conhecimento sobre as metodologias de pesquisa com crianças, pesquisas com documentos, genealogia e análise foucaultiana do discurso, estudos culturais sobre educação, escola, diferença e diversidade; 2) Formação de professores e Cotidiano escolar: investiga os processos formativos no ambiente educacional, abrangendo os diferentes focos das políticas para a Educação Básica como formação inicial e continuada de professores, avaliação, currículo, direitos humanos e diversidade, gestão democrática e financiamento.

Link de acesso


Líder do Grupo de Pesquisa: Dra. Madalena Pereira da Silva      

Descrição: O grupo reúne pesquisadores de diferentes áreas do conhecimento para o desenvolvimento de pesquisas interdisciplinares à aplicação de tecnologias digitais, sociais e sustentáveis que permeiam as áreas de Sistemas de Informação, Sistemas de Produção e Educação. Na área de Sistemas de Informação são desenvolvidas pesquisas científicas e tecnológicas para atender as demandas emergentes dos diferentes segmentos da sociedade contemporânea. Na área de Sistemas Produtivos, as pesquisas contribuem com ferramentas, métodos e/ou modelos para o aprimoramento de sistemas produtivos sustentáveis, além da criação de um observatório para o acompanhamento da situação do desenvolvimento regional Catarinense. E na área de Educação são desenvolvidas pesquisas para compreender como as tecnologias digitais e/ou sociais, integradas na perspectiva da transdisciplinaridade e do pensamento complexo, podem contribuir para a formação humana, ecossistemas de inovação e o desenvolvimento das cidades inteligentes.

Link de acesso


Fone: (49) 3251-1078
E-MAIL: pesquisa@uniplaclages.edu.br
COORDENAÇÃO: Lilia Aparecida Kanan
Fone: 55 49 32511022
Av. Castelo Branco, nº170, Bairro Universitário - Lages - SC - Brasil
© 2024 - Universidade do Planalto Catarinense, desenvolvido por: Núcleo de Informática