Grupos de Pesquisa Certificados Uniplac


Líder do Grupo de Pesquisa: Jefferson Viapiana Paes     

Descrição:


Líder do Grupo de Pesquisa: Aline Elise Debiazi Vargas Longo

Descrição: A ausência de uma estratégia de política criminal específica para adolescentes e o processo de transição do Estatuto da Criança e do Adolescente apontam para a necessidade de conhecer as particularidades do fenômeno da criminalidade infanto-juvenil. Pesquisas realizadas por este grupo de pesquisa apontaram alto índice de infratores direta ou indiretamente envolvidos com drogas, gerando novas pesquisas na área. Atualmente os estudos no campo do Direito buscam o enfoque processual.


Líder do Grupo de Pesquisa: Valdeci José Costa

Descrição: Os objetivos do grupo constituem-se em estabelecer conhecimentos científicos indissociados do ensino e das novas tecnologias, de modo que venham a contribuir para o desenvolvimento regional sustentável. Tem crescido mundialmente o interesse dos pesquisadores pela pesquisa e simulação computacional de geração de energia pela queima de resíduos, o que possibilita que o experimento possa ser executado primeiramente de maneira virtual, reduzindo custos e possibilitando o estudo paramétrico, difícil de ser efetuado experimentalmente. Vários projetos já foram concluídos para quantificar e qualificar resíduos madeiráveis gerados na indústria de base florestal em diferentes períodos de armazenamento. Essas pesquisas têm proporcionado formas de ganho energético na utilização desta importante fonte de energia.


Líder do Grupo de Pesquisa: Ana Maria Netto Machado

Descrição: Formalizado após o I Congresso Internacional ¿penso onde sou¿: conhecimentos pertinentes para a Educação na América Latina (PPGE/UNIPLAC: 10/2016). Um conjunto de pesquisas desenvolvidas desde 2000 abordou a crítica ao produtivismo acadêmico instalado na PG brasileira, passando por temáticas como escrita, autoria, orientação (teses e dissertações), cultura da PG, qualidade da formação, diversidade de modelos universitários, impacto dos resultados das pesquisas na sociedade, protagonismo dos egressos nas mudanças sociais. Pesquisadores e orientados tiveram denominador comum: processos de inclusão social pertinentes a cada temática, no contexto de universidade comunitária emergente, do interior. Recentemente, grupo de estudos PENSAMENTO DESCOLONIAL (perspectiva desenvolvida na América Latina) levou a revisitar os objetos de investigação, sob essa perspectiva. Da crítica ao universalismo europeu, sentimo-nos convocados a um trabalho de descolonização epistêmica e subjetiva.


Líder do Grupo de Pesquisa: Isabela França de Almeida Santos Ramos

Descrição: O objetivo do grupo é de pesquisar produtos de origem natural que possam ser utilizados na área da Saúde como medicamento, principalmente na área da Odontologia. As substâncias pesquisadas têm como características serem agentes antinflamatórios, imunoestimulantes, cicatrizantes, analgésicos, antibacterianos, regeneradores teciduais e antioxidantes. Os trabalhos são desenvolvidos embasados em evidências científicas e, a partir dos resultados obtidos, inicia-se a busca por novas formulações e formas de apresentação, buscando, assim uma indicação mais precisa dentro da Odontologia.


Líder do Grupo de Pesquisa: Mareli Eliane Graupe

Descrição: Atividades em 2015: 1) Seminário Regional Educação, Gênero e Sexualidades com participação de 250 pessoas; 2) Jornada Gênero, Antropologia e Educação. Atividades em 2014: 1) Semana de Formação Pedagógica dos professores da Escola EB Vidal Ramos Júnior 2) XXII Seminário de Capacitação Docente acontece de 10 a 14 de fevereiro na Uniplac. 3) XI COI- congresso de integração das licenciaturas- Uniplac.


Líder do Grupo de Pesquisa: Caroline Beatriz Schons 

Descrição: O GEPEXIS (Grupo de Estudo, Pesquisa e Extensão Interdisciplinar na Saúde), visa a produção de conhecimento e atividades de extensão articuladas entre os Cursos da Universidade do Planalto Catarinense (UNIPLAC), bem como a atuação intersetorial dentro da perspectiva das Redes de Atenção à Saúde e a produção de inovações tecnológicas. Nesta perspectiva estão inseridos além de estudantes de graduação e pós-graduação, profissionais atuantes na SMS (Atenção Básica e Especializada) e SMAS (Atenção Básica e Especializada).


Líder do Grupo de Pesquisa: Fernanda Cristina Silva Ferreira

Descrição: O grupo de pesquisa foi criado com o intuito de relacionar a área das engenharias, sistemas produtivos, Educação e Meio Ambiente. Para isso dentro deste grupo estão inseridas as seguintes linhas de pesquisa: EDUCAÇÃO, INSTITUIÇÕES DE ENSINO e SUSTENTABILIDADE;

ENERGIA E MEIO AMBIENTE; GESTÃO E CONSCIÊNCIA AMBIENTAL; SISTEMAS PRODUTIVOS E INOVAÇÃO. Os Trabalhos de Curso (TC) de graduação em Engenharias vem sendo desenvolvidos pelos estudantes e pesquisadores deste grupo com a finalidade de contribuir com a Região Serrana de SC visando o progresso científico e tecnológico através de pesquisas com características inovadoras.


Líder do Grupo de Pesquisa: Bruna Fernanda da Silva

Descrição:


Líder do Grupo de Pesquisa: Marina Patrício de Arruda

Descrição: A proposta desse grupo é construir um espaço para a articulação de saberes e exercício do pensamento plural envolvendo as áreas de educação e saúde. O grupo se estrutura a partir da vinculação ensino-pesquisa-extensão e visa contribuir com a formação do educador no sentido de promover reflexões sobre temas da complexidade, na perspectiva do resgate do sujeito de inteireza. A importância do trabalho do grupo pode ser avaliada pela publicação expressiva de artigos científicos em revistas da área, livros e capítulos de livros, e grande número de resumos aprovados em congressos.


Líder do Grupo de Pesquisa: Lucia Ceccato de Lima

Descrição: O GEPES AMBIENS, objetiva pesquisar as relações do ser humano com o ambiente, tendo como espaço mediador a educação ambiental na perspectiva da melhoria da qualidade de vida em áreas de abrangência do Aquífero Guarani/Serra Geral. O Grupo se propõe a discutir temas relacionados às Políticas Públicas, Ambientalização das Instituições e Gestão ambiental como fundamentos para a formação humana e consequente transformação social. Trata-se de um espaço de formação que apresenta discussões consistentes por meio de produções científicas e dez dissertações de mestrado defendidas e sete em andamento nas diferentes linhas de pesquisas propostas pelo Grupo. Atualmente articula-se a seis projetos de pesquisa, dois financiados pelo CNPq, um pela FAPESC e três pela UNIPLAC.


Líder do Grupo de Pesquisa: Carmen Lúcia Fornari Diez

Descrição: O GT apoia iniciativas para a formação de banco de dados das unidades escolares da Região Serrana, para a criação de centros de memória, museus escolares e reconstrução das histórias das instituições escolares de educação formal e de instituições de educação não formal. É um núcleo de pesquisa, ligado ao GT nacional na UNICAMP e articulado aos GTs regionais e estaduais, com o que está envolvido na elaboração da Revista Histedbr on-line, edição de coletâneas, realização de seminários nacionais e jornadas regionais e participa de projetos interinstitucionais. Promove impactos junto aos sistemas municipais e estadual de ensino, semeando o acesso de projetos de pesquisadores às agências de fomento, inserindo a cultura da pesquisa nas instituições de educação formal e não formal, e desenvolvendo pesquisas junto às redes escolares públicas da região.


Líder do Grupo de Pesquisa: Renata Couto de Arruda Bunn

Descrição:


Líder do Grupo de Pesquisa: Juliana Cristina Lessmann

Descrição: As atividades desenvolvidas pelo grupo visam contribuir para o avanço do conhecimento Interdisciplinar em Ambiente e Saúde enfocando os aspectos ecossistêmicos do processo de viver, ser saudável e adoecer. Convergem conhecimentos disciplinares, promovendo o diálogo e troca de saberes visando concretizar a interdisciplinaridade no ensino, pesquisa e extensão. Utilizam diferentes aportes teórico-metodológicos, integrando professores e pesquisadores da Universidade do Planalto Catarinense, alunos de graduação e de pós-graduação. Os produtos desse grupo têm sido divulgados em eventos científicos, em capítulos de livros e em artigos publicados em periódicos de reconhecida qualidade.


Líder do Grupo de Pesquisa: Geraldo Augusto Locks

Descrição: A relevância deste Grupo de Estudos em Educação e Desenvolvimento Territorial: políticas e práticas (GEDETER) reside no fato de reunir pesquisadores voltados para o desenvolvimento territorial. O grupo se ocupa de temas relevantes e relacionados com políticas públicas e práticas educacionais voltadas à construção de processos socioculturais emancipatórios. O tripé ensino, pesquisa e extensão no GEDETER se traduz em projetos de pesquisa no campo da economia solidária os processos de incubação com catadores de resíduos sólidos tornam-se projetos de pesquisa envolvendo professores e estudantes da graduação.


Líder do Grupo de Pesquisa: Fernando Arruda Ramos

Descrição: Doenças crônicas em crianças e adolescentes Doenças crônicas em adultos


Líder do Grupo de Pesquisa: Anelise Viapiana Masiero  

Descrição:



Líder do Grupo de Pesquisa: Lurdes Caron

Descrição: Tem por objetivo dar condições de continuidade nas investigações relacionadas a inclusões curriculares de diferentes atores sociais envolvidos com a Educação, sobretudo com a Educação Especial, a Educação Musical, o Ensino Religioso, Educação em Artes Visuais e Formação de Professores, agregando-os em um projeto comum e, ao mesmo tempo, diversificado. O projeto envolve áreas do conhecimento trabalhado na escola. Participam dele: pós-graduandos, mestrandos e egressos, que de uma forma ou outra, estão vinculados à pós-graduação - mestrado em educação, a cursos de graduação em musica, artes visuais, educação especial, ciências da religião ¿ habilitação em ensino religioso, pedagogia e outros, das ciências humanas da Universidade do Planalto Catarinense e egressos da graduação em educação especial e do mestrado em educação. Nesse conjunto de inclusões curriculares, tendo em vista as exigências da contemporaneidade no campo educacional, emerge exigências quanto a formação de professores.


Líder do Grupo de Pesquisa: Ana Maria Netto Machado

Descrição:Nov 2013: promovemos I Intercâmbio do GP (UNIPLAC/Lages/SC), reunindo seus membros em torno das temáticas que os congregam: escrita, autoria, leitura (elementos da cultura acadêmico-científica). Nov 2014: realizaremos o II Intercâmbio do GP na UNEB/Coité/BA. O desafio posto pela democratização do acesso à Educação Superior é trabalhar com perfil do trabalhador-estudante, de escasso capital cultural, sem hábitos de leitura e escrita, nem tempo para estudar. Sua inclusão vem corrigir forte elitismo que vigorou no Brasil desde a colonização, mas, traz como consequência diminuição da excelência praticada com elite de estudantes, selecionados por rigorosos critérios meritocráticos. Docentes despreparados para trabalhar com este estudante julgam-no inadequado, responsável pela queda da saudosa qualidade. O estudante mudou e os clássicos métodos baseados em modelos importados fracassam. O GP processa aproximação com o GP internacional liderado por Paula Carlino (Argentina-CONICET).


Líder do Grupo de Pesquisa: Alexandre Faraco de Oliveira     

Descrição:


Líder do Grupo de Pesquisa: Andrey Garcia Batista

Descrição: O MUSIQUE - Grupo de Pesquisa e Estudos em Música está ligado ao curso de Licenciatura em Música da UNIPLAC e vem desenvolvendo pesquisas nas áreas de Musicologia Histórica, Etnomusicologia e Educação Musical, visando contribuir com o ensino de Música e o desenvolvimento cultural do Planalto Catarinense. As pesquisas têm buscado identificar elementos da trajetória histórica da música na região, bem como o seu panorama atual neste contexto, de forma a fomentar a prática musical, tanto no âmbito artístico quanto nos ambientes onde ocorre o ensino da Música. O MUSIQUE visa assim fomentar a discussão sobre a função social da música e seu papel na cultura local.


Líder do Grupo de Pesquisa: Nanci Alves da Rosa

Descrição: O Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros "Negro e Educação" vinculado à Universidade do Planalto Catarinense -UNIPLAC constituiu-se com o objetivo de construir referenciais teórico-metodológicos que possibilitem aos educadores a ampliação e o aprofundamento da história das relações interétnicas na sociedade brasileira e suas implicações na educação. O contexto exposto fez com que o grupo sentisse a necessidade de obter informações mais precisas.


Líder do Grupo de Pesquisa: Vanice dos Santos

Descrição:      O Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre o Ensino de Filosofia (NESEF) foi criado em 1999 por professores e estudantes de Licenciatura em Filosofia da UFPR e professores de Filosofia da rede pública paranaense. Institucionalizado em 2002, o grupo foi certificado pela UFPR e registrado no CNPq em 2009. Os estudos e pesquisas versam sobre a educação filosófica e sobre o ensino de filosofia. Parte dos resultados das pesquisas foram publicizados em forma de artigos e estão disponíveis em: www.nesef.ufpr.br. Além disso, os livros "Textos filosóficos em discussão", "Discutindo textos filosóficos" e "Textos clássicos de Filosofia" foram publicados com trabalhos produzidos a partir das discussões do Grupo. O grupo NESEF¿Regional Planalto Catarinense foi criado na Uniplac e certificado junto ao CNPq no ano 2011. Estando na confluência da filosofia e educação, dedica-se aos fundamentos da educação. Em andamento a pesquisa "Conflitos sociais e forças morais: educação para a convivência solidária".


Líder do Grupo de Pesquisa: Carlos Alberto Bertaiolli

Descrição: Os Estudos acerca das relações possíveis e existentes entre o Direito enquanto ciência e a Sociedade Contemporânea nasceram das discussões em sala de aula no Curso de Direito da Universidade do Planalto Catarinense - UNIPLAC. A partir de então se iniciaram, juntamente com um grupo de alunos e professores, um amplo processo de discussão e construção coletiva que resultou na formação do presente grupo de pesquisa, o qual entende, em termos de pesquisa, estar inserido na Linha de Pesquisa Institucional da UNIPLAC denominada "Democracia, Cidadania e Sociedade" haja vista as especificidades a serem abordadas pelo grupo. Cabe ressaltar que este grupo agrega acadêmicos de diversas fases, inclusive aqueles que estão nas fases finais na produção de suas monografias para conclusão de curso.


Líder do Grupo de Pesquisa: Lauro Henrique Souza Lins

Descrição:      O Núcleo tem como meta a pesquisa sobre a relação da doença periodontal com doenças sistêmicas, visando uma melhoria no entendimento dessa relação, bem como objetivando uma melhor qualidade de vida nas pessoas envolvidas. É caracterizado também por trabalhos voltados ao estudo dos tecidos periodontais e periimplantares.


Líder do Grupo de Pesquisa: Mirian Kuhnen

Descrição: O grupo tem como ponto central de interesse e atuação, a Saúde Bucal Coletiva, nas suas diversas áreas de abrangência. A filosofia do grupo é a Promoção da Saúde, por meio de ações embasadas na epidemiologia. O grupo trabalha integrando o ensino, a pesquisa e a extensão na universidade. Desde 2007, a temática de interesse do grupo ampliou-se para o campo da formação profissional do cirurgião-dentista. O grupo concentra suas pesquisas na temática do "Heterocontrole" ampliando para a educação, formação profissional e educação permanente.


Líder do Grupo de Pesquisa: Rosileia Marinho de Quadros

Descrição:      Pretende-se com este grupo possibilitar estudar vários problemas de saúde pública voltados a parasitologia e microbiologia e contribuir com a melhoria na saúde da população da cidade de Lages, Santa Catarina.


Líder do Grupo de Pesquisa: Rosiléia Marinho de Quadros

Descrição: Através deste trabalho pretendemos estudar e divulgar os principais parasitos de animais silvestres e estudar possíveis mecanismos de transmissão de parasitos destes animais aos animais domésticos e também para humanos.


Líder do Grupo de Pesquisa: Renato Valiati

 Descrição: O grupo tem como objetivo estudar a incidência de lesões pré-malignas e malignas na população da serra catarinense. Destacam-se os projetos: (a) Incidência de Lesões Bucais Pré-malignas e Malignas em Integrantes da AFEUP, ALTERI e população em geral em 2001; (b) Incidência de lesões bucais pré-malignas e malignas atendidas pelo curso de Odontologia em 2002; (c) Grupos Populacionais Idosos de Lages - SC - Levantamento das condições de Saúde Bucal e dos Serviços Odontológicos. No Mestrado em Odontologia, em implantação, a área de concentração em Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofaciais desenvolve as duas linhas de pesquisa do Programa dando ênfase à Epidemiologia de Patologias Bucais e do Trauma Facial seguindo com prevenção e tratamento das afecções e das sequelas.


Líder do Grupo de Pesquisa: Lilia Aparecida Kanan       

Descrição: Compreender o termo saúde a partir de uma perspectiva integral representa buscar subsídios teóricos e epistemológicos numa multiplicidade de enfoques. A conceituação moderna de saúde, por natureza interdisciplinar, considera que o estado de saúde do indivíduo e das populações resulta de vários fatores intrinsecamente relacionados, que incluem condições adequadas de habitação, saneamento, alimentação e nutrição, trabalho e renda, acesso à educação e informação, infra-estrutura social, aliados a preservação do ambiente e à saúde coletiva. Nesta esteira, resta clara a importância de uma análise crítica sobre a interface entre saúde, ambiente e sociedade.


Líder do Grupo de Pesquisa: Ana Maria Netto Machado

Descrição:  Discute-se a necessidade de maior conexão entre o mundo acadêmico-científico e setores da sociedade (mundo do trabalho). Partiu-se da crítica ao produtivismo acadêmico que hipervaloriza as publicações (sobretudo internacionais) e pouco observa se Mestres e Doutores estão conseguindo empregar os resultados de suas pesquisas no seu posto laboral, para promover melhorias nos diferentes segmentos da sociedade. Iniciamos em 2012 o projeto de pesquisa OVEGRESSOS - Observatório do egresso da Pós-graduação - mapeando Mestres e Doutores titulados em SC (Financ.: FAPESC). Em 2013 desenvolvemos o projeto de extensão “Formação e pesquisa entre pares pesquisadores” que procurou fortalecer a interação de egressos da região, promovendo aproximações e parecerias.


Líder do Grupo de Pesquisa: Patricia Alves de Souza

Descrição: Pesquisar, analisar e discutir dados, informações e vivências que integram a Saúde e a Comunidade


Líder do Grupo de Pesquisa: Alexandre Sabatini Cavazzola

Descrição: Espera-se com este grupo buscar informações e aprofundar conhecimento sobre fatores relacionados a saúde bucal de crianças e adolescentes que tenham algum impacto na qualidade de vida dos mesmos. Situações como cárie dentária, traumatismos, alterações oclusais, além de maus-tratos na infância e adolescência fazem parte das pesquisas deste grupo. Além disso, medidas que possam melhorar as condições bucais de crianças e adolescentes, como contaminação e descontaminação de escovas dentais são estudadas com intuito de melhorar a qualidade de vida e saúde bucal individual e coletiva.


Líder do Grupo de Pesquisa: Patricia Alves de Souza

Descrição: Realizar pesquisas envolvendo Saúde, Educação e Tecnologia


Líder do Grupo de Pesquisa: Sabrina Bet

Descrição: Espera-se com a aplicação técnica dos Sistemas de Informação conhecer a realidade e necessidade tecnológica de fim e meio na Região Serrana de SC. O Grupo deve servir de suporte para novas estratégias de Tecnologia da Informação e Comunicação para a comunidade, implementando projetos eficazes para a comunidade local, auxiliando até mesmo o poder público a alavancar o mercado de tecnologia da região. O grupo pretende identificar e trabalhar em questões como: - desenvolver propostas de inovação tecnológica para a região; - identificar o atual estado de TI na região; - promover a valorização do mercado de TI e inovação; - criar novas novas oportunidades de desenvolvimento econômico e tendências tecnológicas para a região.


Líder do Grupo de Pesquisa: Cristina Keiko Yamaguchi

Descrição: Promover o debate sobre a judicialização na saúde e seus reflexos na sustentabilidade socioeconômica na gestão pública. Importância do diálogo teórico e prático do conhecimento e da inovação no processo de judicialização na saúde, visando contribuir para uma gestão eficiente do tratamento da saúde no Brasil. Estuda o redimensionamento das demandas envolvendo o Poder Judiciário, gestores públicos, profissionais do direito e da saúde, pesquisadores interdisciplinares e a sociedade civil.


Líder do Grupo de Pesquisa: Domingos Pereira Rodrigues

Descrição: Percebendo a necessidade de aprofundar a compreensão do fenômeno da violência, bem como de apresentar instrumentos para o seu enfrentamento, o grupo, a partir dos seminários e dos colóquios realizados, apresentou à UNIPLAC um projeto de ampliação com o propósito de consolidar na prática a produção de conhecimento sobre violência, direitos humanos e cidadania, observando ao mesmo tempo a produção científica e a contribuição prática na organização social para o combate à violência. Projetos acadêmicos de TCCs e experiências de estágios foram realizados. Em 2015, produziu a cartilha "Viver sem Violência - Um direito das Mulheres Lageanas", que está sendo distribuída a população.


Fone: (49) 3251-1078
E-MAIL: pesquisa@uniplaclages.edu.br
COORDENAÇÃO: Marlise Eliane Kring Tausendfreund
Fone: 55 49 32511022
Av. Castelo Branco, nº170, Bairro Universitário - Lages - SC - Brasil
© 2017 - Universidade do Planalto Catarinense, desenvolvido por: Al-Wi Tecnologia