Projeto Linhas do Conhecimento – Organização Comunitária, recebe doação de centenas de livros

Envolver a comunidade e incentivar a leitura são os propósitos principais do projeto desenvolvido pelos alunos da Escola Visconde de Cairú, bairro Vila Nova, em parceria com o Serviço Social do Comércio (Sesc), instituto Junior Achievement e a Universidade do Planalto Catarinense (Uniplac), que na manhã dessa quarta, 18, fez a doação de centenas de livros para a biblioteca comunitária.

A professora de língua portuguesa, Geovana Buttner Oliveira, é uma das orientadoras do projeto que incentiva os alunos a movimentar a comunidade em busca da doação de livros e do incentivo a leitura. “Com essa nova biblioteca comunitária e com o projeto, os alunos se transformam em líderes nos bairros e incentivam o público externo a retomarem a leitura e obterem uma educação de qualidade. Como os alunos falaram, o livro é o alimento da alma”.

A coordenadora pedagógica da escola, Arlene Aparecida de Arruda, frisa o momento em que chegou a proposta do Sesc, de identificar problemas sociais e desenvolver algum projeto. “De imediato lembramos da Uniplac, uma instituição inovadora e que é uma parceira constante dos nossos trabalhos e ideias. É um orgulho para nós sentir a energia dos estudantes experimentando e vivenciando isso em comunidade”.

Os livros serão destinados para a biblioteca comunitária, mas também serão direcionados para os abrigos e projetos sociais como o do bairro Santo Antônio, que possui grande concentração de crianças e adolescentes em fase de aprendizagem. “Nós ficamos muito orgulhosos vendo os nossos alunos envolvidos nesse projeto tão grandioso, eles adquirem essa sensibilidade de ir até uma entidade, sentir a necessidade e perceber que as pessoas estarão utilizando os livros e adquirindo conhecimento através de um projeto que eles mesmos criaram”, comenta a diretora geral da escola, Marilda Liz Brockveld.

O professor e reitor da Uniplac, Kaio Amarante, fez a entrega na instituição e incentivou os alunos para que busquem conhecimento através dos livros. “Tenho certeza, que ao terminarem um livro, qualquer que seja, algo de bom vocês irão retirar, algum conhecimento será adquirido. A leitura é muito importante para a formação pessoal e profissional”.  Ele destaca ainda, que a Uniplac abraça a causa, pois sente a necessidade da utilização de livros na didática escolar e na vida comunitária. Os livros foram trazidos da biblioteca de São Joaquim e também de uma campanha de doação promovida dentro do campus com os acadêmicos.

Muito além do incentivo da universidade, dos professores e instituições parceiras, três alunos que estão a frente do projeto, destacam a relevância do Linhas de Pensamento para a comunidade. A aluna do 9º ano do ensino fundamental, Amanda Lampert, diz que o projeto foi pensado com o intuito de trazer as pessoas de volta aos livros, pesquisando e conhecendo cada vez mais as realidades vividas na sociedade. Outro estudante, de 18 anos, Eduardo Machado Costa lembra que os livros serão de extrema importância para a comunidade. “Nós vivemos em um bairro carente e dentre tantos problemas, identificamos a falta de livros e eles são a porta para o mundo, com informação e conhecimento”.

O líder do projeto tem 17 anos e está no 3º ano do ensino médio. Leandro Gomes diz que os livros serão de grande valia, analisando que as pessoas estão extremamente robotizadas e envolvidas com a tecnologia, “com os livros, as pessoas conseguem aprender, escrever e falar melhor. Eu fico muito feliz de ver aonde o nosso projeto chegou, quero agradecer a equipe do Sesc por propor esse projeto à nós e ao professor e reitor Kaio Amarante, que prontamente atendeu a nossa solicitação e abriu as portas da universidade para a arrecadação de livros”.

O reitor garantiu que a universidade continua com a campanha de arrecadação e que nos próximos momentos, serão levadas outras remessas de livros, com intuito de fortalecer o projeto e incentivar cada vez mais esses alunos e a comunidade em geral.

O projeto tem duração prévia até o fim de novembro, quando saem os resultados, mas por vontade dos alunos, o Linhas do Pensamento, terá continuidade. Segundo informações do coordenador de assistência do Sesc, José Adilson Girardi, os alunos estão concorrendo com todas as escolas do estado e se forem campeões, ganharão uma viagem de pesquisa para alguma instituição que se enquadre nos requisitos da instituição Junior Achievement. Os alunos, por sua vez, aguardam ansiosos pelo resultado e planejam o destino da viagem, onde pretendem conhecer estúdios de televisão em Florianópolis.