Em busca de aperfeiçoamento

A Profa. Dra. Mareli Eliane Graupe, do Programa de Pós-Graduação em Educação, participou da Avaliação de Meio-Termo da área de Educação, ocorrido na Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), em Brasília.

O evento foi coordenado pela Capes e contou com a participação de 184 Programas de Pós-Graduação em Educação. Os coordenadores da Área de Educação na Capes, Robert Verhine e Ângelo Ricardo de Souza, apresentaram a Ficha de Avaliação e entregaram o Relatório da Avaliação parcial de cada Programa (correspondente ao período 2017/2018).

De acordo com a  coordenadora ajunta do PPGE/Uniplac, Profa. Dra. Mareli Eliane Graupe, a participação do  Programa  na reunião foi essencial em função de dois aspectos:  Primeiro, o Programa da Uniplac recebeu o relatório parcial das suas atividades referente ao biênio de 2017 e 2018 e, de acordo com esse documento,  as ações desenvolvidas pelos docentes, discentes e egressos do PPGE apontam a perspectiva de se obter a  nota 4 no final do quadriênio (2020). Essa tendência de elevação da nota é resultado do trabalho coletivo articulado com Planejamento Estratégico dos dois  últimos anos.

O segundo ponto de destaque é que a participação o PPGE no evento também foi importante em função da inserção do Programa na comunidade científica, buscando fortalecer o compromisso com a formação de profissionais qualificados para o exercício de atividades de ensino e pesquisa, para a produção de conhecimentos.

O coordenador do PPGE/Uniplac, Prof. Dr. Jaime Farias Dresch destaca que é fundamental a participação do Programa neste tipo de evento para a constituição de parcerias interinstitucionais. De acordo com o relato Mareli neste evento foi articulado com a coordenação da Unilasalle, UCS, Unijuí e Uniplac a aplicação de um instrumento, que representa uma inovação na autoavaliação das atividades dos Programas, e que irá contribuir para a construção do Plano de Autoavaliação que cada Programa terá que publicar no seu site até dezembro de 2019.