II Seminário Catarinense de Psicologia e Estudos sobre Deficiência

Três trabalhos do CER II da Uniplac foram aprovados e apresentados no II Seminário Catarinense de Psicologia e Estudos sobre Deficiência.

Com foco na importância em transformar a atuação prática em ciência, as psicólogas Priscila Schneider, Vivian Oliveira e o psicólogo Guilherme Secchi do Centro Especializado em Reabilitação (CER II Uniplac), tiveram seus trabalhos aprovados e apresentados no II Seminário Catarinense de Psicologia e Estudos sobre Deficiência, ocorrido nesta quinta-feira (5), na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), em Florianópolis.

O trabalho de autoria da psicóloga Priscila e apresentado pela estagiária do curso de Psicologia Aline Justi, intitulado: Grupo de Mulheres Atendidas em Centro Especializado em Reabilitação é referente ao Grupo CER II Mulher, o qual objetiva promover a emancipação de mulheres com deficiência atendidas no CER II; potencializar autonomia, autoestima e saúde mental para valorização da mulher e favorecer o enfrentamento saudável de situações de opressão e violência doméstica.

A psicóloga Vivian apresentou o trabalho intitulado: Grupo de Familiares de Pessoas com Autismo e outras Deficiências, com os principais objetivos: conhecer atualidades teórico-científicas sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA); compreender aspectos inerentes ao comportamento, desenvolvimento e funcionalidade do TEA; desmistificar possíveis rótulos advindos acerca do desconhecimento do TEA e promover debates, reflexões e disseminação de informações sobre o TEA.

O Grupo Cuidar do Cuidador apresentado pelo psicólogo Guilherme, visa: minimizar a sobrecarga dos cuidadores (familiares dos pacientes atendidos no CER II); promover o autocuidado e incentivar a busca por atividades diferenciadas que tragam satisfação e bem- estar.  Importante destacar que neste Centro os grupos são desenvolvidos juntamente com outros profissionais do serviço e estagiárias do curso de psicologia.

O tema da edição deste ano do seminário foi: “Desafios para a atuação em psicologia em consonância com a garantia de direitos das pessoas com deficiência” e visou qualificar profissionais da psicologia e demais áreas que atuam nas políticas sociais para a atuação profissional junto a pessoas com deficiência com base no campo dos Estudos sobre Deficiência e na legislação vigente. Durante o evento também foi lançado do Caderno Temático “Psicologia e Pessoas com Deficiência”.

Para a psicóloga Vivian, contar com aprovação de três trabalhos desenvolvidos no CER II Uniplac coloca em relevo aos profissionais de todo o estado, a qualidade dos serviços prestados, evidenciando resultados comprovados.

Confira a Galeria de Fotos