Professor da Uniplac faz intercâmbio nos EUA

Selecionado pela Capes para participar do Programa de Desenvolvimento Profissional de Professores de Língua Inglesa (PDPI), o docente do curso de Letras da Uniplac, Rodrigo Ogliari Coelho, passou seis semanas estudando na Michigan State University, em East Lansing – Michigan/EUA.

“Tive o prazer de aproveitar essa oportunidade na Michigan State University, em East Lansing – Michigan, pelo período de seis semanas com outros 34 professores brasileiros envolvidos com Educação Pública e Formação de Professores para ter essa experiência de imersão, tanto no que diz respeito à língua quanto na cultura estrangeira”, comenta Rodrigo Ogliari, ressaltando ter sido uma experiência inesquecível que, sem sombra de dúvida, terá um impacto enorme nas suas práticas de ensino, além de obter grandes aprendizados pessoais e culturais durante o programa. Em sua opinião, programas como esse, os quais promovem a imersão e aproxima pessoas e culturas diferentes, são de grande importância para o melhor relacionamento entre nações. “Ademais, para um professor universitário, torna-se necessário estar inserido em ambientes culturalmente diversificados para que sejamos sujeitos ativos na sociedade do conhecimento que nos envolve nos dias atuais”, diz.

O PDPI – Programa de Desenvolvimento Profissional de Professores de Língua Inglesa nos EUA faz parte do plano estratégico do Governo Brasileiro para melhorar o ensino de Língua Inglesa no Brasil. O propósito do programa de seis semanas é de levar professores de Inglês brasileiros para universidades nos Estados Unidos para um estudo prático de Metodologias de Ensino de Língua Estrangeira, bem como exposição à sociedade e cultura americana. O programa teve mais uma edição promovida pela Capes com o processo de seleção pela Fullbright Comission.