Representantes da Uniplac relatam as conquistas da universidade aos diretores da Acil

Equilíbrio financeiro, autonomia universitária e validação de diplomas estrangeiros foram alguns dos assuntos abordados por representantes da Uniplac, durante reunião realizada nesta segunda feira, 17, com os diretores da Associação Empresarial de Lages (Acil). Indicado pela Associação Empresarial de Lages para o cargo de diretor executivo da Fundação Uniplac, Carlos Eduardo de Liz (Caco) apresentou os dados da universidade aos diretores da entidade. Também estavam presentes o Reitor da Uniplac, Kaio Amarante, a Pró-Reitora de Pesquisa, Extensão e Pós-Graduação, Cristina Keiko Yamaguchi e o Pró-Reitor de Ensino, Alexandre Tripoli Venção.

Desde que assumiu a função de diretor executivo há três anos, Caco tem realizado um trabalho incansável para reestabelecer o equilíbrio financeiro da instituição. No primeiro semestre de 2016, havia a previsão de a Uniplac encerrar com um déficit de quase R$ 5,9 milhões, pois o déficit mensal ultrapassava R$ 690 mil. Foi necessário reduzir o quadro de funcionários, renegociar dívidas e economizar com os gastos habituais.

De acordo com o diretor, a universidade encerrou o ano de 2018 com um resultado superavitário, ultrapassando os R$ 6,3 milhões. “O nosso maior desafio é, nos próximos cinco anos, pagar toda a dívida e ficar com, no mínimo, R$ 25 milhões em caixa”, destacou.

Com todo o esforço empreendido, a universidade também colhe bons frutos na área acadêmica. São pouco mais de quatro mil alunos matriculados neste primeiro semestre de 2019 e a meta para 2020 é ultrapassar os cinco mil acadêmicos. Esse crescimento se deve a confiança da sociedade no trabalho que está sendo realizado.

Recentemente, a Uniplac passou por avaliação do Ministério da Educação (MEC) e todos os cursos receberam conceitos 4 e 5. “Isto demonstra a qualidade da instituição”, enfatizou o reitor, que aproveitou a ocasião para comunicar que a Uniplac recuperou sua autonomia universitária. “Isso significa que poderemos expandir o número de vagas por curso. Poderemos reiniciar alguns projetos que estavam adormecidos, como por exemplo, a possibilidade de oferecer uma série de vagas na licenciatura em troca do abatimento da dívida da Uniplac e a possibilidade de expandir os cursos para outras áreas”, destacou Kaio.

Outra novidade apresentada é com relação à internacionalização da universidade. Na última sexta-feira (14), a universidade recebeu acreditação para validar diplomas de mestrados internacionais. Somente na última segunda feira, foram recebidos sete pedidos de validação.