Jornalismo da Uniplac tem três artigos aprovados no maior congresso de comunicação do sul do país

O curso de graduação em jornalismo representará a Universidade do Planalto Catarinense (Uniplac) com três artigos no XX Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sul, realizado pela Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (Intercom), de 20 a 22 de junho, em Porto Alegre (RS). O tema da edição deste ano, sediada pelo Centro Universitário Ritter dos Reis (UniRitter), será "fluxos comunicacionais e crise da democracia".

Os artigos, fruto dos Trabalhos de Curso desenvolvidos e apresentados em 2018, envolvem três temas diferentes: “A pós-verdade e a reformulação das fake news: a cobertura da Agência Lupa no primeiro turno das eleições presidenciais de 2018”, foi produzido por Dionathan Sousa. “A atuação do crítico de cinema no YouTube: uma alternativa de produção de conteúdo informativo”, é criação de Diógenes de Barros, sendo ambas as pesquisas orientadas pelo professor Luiz Henrique Zart. Enquanto “O jornalismo literário na narrativa de Ryszard Kapuściński: uma análise da obra Minhas Viagens com Heródoto” é de autoria de Gisele Cristiane Urnau, com a orientação do professor Carlos Eduardo Menegazzo Canani e apoio do professor Zart.

Na capital gaúcha, estarão reunidos alunos de graduação e pós-graduação, pesquisadores e profissionais da área. No evento, são debatidos tópicos de jornalismo, relações públicas, publicidade, rádio, televisão, cinema, produção editorial e de conteúdo para mídias digitais e políticas públicas de Comunicação, entre outros. Os três estudos desenvolvidos na Uniplac integram o Intercom Júnior, voltado a pesquisas de iniciação científica, laboratórios didáticos, trabalhos de campo ou oficinas experimentais.

Para a recém-graduada Gisele, apresentar seu trabalho representa tanto uma nova experiência quanto um acréscimo só currículo. "Com certeza também é um desafio sair da Universidade e encarar um Congresso deste porte, o que proporcionará uma maior visibilidade para a Uniplac assim como para a pesquisa apresentada, o que é de grande relevância pois é nossa maior e mais querida pesquisa da graduação", lembra.

O professor Zart, que já participou de outros quatro congressos promovidos pela Intercom, acredita que levar pesquisas relevantes a eventos assim significa “uma oportunidade incrível de trocar experiências com profissionais e estudantes da região, além de conhecer outra universidade e entender como funciona e se estuda a comunicação e o jornalismo por lá. Para além dos bancos da nossa instituição, é algo que valoriza o conhecimento desenvolvido pelos nossos acadêmicos”, diz, lembrando que a pesquisa é parte do tripé básico da universidade ao lado do ensino e da extensão.