Ciências Contábeis é 4 pelo MEC

O Curso de Ciências Contábeis da Uniplac termina o ano com sentimento de missão cumprida. O motivo é Nota 4 na avaliação do  Ministério da Educação e Cultura (MEC). O resultado fica mais significativo quando observado que na avaliação anterior, o curso havia obtido apenas 2. Uma das responsáveis por este avanço é a coordenadora do curso,  possuidora de pós-graduação em Contabilidade Pública e Controladoria, MBA em Gestão Estratégica Corporativa e Mestranda em Ciências Contábeis, Justine Maria Arruda de Souza Neto.

Em entrevista, ela relata detalhes que levaram o curso a conseguir este avanço na nota. “Sinto que nossos alunos e professores estão mais motivados e se sentem parte de todo esse processo que estamos vivenciando. E é isso que mais me motiva”, antecipa a coordenadora do curso.

1- Como é feita toda essa avaliação? Quais os critérios?

A avaliação do Mec é realizada in loco, uma visita onde avaliadores, mestres e doutores na área contábil, analisam critérios tais como: organização didático-pedagógica, perfil profissional, corpo docente, coordenação, infraestrutura, atividades exitosas e inovadoras, características do curso que atendam as demandas regionais e as diretrizes curriculares para a formação do profissional da contabilidade.

2- A nota era 2, passou para 4. O que mudou nesse tempo todo para a evolução dessa nota?

Sim. No ano de 2014 o curso teve conceito 2. Quando assumi a coordenação em março de 2018, tinha esse grande desafio, aumentar o conceito do curso e reestruturá-lo. Iniciamos com uma reestruturação geral na grade curricular, nas ementas, disciplinas, nos planos de ensino, estágios, TCCs. Juntamente com o colegiado e Núcleo Docente Estruturante foi realizado um árduo trabalho para que o curso atendesse ao que o mercado precisa, ao que o Conselho Federal de Contabilidade exige e as inúmeras transformações que a profissão contábil está passando. Firmamos convênio com muitas entidades contábeis e também sistemas de informações contábeis para que o curso se aproximasse mais do dia a dia do contador, como também já realizamos algumas visitas técnicas as empresas da região. Apoiamos o retorno do Centro Acadêmico de Contabilidade, para que haja uma maior integração entre os alunos e eles se sintam mais próximos da coordenação e do corpo docente. Hoje nossos alunos estão tendo o apoio necessário para que o tripé da universidade seja plenamente alcançado: ensino, pesquisa e extensão. Estamos iniciando com projetos de pesquisa e extensão no nosso curso, pois queremos formar um profissional completo, capaz de sair da Universidade com segurança para atuar na profissão. Assim, esse 4 representa o novo momento que o curso está passando. Mostra também que todo o esforço durante esses oito meses de gestão foram reconhecidos e estamos em nível de excelência, considerando que o maior conceito é 5. Em um curto período de tempo dobramos nosso conceito, e agora nossa meta é o 5.

3- Como a senhora como coordenadora se sente em relação a esse sucesso?

Me sinto muito feliz, eu sou egressa do Curso de Ciências Contábeis da Uniplac, me formei em 2008. Em 2014 realizei a pós-graduação em Contabilidade Pública e Controladoria, também na Uniplac e em 2015 fui convidada a ministrar aulas no Curso de Ciências Contábeis, na disciplina de contabilidade e orçamento público. Então eu tenho um amor enorme por esse curso e isso fez com que eu aceitasse o convite do reitor na época a assumir esse desafio e essa grande responsabilidade. Além do conceito 4 no MEC estamos com 100% de aprovação na prova do CRC, isso demonstra que estamos no caminho certo e que nosso trabalho está gerando ótimos resultados. Nada disso seria possível sem o apoio e a confiança do meu colegiado e de todo corpo técnico da Universidade.

4- Quais os projetos futuros para o curso. Alguma novidade?

Muitas novidades, temos muito trabalho pela frente. Como citei anteriormente, nossa meta é 5 e não tenho dúvidas que conseguiremos. Temos um plano de ação da coordenação e colegiado, onde nele estão elencadas nossas prioridades e objetivos a serem alcançados em 2019. Projetos de pesquisa e extensão, a aproximação dos nossos alunos com a sociedade e a vivência da profissão contábil estarão mais em evidência.

Central de Notícias Uniplac (CNU)| Fotos: Divulgação.