Neab promove palestra sobre autoria dos negros na literatura

Palestra contou com a participação da professora e pesquisadora da UFRGS, Lilian Ramos.

O Núcleo de Estudos Afrobrasileiro “Negro, Educação e Indígena” (Neab) da Uniplac, realizou nesta terça-feira, 20, a palestra “Novas abordagens para o ensino de literatura através da autoria negra latino-americana”. O evento ocorrido no auditório do MidiLages, faz parte de uma série de atividades que o núcleo tem desenvolvido com o objetivo de ampliar e aprofundar questionamentos étnico-raciais na universidade e na comunidade.

A mediação da palestra ficou por conta da professora de Língua Espanhola e Literatura Afro-latino-americana, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Lilian Ramos. Durante o evento, Lilian destacou resultados de sua pesquisa - ainda em andamento -, intitulada “Vozes negras no romance hispano-americano”.

Para a pesquisadora o objetivo do trabalho é de resgatar a autoria de negros na literatura nos séculos 19, 20 e 21.

“Um dos motivos para a iniciação na pesquisa partiu da inquietação em perceber que não se trabalhava com livros de autores negros durante o período de graduação. Nesse contexto surgiu a pergunta: onde estão os autores negros?”, conta.

De acordo com a pesquisa, nos 19 países hispânicos, foram levantados 83 romances que apresentam negros como protagonistas. Obras que, muitas vezes, permanecem sobre o desconhecimento da população.

“No século 19, onde somente a elite - representada por homens brancos - exercia a prática de escrita e leitura, identificamos o total de dez livros com protagonistas negros. Desses 10 livros, nós temos apenas um escrito por um homem negro, uma autobiografia do poeta-escravo Juan Francisco Manzano”, explica Lilian.

Durante o encontro promovido pelo Neab, a professora destacou também a crescente participação de mulheres na literatura, assim como o interesse de jovens na produção de literatura e poesia. “Hoje eu trago o exemplo do Campeonato Brasileiro de Poesia Falada, o Slam. Nele jovens de diferentes regiões do país se unem para declamar poesia trazendo diferentes olhares sobre a realidade brasileira”, finaliza.

Texto e Foto: Dionathan Sousa/Central de Notícias Uniplac (CNU).