Produzido pelo Jornalismo da Uniplac, documentário resgata os 20 anos da Polícia Ambiental

Acadêmicos da disciplina de Estágio da 8ª fase do Curso de Jornalismo da Uniplac, estão há quatro meses reunindo a história e acompanhando as ações da Polícia Militar Ambiental. O resultado será reunido em um documentário que faz parte das comemorações dos 20 anos da companhia na Serra e Meio-Oeste catarinense.

Considerada uma das unidades mais operacionais e inovadoras de Santa Catarina, a Polícia Militar Ambiental de Lages, completa neste ano 20 anos de dedicação às causas do meio ambiente e segurança da população. A 1ª Companhia de Polícia Militar Ambiental (PMA) abrange o maior território do Estado, com atendimento a 64 municípios da Serra e Meio-Oeste e é comandada atualmente pelo Major Adair Alexandre Pimentel. “Gosto de destacar que o maior valor da unidade está na capacidade técnica e operacional altamente especializada das pessoas que fizeram e fazem parte da companhia”.

Desde de janeiro de 2018, uma série de ações e eventos envolvendo toda a comunidade já foram realizados para marcar essa data especial. Dentre essas ações está o documentário, que há quatro meses vem sendo produzido pelos acadêmicos do curso de Jornalismo da Uniplac. “A ideia é apresentar PMA hoje e a partir daí, resgatar seus 20 anos de história”, explica o jornalista, coordenador do curso e professor da disciplina de estágio da 8ª fase, Luiz Augusto Del Moura. “Por quatro meses acompanhamos as operações, os projetos em andamento e toda a evolução histórica desse trabalho valioso para a comunidade serrana”.

O documentário pronto será apresentado no dia 6 de dezembro, durante a formatura dos novos soldados e homenagem a todos os policiais que passaram pela Polícia Ambiental.

Polícia Ambiental e seus projetos

Preservando a ordem pública de forma integrada com a sociedade, visando o exercício pleno da cidadania, além de, realizar diversas outras atividades, a Polícia Militar Ambiental destaca-se por seus projetos inovadores.

A Companhia é referência nacional no combate ao Javali, animal exótico que tem causado problemas ambientais e econômicos no mundo todo. “O trabalho de monitoramento e combate ao javali desenvolvido na Serra Catarinense serve de exemplo para outras regiões, tanto que somos os únicos de Santa Catarina a fazer parte do Plano Nacional de Prevenção, Controle e Monitoramento do Javali”, conta Major Pimentel. Um dos destaques é o aplicativo Ambiental SC, único no mundo, idealizado pela PMA de Lages e desenvolvido em parceria com o Centro de Informática e Automação do Estado de Santa Catarina (Ciasc). “Saímos na frente e desenvolvemos ferramentas tecnológicas inéditas para nos auxiliar no manejo e combate do animal. No futuro, elas devem ser usadas em todo o Brasil”, afirma o comandante.

Na educação ambiental a PMA é destaque com o programa Protetores Ambientais Mirins, onde desde 2002 formou mais de 600 jovens e adolescentes, depois de treina-los e disciplina-los para auxiliar a polícia em suas atividades de educação ambiental. “O programa aborda questões sociais, econômicas e ambientais de maneira simples e dinâmica. Temos tido ótimos resultados. Os jovens assumem o compromisso de cuidar e oferecer um ambiente sadio e equilibrado às futuras gerações”, frisa o comandante.

Vale ressaltar que a PMA não se limita apenas à realização do patrulhamento ostensivo, mas também desenvolve projetos que visam inserção social. Um exemplo é o projeto ‘Educação Ambiental Inclusiva – uma percepção do ambiente natural’, que entre várias ações, trabalha a sensibilização ambiental adaptada para os cegos, por meio de uma cartilha adaptada em linguagem braile e também com narração do conteúdo sobre fauna, flora, água, puma e javali em CD. Esse é um projeto inovador em Santa Catarina.

Uma novidade, que chegou em 2018, foi o Programa Unidos Pelo Meio Ambiente (Puma), uma atividade voltada para alunos do 4º ano do ensino fundamental de escolas públicas e particulares. “Por meio de vivências com o meio ambiente, o “Puma” desperta nos estudantes o interesse para as questões ambientais, incentiva a adoção de posturas de conservação ambiental, além de estimularem as crianças a apreciarem e valorizarem os elementos da natureza e sua importância”, conclui.

Texto: Débora Bombílio/Central de Notícias Uniplac(CNU) | Foto:Divulgação