Curso de Enfermagem da Uniplac promove roda de conversa com foco no ‘Outubro Rosa’

Em 1990 nascia o movimento ‘Outubro Rosa’, com o objetivo de estimular a participação da população no controle do câncer de mama.

De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (Inca), a data é celebrada anualmente, com a intenção de compartilhar informações sobre o câncer de mama, promover a conscientização sobre a doença, proporcionar maior acesso aos serviços de diagnóstico e de tratamento, além de contribuir para a redução da mortalidade.

A Universidade do Planalto Catarinense (Uniplac), sempre apoia e estimula campanhas de conscientização e, neste ano, com o ‘Outubro Rosa’ não seria diferente. Neste sentido, o curso de Enfermagem promoveu uma palestra e uma roda de conversa a respeito do tema, na noite de segunda-feira (29), no auditório do Centro de Ciências Jurídicas (CCJ). “Debater a prevenção é sempre importante, principalmente para nós que atuamos no setor de saúde”, enfatizou a coordenadora do curso de Enfermagem, professora Andrea Cristine Borges.

Prevenção é o melhor caminho

Ainda de acordo com o Inca, cerca de 30% dos casos de câncer de mama podem ser evitados adotando hábitos saudáveis, entre eles: praticar atividade física regularmente; Alimentar-se de forma saudável; Manter o peso corporal adequado e Evitar o consumo de bebidas alcoólicas. Visitar o médico é outra maneira de prevenção. Além disso, ela também começa no autoexame. Por isso, se toque!

Texto: Gabriela Sassi/Assessoria Uniplac | Foto: Nanda Zanella/Assessoria Uniplac.