Defesa de dissertação do Mestrado em Ambiente e Saúde

A postulante ao título de Mestre em Ambiente e Saúde (PPGAS), Larisse Dunke Pereira, sob a orientação da professora Natália Belinatti e coorientação da professora Lilia Kanan, dissertou sobre seu trabalho “Avaliação da autoeficácia em indivíduos com síndrome metabólica”. Além das orientadoras, a banca foi integrada pela professora Anelise Masiero (PPGAS) e pelo professor da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Roberto Moraes Cruz, considerado referência nacional e internacional em Psicometria.

A autoeficácia envolve a percepção do estado de saúde e habilidades para desenvolver certas atividades em indivíduos com doença crônica, em especial a Síndrome Metabólica. Essa síndrome se caracteriza pela junção de três ou mais anormalidades metabólicas, incluindo glicose, triglicerídeos, pressão arterial e circunferência abdominal elevados e baixos níveis de HDL.

A Self-efficacy For Managing Chronic Disease 6-Item Scale (SEMCD-6) vem sendo usada em diferentes culturas e idiomas para avaliar a autoeficácia nas doenças crônicas. Larisse objetivou adaptar transculturalmente a SEMCD-6 para a língua portuguesa brasileira. Como conclusão encontrou uma alta consistência interna na versão adaptada transculturalmente, ficando denominada “Escala de Autoeficácia para Gerenciamento da Doença Crônica 6-itens”.

Assim, após o processo de validação da Escala adaptada, já iniciado pelas pesquisadoras, a avaliação da autoeficácia poderá auxiliar no processo de gerenciamento de doenças crônicas.

Fonte: PROPEPG - (PPGAS-Programa de Pós Graduação Mestrado em Ambiente e Saúde).