Aberta a temporada de Talks Shows

Uma das atividades tradicionais do curso de Jornalismo é o Talk Show, desenvolvido pelos acadêmicos da 2ª fase na disciplina de Técnicas de Entrevista e Reportagem sob responsabilidade do professor Luiz Del Moura, que também é coordenador do curso. Neste ano foram organizados três grupos com temas diferenciados.

Na noite de segunda-feira, 1º de outubro, o Centro de Ciências Jurídicas recebeu a equipe “Foca na Palavra” que tratou do tema música e envolveu em sua atividade o curso de Licenciatura em Música. No palco entrevistados que são referência para a arte da música na Serra Catarinense: o maestro Luiz Augusto Medeiros, a cantora Mariza Bunn, o musicólogo e professor da Uniplac, Andrey Garcia Batista e o cantor nativista Daniel Silva, acadêmico do curso de música da instituição.

“Enaltecer essas questões tão simples e pontuais é maravilhoso e essencial. Hoje, esse trabalho trouxe para debate temas musicais simples e ao mesmo tempo tão abrangentes como a música que chega como veículo social aos bairros”, diz o maestro Luiz Augusto. Segundo a acadêmica Karoline Andrade a experiência de apresentar o talk show foi única. “Para mim foi tudo novo e muito gratificante. São novos conhecimentos que só vem a contribuir e agregar na minha profissão”, afirma Karol.

A segunda equipe tratou do mundo da beleza e autoestima. Com o título “Um talk A +”, e sob o comando dos acadêmicos Beatriz Melo e Alex “Prefeito”, o grupo abordou a onda das barbearias e barber shops, a estética, cosmetologia, além da triste realidade de quem perde os cabelos quando em tratamento quimioterápico. “A autoestima fica abalada. Os cabelos são a moldura do rosto e nós trabalhamos na construção de perucas para minimizar a dor dessas mulheres”, contou a cabeleireira Nilse. “Participar dessa atividade foi incrível. Apesar de ser uma atividade simulada, ela se torna real e altamente positiva do ponto pedagógico”, afirmou a coordenadora do curso de Cosmetologia e Estética, Márcia de Liz.

Assim, foi a primeira noite de Talk Show e como disse a acadêmica Patrícia Barbosa, trabalhar em equipe, com diversidade de pessoas, com ritmos diferentes de trabalho não é nada fácil. “Temos que alinhar muitas coisas. A isso tudo soma-se a dificuldade de produção e criação de um talk show. Foi preciso muita dedicação de todos e o resultado foi gratificante”, conclui ela.

Mas, ainda não terminou, temos a terceira equipe: “Não Há Quem Lead 3.0”, que nesta segunda-feira, 8 de outubro, a partir das 19 horas, trará ao palco do CCJ o “tripé” que move a Universidade: “Ensino, Pesquisa e Extensão”. Imperdível! Todos estão convidados.

Talk Show

Talk show é um gênero de programa televisivo ou radialístico, em que uma pessoa ou um grupo de pessoas se junta e discute vários tópicos que são sugeridos e moderados por um ou mais apresentadores. Normalmente os convidados são pessoas que têm experiência em relação ao assunto que está sendo tratado no programa. Outras vezes um único convidado responde às perguntas do apresentador e/ou da plateia.

Habitualmente, um talk show é uma espécie de rubrica de informação, uma forma de "conversação conversada" em oposição à "conversação textual". Existe um público, na maioria das vezes, que observa tudo e tem direito de manifestação. São usadas técnicas de descontração e informalidade.

Texto e Fotos: Débora Bombílio / Assessoria Uniplac