Fisioterapia Uniplac desenvolve dois novos projetos

Atividades serão na Unidade de Saúde do bairro São Miguel

Acadêmicas da oitava fase (Grupo F) do curso de Fisioterapia da Universidade do Planalto Catarinense (Uniplac) e a Fisioterapeuta e professora Dayane Cristina Vieira desenvolvem a oficina de Shantala para as mães e pais que queiram aprender a técnica para seus bebês. A oficina ocorre na Unidade de Saúde Básica (USB) São Miguel.

A técnica da shantala é uma antiga massagem introduzida no ocidente pelo doutor Frederich Leboyer, ao observar uma mãe que acariciava seu bebê na Índia. O simples toque pode transmitir e receber amor que beneficia pai, mãe e filho, diminuindo cólicas, aumentando vínculo afetivo e melhora da qualidade de sono dos bebês.

Segundo a professora Dayane, isso ajuda no desenvolvimento dos bebês. “Por meio do contato afetivo com o pai/mãe, os bebês se tornam mais seguros e irão saber lidar melhor com problemas quando forem adultos”.

Além da técnica da massagem, a oficina ensina a prática do banho de ofurô, técnica que lembra o meio aquático do útero e ajuda na transição do bebê para o mundo, proporcionando relaxamento e proteção.

Lembrando que a técnica da shantala será ensinada em três encontros, nas quartas-feiras. Os pais podem levar os bebês de 15 dias até um ano de idade.

Projeto “SOS Coluna” para dor crônica

Além das técnicas de shantala e ofurô, o curso de Fisioterapia também possui projeto “SOS Coluna”. O grupo é direcionado para as pessoas da comunidade que sofrem com algum tipo de dor crônica. Com supervisão da fisioterapeuta e professora Dayane Cristina Vieira juntamente com as acadêmicas da oitava fase (Grupo F).

Os encontros são todas quartas-feiras com duração de uma hora, durante quatro meses, onde são realizados alongamentos, exercícios específicos para dor crônica e relaxamento. Com objetivo de criar vínculo entre os participantes e o grupo de estágio.

O objetivo do trabalho é mostrar para a comunidade que é possível conviver com a dor sem ter que ficar afastado de suas atividades, diminuir o consumo de medicamentos e dar mais independência para as pessoas que sofrem de dor crônica. O projeto não tem um limite de idade. Tanto a oficina quanto o “SOS Coluna” são gratuitos.

Foto: Arquivo Pessoal