Criança na Praça: Uniplac participa atividades recreativas

Acadêmicos da Universidade do Planalto Catarinense (Uniplac) apoiam evento comunitário, fortalecendo o relacionamento entre a sociedade e universidade

A Universidade do Planalto Catarinense (Uniplac) esteve presente no evento promovido pelo Sistema Catarinense de Comunicação (SCC) ‘Criança na Praça’, na tarde do último sábado, (29), em Lages. O tradicional evento gratuito, que ocorre na Praça Joca Neves, contou com a presença da comunidade lageana, entre crianças e adultos que receberam mais de quatro mil kits de doces, 600 bolas e diversos brindes que foram sorteados.

As crianças também tiveram a oportunidade de mostrar seus talentos no palco, em apresentações musicais e puderam conhecer profissões que estavam distribuídas em formas de oficinas nos estandes.

A Uniplac marcou presença no evento com diversos cursos, onde profissionais e acadêmicos de Odontologia, Medicina, Jornalismo, Educação Física e Estética e Cosmeto, repassaram seus conhecimentos mostrando a importância de cada área para as crianças, fortalecendo o relacionamento entre a sociedade e universidade.

“Com toda certeza é muito bom esse movimento, pois a gente também interage com as crianças, colocando em prática a maquiagem artística, o que também se aprende em sala”, comenta a acadêmica da sexta fase de Cosmetologia, Joseane da Costa Trindade.

Marcelo Montemezzo é formado há 13 anos em Odontologia pela Uniplac e, em parceria com Sest/Senat, esteve presente com alunos distribuindo kits de higiene bucal e incentivando a escovação. Para Julio Guilherme Pontes Júnior, que também faz parte do Sest/Senat, a inciativa é boa. “É dada ênfase na parte preventiva, já que a saúde começa pela boca”, diz.

A doméstica Sonia Batista, (52), levou o neto Miguel Ribeiro, (6), para prestigiar o evento. Iniciativas como essas trazem para a sociedade conscientização para ajudar quem precisa. “Até pensei em entrar na fila com meu neto para pegar doces, mas penso que enquanto eu tenho condições de comprar, tem aquele que não tem, então seria egoísmo da minha parte ocupar este lugar” diz Sonia.

Alunos dos cursos da universidade fazem parte do Programa de Formação de Agentes para o Desenvolvimento Regional (Proesde), um projeto de extensão, que, no evento, tinha como objetivo a reciclagem de lixo. Foram entregues folders, com foco no desenvolvimento regional.

“A presença dos cursos da Uniplac em eventos como o ‘Criança na Praça’ é importante, porque é o papel da própria universidade, por ser comunitária, apoiar eventos que envolvem a comunidade”, diz o pró-reitor de ensino da Uniplac, Alexandre Tripoli Venção.

Texto: Jordana Boscato/Fotos: Fernanda Coroski/CNU