CER II da Uniplac é exemplo em reabilitação para outros centros do país

Com pouco mais de dois anos de atividade, o Centro Especializado em Reabilitação (CER II) da Universidade do Planalto Catarinense (Uniplac) é um modelo a ser seguido em outros centros de reabilitação do Brasil. Exemplo disso é a visita programada para essa semana, entre os dias 27 e 28, da equipe do CER II do município carioca de Barra do Piraí.

Após acompanhar pela internet o trabalho realizado em Lages, quando o Ministério da Saúde (MS) visitou a unidade, a equipe do Rio de Janeiro decidiu conhecer de perto o CER da Uniplac. A visita tem como objetivo primordial a troca de experiências entre os dois centros, e conta com a presença da Gerente Administrativa Monica Marques da Silva; do Gerente de Projetos Ricardo Alexandre Coelho da Silva; e da Assistente Administrativa Cassia Albornoz.

Segundo a Coordenadora do CER Uniplac, Elusa Camargo, esta é uma oportunidade para mostrar a qualidade do trabalho feito dentro da Uniplac. “Ter sido tão bem avaliado pelo MS naquela visita em abril acabou rendendo frutos, agora podemos apresentar nossos projetos e assim, quem sabe, agregar aos demais centros”, ressalta.

Conheça a Associação Pestalozzi de Barra do Piraí - RJ

A associação foi fundada no dia 28 de dezembro de 1987 e desde sua criação tem por objetivo despertar e conscientizar a sociedade em geral da dificuldade e da importância da captação dos recursos para auxiliar as pessoas com deficiência.

Sua história é marcada pela pesquisa e inovação nos métodos educacionais e de inclusão social para pessoas com deficiências visando à inclusão social e o desenvolvimento integral de crianças e adolescentes como fator de formação de cidadania e melhoria da qualidade de vida, prioritariamente em área de vulnerabilidade social.

A Associação Pestalozzi de Barra do Piraí atende a crianças e adolescentes de 00 a 18 anos com deficiência múltipla, física, sensorial e intelectual.

A Unidade de Ensino Amanhecer atende alunos encaminhados pela equipe técnica da clínica oferecendo a escolaridade especial para alunos em idade entre 06 e 18 anos.

A Associação Pestalozzi de Barra do Piraí mantém convênio com o Ministério da Saúde onde a Instituição encontra-se habilitada como um Centro Especializado em Reabilitação – CER II, atendendo as demandas de Reabilitação Física e do Transtorno do Espectro do Autismo.

Atualmente a Associação é referência para os atendimentos. Além disso, a assistência prestada abrange tanto o usuário dos serviços, quanto os familiares.

Sobre o CER Uniplac

O Centro Especializado em Reabilitação (CER) é um dos componentes da Rede de Cuidados à Pessoa com Deficiência, e ela está instituída no Sistema Único de Saúde (SUS).

O objetivo do importante projeto é o atendimento de pacientes com deficiência física, intelectual e Transtorno do Espectro Autista.

A equipe do Centro é formada por profissionais de diferentes áreas do conhecimento que trabalham de modo interdisciplinar. Fonoaudiólogos, psicólogos, fisioterapeutas, terapeuta ocupacionais, educador físico, médicos e enfermeiras compõem o quadro.

O trabalho do CER II é orientado na certeza de que reabilitar não significa “curar a deficiência”, mas implica em um atendimento integrado que vise a independência física, emocional e social dos pacientes atendidos.

O atendimento é feito somente por meio de encaminhamento das Unidades Básicas de Saúde, onde é realizado o preenchimento de um formulário de atendimento.

Horário de funcionamento e local:

O CER II/Uniplac funciona de segunda à sexta-feira das 8h às 12h e 13h30 às 17h30 no Centro de Ciências da Saúde – CCS, endereço: Avenida Castelo Branco, nº 140, Bairro: Universitário – CEP: 88509-900, Lages – Santa Catarina.

Fone: 3251-1165.

Texto: Gabriela Sassi / Assessoria Uniplac | Foto: Fernanda Zanella / Assessoria Uniplac