Edupala: um ambiente propício para exposição de produção acadêmica científica

Durante o Congresso Internacional Conhecimentos Pertinentes para a Educação na América Latina (Edupala), que movimenta a Universidade do Planalto Catarinense (Uniplac) as discussões giram em torno da formação de formadores.

No congresso acontecem palestras, mesas de conversa, apresentações de trabalhos científicos dos mais variados temas, no que diz à formação de professores, mediadores sociais, agentes de mudança, gestores, educadores sociais e demais profissionais e pesquisadores da área da educação.

A segunda edição do Edupala se consolida como um ambiente propício para, além da troca de saberes, ser uma janela para exposição da produção acadêmica e científica dos participantes e pesquisadores.

O que comprova isso são os trabalhos apresentados durante a tarde de terça-feira (25), no Congresso. Apresentações de diversos temas pertinentes a vivencia dos indivíduos na sociedade percorreram a tarde, fomentando o conhecimento e difundindo as produções científicas.

O jornalista e professor da Uniplac, Luiz Henrique Zart, apresentou o artigo científico sobre uma revista que desenvolveu com os acadêmicos da sétima fase de jornalismo.

O artigo “Suplemento Paralelo: uma experiência acadêmica de crítica de mídia” pretende promover a prática da vigilância sob os meios de comunicação, tornando, assim, os indivíduos mais conscientes e com pensamento crítico.

Zart, além de professor e jornalista, é um pesquisador curioso da sua profissão e, para ele, apresentar o trabalho em um congresso tão importante como o Edupala é uma oportunidade de trocar experiências com outros pesquisadores, além de expor o que vem sendo praticado dentro da Universidade. “É parte da construção do conhecimento, e tanto alunos quanto professores saem ganhando com isso”, ressalta.

De onde surgiu a Revista Paralelo?

Durante parte de sua trajetória, o jornalismo é visto como meio que traz à tona informações escondidas ou mal interpretadas. Isso fez da prática um órgão de apuração e interpretação dos fatos; um veículo que visa à verdade. Mas se a mídia analisa acontecimentos do mundo, quem a questiona?

A partir de indagações como esta, a oitava fase do curso de Jornalismo da Uniplac desenvolveu a revista eletrônica “Paralelo” e com ela um artigo científico de relato de experiência.

A revista reúne matérias interpretativas de elementos e produções jornalísticas, questiona conteúdos e o papel da mídia na construção da realidade social. “Paralelo surgiu da ideia de não separar mais a teoria da prática. Os estudantes poderiam, a partir da reflexão em sala, produzir um material e criar algo diferente do habitual, com liberdade para produzir”, lembra o professor Luiz Henrique Zart.

O periódico partiu da disciplina de Gestão em Metajornalismo, que questiona as práticas dos meios de comunicação, em especial o jornalismo. O professor ressalta o fato de o público geral criticar a mídia, mas o fazer de maneira mais informal. “Já os críticos especializados e acadêmicos, o fazem de forma mais aprofundado. Por isso essa reflexão em sala importa”.

O projeto “Paralelo”

Com cinco alunos na turma, a proposta foi de dividir o suplemento em dois segmentos, nos quais cada um dos acadêmicos foi responsável por duas produções, uma concentrada nos conteúdos trabalhados nas aulas e outro a partir da escolha pessoal dos universitários. “Essa divisão acontece para estabelecermos diversos assuntos, abordar temas estudados em sala de aula e de interesse dos acadêmicos”, destaca Zart.

Uma dessas produções, “Você já foi influenciado hoje?”, do acadêmico Francisco Ramos, observa a influência da mídia na construção social e visão de mundo da população. O estudante acredita que a “Paralelo” auxilia o público a entender o processo de realização e escolha das notícias. “Assim, ajudamos nossos leitores a compreender que cada veículo tem sua linha editorial, ideologia. Por isso devemos buscar nos informar nas mais diversas fontes e não ficar reféns de um só meio.”

A revista ainda não foi lançada, mas o projeto circulará dentro do curso de Jornalismo e vai ser disponibilizado em formato online. A “Paralelo” ainda conta com o editorial escrito pelo professor Zart, além de uma entrevista com a professora e pesquisadora do Departamento de Jornalismo da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Gislene Silva, de vasto currículo no tema de crítica de mídias.

Texto: CNU/ June de Barros e Gabriela Sassi

Foto: Divulgação/Arquivo Pessoal.