Mestrado em Educação da Uniplac inicia o II Edupala na segunda-feira

O Congresso Internacional Conhecimentos Pertinentes para a Educação na América Latina (Edupala) é um evento organizado pelo corpo docente do Programa de Mestrado em Educação da Uniplac e contará com a presença de estudiosos e pesquisadores brasileiros e internacionais. O foco é “formação de formadores”

Ao longo de três dias a Uniplac sediará o II Congresso Internacional Conhecimentos Pertinentes para a Educação na América Latina, o Edupala. Este ano, o evento comemorará os 13 anos de existência do Curso de Mestrado em Educação da Universidade e terá como tema “O formador latino americano", campo ainda pouco explorado pela educação.

A “formação de formadores” inclui discussões sobre a formação de professores, mediadores sociais, agentes de mudança, gestores, educadores sociais e demais profissionais e pesquisadores da área da educação.

A ideia é promover um amplo debate sobre a formação, não mais ancorada num paradigma reducionista, mas aquela capaz de considerar os sujeitos em seus contextos, suas histórias de vida, experiências e saberes. Nesse sentido, o Edupala se abre a debates e reflexões sobre os conhecimentos pertinentes à formação de formadores, principalmente, pela possibilidade de repensar práticas pedagógicas, perspectivas compatíveis com trabalho inovador, participativo e democrático.

Histórico

Iniciado em 2016, em sua primeira edição o evento teve como norte a perspectiva teórica “descolonial e a possibilidade de compreensão do mundo a partir do local em que se vive”, valorizando a história cultural e regional. As reflexões sobre esses pressupostos potencializaram o protagonismo na pesquisa, ensino e extensão, tripé que fundamenta as ações da Uniplac.

Texto: Vitória Marques Bittencourt / Assessoria Uniplac