Artigo científico publicado trata dos resíduos sólidos

Professores dos cursos de Engenharia, em conjunto com o Mestrado em Educação da Uniplac, publicam Artigo na Revista Conexões do IFCE. O estudo analisa as percepções de moradores de Lages-SC, acerca da separação domiciliar dos resíduos sólidos e do empreendimento econômico solidário (EES) “Renascer da Cidadania” de catadores e recicladores desses resíduos.

A metodologia de investigação foi uma pesquisa de campo, realizada por meio de visitas a 66 domicílios, onde foram efetuadas entrevistas semiestruturadas para a coleta de dados. Trata-se de um estudo de caráter qualitativo e quantitativo. Para análise dos dados contemplasse os referenciais teóricos de autores que refletem sobre a percepção humana, tendo ainda por base Lei 12.305/2010 que instituiu a Política Nacional de Resíduos Sólidos.

Entre os dados coletados constata-se que para os moradores entrevistados, não existe uma separação domiciliar regular; as duas modalidades de coleta dos resíduos não os satisfaz. O “Renascer da Cidadania” é valorizado pelos moradores.

Sobre a Revista Conexões do IFCE

Conexões - Ciência e Tecnologia – é um Periódico científico multidisciplinar do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE). Além de ser uma revista reconhecida, a publicação mostra que é possível a integração entre cursos distintos para o desenvolvimento de trabalhos científicos e, também, o trabalho mostra a interação entre a pesquisa e a extensão da universidade.