18 de Abril: Dia Nacional do Livro Infantil

Celebrado no dia 18 de abril, o Dia Nacional do Livro Infantil homenageia uma das maiores vozes da literatura infantil do Brasil, o escritor Monteiro Lobato. Por isso, a data também é conhecida como o Dia de Monteiro Lobato.

José Renato Monteiro Lobato nasceu no dia 18 de abril de 1882 na cidade de Taubaté, interior de São Paulo, foi um escritor e editor pré-modernista. Considerado um dos maiores escritores brasileiros do século XX, Lobato foi precursor da literatura infantil no Brasil. Da coleção, composta por 23 volumes, a obra de maior destaque é o "Sítio do Pica Pau Amarelo”. Monteiro Lobato, que mais tarde viria a se chamar José Bento Monteiro Lobato, ainda criou a editora Monteiro Lobato, e mais tarde a Companhia Editora Nacional.

A Prof.ª Dra. Danusia Apparecida Silva, docente da Uniplac, destaca a fidelidade da obra "Sítio do Pica Pau Amarelo” com a realidade da época. “A boneca de pano realmente era um costume, o Visconde de Sabugosa, que era um boneco feito com os restos do milho, também era muito comum no interior paulista”,  diz a professora que completa: “Podemos destacar ainda o pó de pirlimpimpim, no restante do mundo sempre existe algo, fadas, monstros, aqui ele criou o pó de pirlimpimpim”.

Texto: Vitória Marques Bittencourt / Assessoria Uniplac