Uniplac Rosa

Em todo o mundo, o mês de outubro representa o período onde todas as atenções estão voltadas para a prevenção do câncer de mama. A história do Outubro Rosa surgiu em Nova York, em 1990, quando a Fundação Susan G. Komen for de Cure distribuiu laços cor-de-rosa a participantes da primeira Corrida pela Cura. Esta iniciativa ganhou o mundo e no ano de 2002, o Brasil participou pela primeira vez na cidade de São Paulo, iluminando de rosa o Monumento-mausoléu do Soldado Constitucionalista. Desde então diversas entidades ligadas á saúde, educação e cidadania dedicam este mês para despertar na população a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama.  O Curso de Graduação em Enfermagem da Uniplac é parceiro nesta luta e no mês de outubro veste-se de rosa desenvolvendo diversas ações de educação em saúde.  Neste ano estão sendo arrecadados lenços para distribuição gratuita a mulheres em fase de tratamento quimioterápico, buscando melhorar a auto-estima, pois a queda dos cabelos é um dos efeitos colaterais comuns. Outro exemplo é a Exposição de fotografias localizada no corredor de entrada do Bloco B onde acadêmicas, professoras e funcionárias exibem cartazes com frases de motivação, despertanto a importância de conhecer o proprio corpo e buscar ajuda tão logo que apareça qualquer alteração nas mamas.  As estudantes juntamente com professoras do curso também realizam consultas de enfermagem com orientações individuais sobre a realização do auto-exame de mamas e incentivam as mulheres a buscarem a equipe interdisciplinar na Atenção Básica de Saúde para a detecção precoce desta doença que se diagnosticada na fase inicial tem altos índices de cura.