Projeto de Extensão Arte na Escola

O Projeto de Extensão Arte na Escola está interligado à Rede Arte na Escola. Participam desta Rede 37 Universidades e Instituições Artísticas em todo o Brasil. Com a Uniplac, o convenio iniciou em 2003. Desde lá eu participo do projeto, mas como Coordenadora este é o quinto ano. Ele abrange todos os municípios da região serrana, com o objetivo maior de informar, premiar e incentivar professores de Arte, melhorando a qualidade em sala de aula. Participam acadêmicos e egressos dos cursos de Artes Visuais e Música. São parceiras deste Projeto a Secretaria Estadual de Educação e a Secretaria Municipal de Educação, Escolas particulares e instituições de Artes. Os encontros ocorrem uma vez por mês, qualificando os professores com os novidades surgidas no meio artístico e educacional. Os professores apresentam seus projetos, socializam suas propostas realizadas em sala de aula. Realizamos oficinas práticas, visitamos ateliês e fazemos viagens culturais. O projeto ainda premia os melhores projetos, através do Premio Arte na Escola que acontece todos os anos. Já tivemos vários projetos finalistas. Os acadêmicos que terminam sua graduação saem tranquilos, pois sabem que terão formação continuada.

Este ano o grupo estará fazendo uma viagem cultural para o Rio de Janeiro, do dia 11 ao dia 16 de outubro. Os acadêmicos juntamente com a professora Roseceli MArtinhago Vieira, visitariam os principais pontos turísticos da cidade e os Museus MAM, MAR, Centro Cultural Banco do Brasil, MAM de Niteroi,  e Em Petrópolis a Casa de Dom Pedro. Irão na viagem artistas,  acadêmicos e egressos de Artes Visuais, Design de Interiores e outras licenciaturas. Ë muito importante vivenciar e aprender in loco o que vivenciaram somente em livros. Essa viagem foi escolha dos próprios integrantes do grupo, no retorno de mais uma viagem. O grupo viaja desde o início do projeto há quatorze anos. Já estivemos em Minas Gerais - onde visitamos as cidades Históricas -, ano passado fomos para a Argentina, e todos os anos vamos as Bienais de Arte, em São Paulo e Porto Alegre.

Texto: Prof: Roseceli MArtinhago Vieira

Confira a Galeria de Fotos