Dia das crianças é comemorado na praça Joca Neves

Uma comemoração ao Dia das Crianças, foi exatamente isto que quem compareceu no sábado (7) à praça Joca Neves pode acompanhar. Para a alegria da criançada foram entregues quatro mil kits de doces, quatro mil picolés, oferecidos pela Superfrut, sorteio de brindes e distribuição de 500 bolas. A novidade deste ano foi o Projeto de Dança Ritmos, que realizou intervenções junto ao público, levando saúde, bem-estar e alegria, através dos movimentos da dança.

A programação do Criança na Praça contou com brincadeiras, orientações sobre saúde e bem-estar, canto de beleza para as mães e pintura facial para as crianças. Estes serviços foram prestados pelo SEST/SENAT em parceria com os cursos da Universidade do Planalto Catarinense (Uniplac) e secretarias municipais.

O Corpo de Bombeiros Militar preparou uma série de atividades, equipamentos de trabalho e viaturas que chamaram atenção das crianças. A Polícia Militar participa desde as primeiras edições do evento com orientações sobre segurança e divulgação do Proerd – Programa Educacional de Resistência às Drogas e Violência nas escolas.

O Grupo de Escoteiros Heliodoro Muniz desafiou as crianças com a pista de corda suspensa, que ajuda a desenvolver habilidades de força e equilíbrio. O Chefe Carlos Alberto Branco comentou que a participação no evento é um serviço comunitário, uma maneira de participar e divulgar suas ações.

“O evento Criança na Praça existe desde 1955, evento exclusivo da Rádio Clube e ocorria em data próxima ao Natal. Com a participação efetiva do Dr. Roberto Amaral, ampliou-se a organização e parcerias, mudando a data próximo ao dia das crianças.” comentou o Diretor da Rádio Clube, Celeste Basqueroti.

A festa foi ainda maior para Makeli Borges Antunes de Liz. Além do dia das crianças, ela festejou seu aniversário de 10 anos. “Eu e minha família chegamos cedo para comemorar o meu aniversário e a praça está cheia de brinquedos para todos se divertirem muito”.

Alzira Gomes Machado, de 59 anos, mãe de Nicole Vitória Gomes Machado comenta sobre a importância das crianças se divertirem. “Os outros lugares de brincadeira são caros, quer dizer, é para quem tem condições. Viabilizar um dia como esse, gratuito, é de extrema importância.”.

A Fundação Carlos Jofre do Amaral, o SCC e a Rádio Clube 98.3 FM foram os promotores da ação que contou com tendas de atividades dos parceiros: Prefeitura de Lages e Secretarias de Meio Ambiente, Saúde, Assistência Social, Educação, Assuntos Comunitários, Uniplac, entre outros.

Uniplac promove ações

Esse ano a ligas acadêmicas Lagom (Ginecologia e Obstetrícia e Mastologia) e Lahonco (Hematologia e Oncologia), em parceria com a Le Santé, clínica de tratamento oncológico, estão promovendo o Outubro Rosa. Campanha que fala da importância de fazer a mamografia, da mulher se conhecer e se tocar. “Estarmos aqui é interessante porque as crianças vêm sempre acompanhadas da mãe, avó, tia. Por isso é um espaço que permite a divulgação dessa campanha.”. Destaca a estudante de Medicina da Universidade, Giovana Rodrigues de Brito. A Coordenadora do Setor de Extensão da Uniplac, Eliege Pereira, acredita que, enquanto Universidade Comunitária, a função é aproximar os acadêmicos da comunidade para a prestação de serviços sociais.

Uniplac promove ações

Texto: Del Moura