Acadêmicos de Engenharia Mecânica fazem demonstração de karts antes de corrida

Alunos da 5ª fase de Engenharia Mecânica da Uniplac realizaram na noite da última quarta-feira (28), a demonstração do projeto de construção de quatro veículos kart. Para aprovação na disciplina de Elementos de Maquina 2, os alunos, divididos em quatro equipes, montaram os automóveis e os colocaram na estrada.

A atividade foi idealizada pelo professor da disciplina, José Wolf, com o intuito de colocar em prática o conhecimento teórico adquirido em sala de aula. “Um engenheiro mecânico necessita de conhecimento teórico, mas ao chegar na pratica ele pode ter algumas deficiências, e com o uso dos laboratórios, colocando a mão na massa, aumentamos essa realidade”, afirma.

Os alunos participaram de todos os aspectos da produção dos automóveis, desde a elaboração do projeto, até a finalização das montagens. “Depois de ter tudo desenhado no programa, nós tivemos que ir atrás de parafusos e peças para a construção do kart, tivemos sorte de ter ganhado um kart antigo e muitas peças novas para que pudéssemos colocá-lo em funcionamento”, destaca o acadêmico Guilherme Oliveira.

Mas além de todas as dificuldades da elaboração do projeto, um dos grupos teve um empecilho maior, pois a maioria dos integrantes moram em Vacaria-RS, fazendo com que além da dificuldade de construção, o deslocamento do veículo até Lages fosse outro entrave. Segundo o aluno Vinicius Rissardi, “como somos de outro estado, já tive que comprar um motor para ter nota e usar um carretão (reboque) para trazer o kart para que não tivéssemos nenhum problema com a polícia rodoviária”.

Para finalizar a atividade, os alunos farão uma corrida de demonstração entre os veículos no sábado (01). O evento vai acontecer entre às 08h e 13h no Kartódromo de Lages.

Por: Francisco Ramos e June Manfroi Barros - Jornalismo Uniplac