Uniplac e Regional de Saúde recebem prêmio InovaSUS por projeto desenvolvido

O professor Claiton Camargo, coordenador do Curso de Sistemas de Informação recebeu, juntamente da 27ª Regional de Saúde de Lages o prêmio InovaSUS, por meio de um projeto encaminhado junto à Uniplac.

Com o tema "Inova agente! a Serra precisa de educação e vigilância na educação e na integração e geoprocessamento da informação", trata-se de uma proposta de melhoria do processo de trabalho dos agentes com um suporte de sistema informatizado que mapeia geograficamente os pontos marcados por estes agentes, como por exemplo as armadilhas para o mosquito da dengue.

De acordo com o professor Claiton, o aplicativo será usado pelo agente para que ele monitore esses pontos. "Ao identificar uma possível larva na armadilha, ele pega e manda para análise, mas informa no aplicativo a suspeita e automaticamente gera um alerta, traçando a área de risco no mapa que é monitorado pela Central. Isso facilita as ações da vigilância em saúde, pois de outro lado a equipe de saúde da família pode informar que próximo daquele ponto há um paciente com sintomas da dengue. Também neste caso o sistema marca geograficamente o ponto, então é feito o geoprocessamenteo e se os raios de cada ponto se cruzarem no mapa, a equipe de vigilância pode entrar em ação antes de aguardar os resultados para a confirmação do foco da dengue, agilizando o processo de prevenção", explica.

Ao todo 20 trabalhos no país foram contemplados nesta edição do evento, que abordou diversos temas, entre eles a promoção da saúde do trabalhador do SUS, a democratização das relações de trabalho no Sistema e o combate à discriminação no local do trabalho.