Colóquio Sobre o Ensino de Artes é realizado na Uniplac

Foi realizado entre os dias 26 e 28 de abril o 12º Colóquio Sobre o Ensino de Artes “AAESC – 30 Anos de História”,  nas dependências do auditório do Centro de Ciências Jurídicas (CCJ) da Uniplac. O Colóquio sobre o Ensino de Arte foi organizado em parceria com a Uniplac, pela AAESC – Associação de Arte Educadores de Santa Catarina -, que desde 2004 caracteriza-se como em evento científico que prioriza a qualificação do Arte Educador e possibilita o compartilhamento de práticas e experiências acadêmicas e profissionais.

Foram três dias de imersão em Artes. Na abertura os palestrantes Sergio Figueiredo (Udesc), Fátima Costa de Lima (Udesc) e Consuelo Schlichta (UFPR) relataram sobre o “ENSINO DA ARTE EM SANTA CATARINA: Memória e Perspectivas para o Futuro”. Já no segundo dia, as palestrantes Sandra Abelo (Unoesc), Suzanne Mendes (Uniarp), Nanci Rosa (Uniplac) e Aurélia Honorato (Unesc) falaram sobre “O ENSINO DE ARTE EM SANTA CATARINA: Olhares Regionais”. Ocorreram 18 comunicações apresentadas principalmente pelos alunos do Mestrado e Doutorado da Udesc, representando todas as regiões do estado e três comunicações de outros estados, como Amazonas, Pará e Paraíba. Entre atividades práticas foram realizadas oficinas de pintura, fotografia, intervenção e teatro.

Para encerrar o evento, a Presidente da FAEB – Federação de Arte Educadores do Brasil – Leda Guimarães, de Goiânia, relatou sobre “O PROTAGONISMO DAS ASSOCIAÇÕES NA HISTÓRIA DO ENSINO DE ARTE NO BRASIL”.

No evento estavam cerca de 100 pessoas das universidades: Udesc, UFPR, Furb, UNC, Uniplac, Uniarp, Univali, Unoesc, Unesc, Unisul e Univille, e professores de Artes da Rede Pública e particular de Ensino de todo o estado.

A programação contou com a apresentação cultural de abertura Da Orquestra Sinfônica SOL da ALAN, sob a Coordenação do Maestro Maraca e performances durante os dois dias seguintes da Artista Contemporânea Angela Waltrick.

Confira a Galeria de Fotos